Saiba como administrar uma Clínica Veterinária

Saiba como administrar uma Clínica Veterinária

Administrar uma clínica veterinária pode não ser tão simples em especial para profissionais que cultivam grande amor pelo atendimento de saúde dos animais, mas não têm muito conhecimento sobre gestão e marketing. Contudo, mesmo que seja um mercado desafiador, é possível encontrar técnicas eficientes para aumentar a clientela e manter o negócio potencialmente lucrativo.

Confira 5 medidas certeiras para atrair mais clientes para uma clínica veterinária

Abaixo vou apresentar algumas medidas que podem fazer toda a diferença para a formação da base de clientes de uma clínica veterinária, o mais importante é se lembrar que os clientes chegam a sua companhia por algum motivo como indicação, pesquisa na internet e até pela localização, basta saber trabalhar isso.

1 – Plano de marketing

Toda e qualquer empresa, incluindo uma clínica veterinária, deve ter um plano de marketing que nada mais é do que um documento em que estão detalhadas as ações pensadas para aproximar a marca dos seus consumidores, bem como quais são as expectativas que se tem com esse modo de operar.

Comece pensando a respeito de como é a sua companhia nesse momento e como você gostaria que ela fosse daqui 3, 5 e 10 anos determinando dessa forma metas e objetivos de curto, médio e longo prazo. Considere em seguida qual é o diferencial em que a atuação da sua companhia se baseia podendo ser desde o preço mais competitivo até a qualidade. Inclua nesse planejamento ainda o quanto a localização é positiva e influi no sucesso do empreendimento.

2 – Conheça seus clientes

Saiba que o custo para atrair novos clientes pode ser até 7 vezes superior ao custo de fidelizar os clientes que já utilizam os serviços da sua clínica. Além das tradicionais fichas dos pacientes é interessante armazenar dados relativos aos clientes como, por exemplo, se eles vieram por indicação, se moram no bairro, se foram atraídos pelo preço enfim detalhes que permitam encontrar o ponto que poderá ser trabalhado para que retornem.

Oferecer um atendimento baseado em qualidade e em criar o desejo de retorno é uma forma de fazer com que esses donos de pets divulguem os serviços da sua clínica para amigos e conhecidos. A divulgação espontânea feita por quem está satisfeito com a maneira como foi atendido é a mais valiosa das propagandas – e o melhor de tudo é que sai gratuita.

3 – Utilize as redes sociais

Para que seu negócio se torne mais conhecido no mercado é interessante utilizar as redes sociais como sua aliada. Uma fanpage no Facebook em que além de promoções sejam divulgados conteúdos relevantes como dicas de cuidados com os pets contribui para que a sua marca seja difundida. O Instagram e o Twitter também podem funcionar como canais para tirar dúvidas do seu público.

Dê uma atenção especial para o relacionamento virtual estabelecido com o público que passa pelos perfis da sua clínica veterinária, não demore muito para responder as mensagens da página e nem para se posicionar diante dos comentários, sejam positivos ou negativos. No último caso não foque em provar que o internauta está errado, mas sim em lhe oferecer uma solução.

4 – Atendimento personalizado

A oferta de um atendimento personalizado para os pets que são levados a sua clínica pode ajudar a atrair mais clientes. Os animais de estimação ocupam um lugar muito especial no que diz respeito aos sentimentos de seus donos e exatamente por isso eles esperam que o local em que os pets serão atendidos tenham o seu histórico médico e conheçam todas as suas restrições.

Para os casos mais graves é interessante que seu negócio não descuide da questão afetiva oferecendo dessa forma orientação de como os donos devem proceder para evitar o agravamento da condição ou como devem se preparar para o pior, caso seja inevitável. O atendimento da sua clínica não pode deixar de considerar os sentimentos de quem a procura.

5 – Serviços adicionais

Uma das medidas que as clínicas veterinárias têm adotado para ampliar sua clientela diz respeito à oferta de serviços adicionais como, por exemplo, um espaço de hospedagem para pets como cães e gatos. Algumas pessoas sofrem quando precisam fazer uma viagem porque têm medo de deixar seus amigos de quatro patas em qualquer lugar.

Nesse ponto as clínicas se destacam porque já contam com todo um aparato para atendimento médico caso necessário. Os profissionais desse tipo de empresa também costumam ter mais afinidade e cuidado para tratar dos bichinhos que podem ter um impacto emocional por se sentirem abandonados. Considere de adicionar a sua lista de serviços hotel de cachorro ou até mesmo fornecimento de rações e mimos para pets pode impulsionar as receitas no final do mês.

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