Método 8Ps: o que significa cada P?

Método 8Ps: o que significa cada P?

O método 8Ps pode ser o ponto diferencial para que seu empreendimento se consolide em seu mercado e conquiste um lugar de destaque no imaginário dos consumidores. Com a mudança das bases do marketing com o advento e difusão do universo digital se tornou imprescindível dinamizar as técnicas de posicionamento dos produtos e serviços. Essa metodologia contribui para analisar problemas e potenciais soluções.

O que é o Método 8Ps?

O objetivo central desse método é converter o já tão usado mix de marketing em tópicos alinhados com a nova realidade permitindo encontrar soluções mais assertivas para diversas questões. A metodologia considera eventuais dificuldades que as empresas podem enfrentar em seus mercados. Funciona como um mapa orientador do caminho com mais chances de sucesso para o negócio.

Método 8Ps: o que significa cada P?

A seguir vou apresentar o significado de cada P para facilitar o entendimento.

1 – Pesquisa

Esse tópico refere-se à pesquisa e construção da imagem da persona, ou seja, um perfil mais detalhado e específico do público-alvo da sua marca. A pesquisa entra como a base para chegar a essas respostas, o empreendedor deve saber quem são as pessoas interessadas em seus produtos e/ou serviços e quais públicos podem ser conquistados.

2 – Planejamento

Nessa etapa a pesquisa já ajudou a delinear a imagem do consumidor e entender os estágios que compõem a jornada de compra. Agora é o momento de fazer a estruturação de como abordar e convencer o público a consumir aquilo que sua organização oferece. É necessário ter uma estruturação do funil de vendas e um plano para tornar o cliente um verdadeiro evangelizador de novos consumidores.

3 – Produção de conteúdo

O novo marketing se caracteriza pela necessidade de engajar a audiência tornando o público potencialmente consumidor. O conteúdo em questão pode ser produzido para blogs, canal no YouTube, e-books, imagens, redes sociais entre outros. O ideal é entender qual o canal e a linguagem mais indicados para o seu público em particular.

4 – Publicação

Consiste na etapa em que o conteúdo produzido chega de fato ao alcance do público. É importante observar a adequação de meio e linguagem para ter certeza de estar seguindo por um caminho assertivo. A qualidade é o ponto mais importante de considerar na produção de conteúdo.

5 – Promoção

O conteúdo criado deve ter qualidade para gerar interesse do público, mas ainda que seja o melhor em seu segmento precisará ser impulsionado. Promover aquilo que foi produzido é essencial para posicionar a sua companhia como referência nesse campo. Esse conteúdo deve ser útil para a audiência e não ser focado num conteúdo meramente publicitário.

6 – Propagação

A viralização de uma publicação depende em grande parte do público, mas pode ser estimulada por meio de ações focadas da companhia. Existem metodologias que permitem tornar o processo mais orgânico e inerente aos interessados.

7 – Personalização

Conforme o conteúdo for chegando ao público será possível observar o que pode ser melhor trabalhado ou alterado para uma busca mais focada de sucesso. Esse é o momento de fazer a análise de receptividade e mudança de estratégia para uma maior aceitação, personalize os conteúdos e os meios para prender a atenção do público de interesse.

8 – Precisão

É essencial ter um método coerente de análise dos dados gerados para saber o que traz resultado e o que não. Assim se torna fácil moldar novas estratégias para o futuro da sua organização. O marketing digital pode e deve se valer de metodologias analíticas para ser melhor guiado.

Como o método 8Ps pode mudar a realidade de uma empresa?

Atualmente, o marketing digital é uma realidade para companhias de diferentes tamanhos e setores. Os consumidores estão online e precisam ser conduzidos num universo repleto de possibilidades para a sua marca. A aplicação do método 8Ps permite estabelecer estratégias mais assertivas e focadas nos indivíduos realmente de interesse.

Saber identificar com mais propriedade quem é o cliente ideal da sua marca e ter um conteúdo interessante para direcionar o seu olhar é crucial para se estabelecer no mercado. Alguns empresários enfrentam momentos de dificuldade em seus segmentos porque não estão sendo vistos pelo público certo. A velha máxima de que quem não é visto não é lembrado ainda vale.

O que mudou é o lugar em que se deve ser visto, nesse caso a imensidão da internet. O público precisa ser atraído para os ambientes digitais da sua organização. Podendo escolher com simples fechar de páginas o que é relevante e o que não é, o público, está num lugar em que precisa de mais atenção. Os 8Ps podem e devem ser usados como guia de como chegar mais perto dos potenciais clientes.

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