Como funciona a Metodologia OKR?

Como funciona a Metodologia OKR?

A Metodologia OKR (Objectives and Key Results) já foi adotada por empresas de grande porte, como o Google, e tem como base a ideia de estabelecer objetivos para alcançar metas pré-definidas. Essa metodologia foi criada pela Intel Corporation, em 1998, e demonstrou ser bastante efetiva na conquista de bons resultados de mercado. O método é simples: basta responder “eu vou” (qual a sua meta) seguido de “Medido por” (entre 2 e 5 objetivos que te farão realizar a sua meta).
 

O Que é Metodologia?

 
Para que possa ficar mais claro como funciona a OKR e de que maneira aplicá-la ao dia-a-dia da sua empresa, é importante compreender o conceito de metodologia. De forma direta, metodologia é o conjunto de regras e estratégias utilizados para chegar a um objetivo. Imagine que você deseja comprar pão numa padaria que fica na rua paralela a sua, o caminho escolhido para chegar ao estabelecimento é a metodologia, enquanto que a compra dos pães é o objetivo.
 

Metodologia OKR – Estruturação de Processos Para Atingir Metas

 
A base para a aplicação da Metodologia OKR numa empresa é o estabelecimento de uma estrutura de processos bem delineada. O papel dessa metodologia é deixar claro quais são as prioridades da empresa e como elas serão realizadas, isto é, quais são os passos necessários para ter sucesso. Uma maneira muito simples de trabalhar para a conquista do sucesso.
 

A Metodologia OKR Aplicada na Prática

 
Agora que você já compreendeu o que é metodologia e viu que a OKR consiste em listar objetivos para realizar uma meta, irei te ajudar a saber como aplicá-la na prática na sua empresa.
 

Estabeleça Metas e Objetivos:

 
Como disse no começo do artigo, você deve ter bem claro o “eu vou” e o “medido por”. Por exemplo, imagine que o “eu vou” nesse caso é “vender 5% mais em três meses”. Para que isso seja possível, o “medido por” deve ser “pesquisa de mercado, vantagem competitiva e conquista de novos pontos de vendas”. Viu como é simples? Basicamente, estabelecemos o que queremos e de que maneira isso é possível.
 

Trabalhe com Ciclos Curtos:

 
A principal diferença que existe entre a Metodologia OKR e as principais metodologias em voga é o prazo. As metas estabelecidas devem ser trimestrais, apresentando desdobramentos rápidos. Os objetivos utilizados para alcançar os resultados também devem ser fáceis de mensurar no curto prazo. Exatamente por isso que essa metodologia é reconhecida por ser simples.
 

Envolva a Equipe:

 
O trabalho da sua equipe para conquistar as metas estabelecidas é fundamental para chegar a bons resultados. As metas devem ser estabelecidas de duas formas: Top-Down (de cima para baixo / da alta administração para os colaboradores) e Button-up (pelos funcionários).
 
A proporção proposta pela Metodologia OKR é de que 40% dos objetivos sejam definidos pela alta administração sem participação dos funcionários, em contrapartida de 60% dos objetivos definidos pelos colaboradores. Ainda no exemplo do aumento de vendas em 5%, teríamos 40% dos objetivos definidos pela alta administração, enquanto a equipe de colaboradores definiria os outros 60%.
 

Metas Não Devem Estar Associadas à Avaliação:

 
A sua equipe somente se sentirá motivada a estipular metas mais audaciosas se isso não estiver ligado a algum tipo de avaliação. Os colaboradores tendem a se sentir pressionados quando precisam chegar a determinados resultados para ser positivamente avaliados. Então, deixe claro que não há uma recompensa financeira ou avaliação de resultados atrelados ao cumprimento dessas metas OKR.
 
Não esqueça de criar engajamento nos colaboradores. É importante que haja algum método de comunicação, como uma intranet ou e-mail, que mantenha a equipe informada sobre novos objetivos e a realização daqueles que foram estipulados anteriormente.
 

Mensurando as Metas:

 
Embora não haja nenhum tipo de avaliação ligada aos resultados das metas estipuladas pela Metodologia OKR é importante mensurá-los. A simplicidade dessa metodologia está na fácil compreensão do alcance ou não dos resultados esperados. Para tornar mais simples essa avaliação é essencial que os seus objetivos contenham números e registros que possibilitem o acompanhamento da evolução do trabalho. Cada colaborador da sua equipe deve ter, no máximo, 5 metas com, no máximo, 4 objetivos por meta.
 

Metodologia OKR Focada nos Resultados

 
Com o passar do tempo, a utilização da Metodologia OKR ajudará a estabelecer uma cultura mais focada nos resultados. Mas, é importante entender que isso não acontece de um momento para outro, existe um tempo de adaptação em que os colaboradores começarão a compreender como se estabelece esse trabalho. A forma mais prática de trabalhar com os objetivos é uma maneira inteligente de tornar os colaboradores mais focados em conquistar metas.
 
A Metodologia OKR trabalha com a lógica de estabelecer as ações necessárias para chegar ao resultado desejado de maneira simples e sem gerar custos extras para a empresa. Sendo utilizado por grandes empresas como o Google e Intel demonstra que tem grande assertividade quando bem aplicada.