A importância do Mobile Marketing

A importância do Mobile Marketing

A Fundação Getúlio Vargas – FGV divulgou em abril deste ano a 28ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas. Nela existem dados de extrema importância para empresários e empreendedores que desejam se destacar no mercado e oferecer diferenciais competitivos a seus consumidores.
 
De forma resumida, a pesquisa informa que até o final de 2017, o nosso país terá um smartphone per capita, ou seja por habitante. Além disso, do ano passado para cá, houve um crescimento de 17% deste tipo de aparelho em uso no Brasil, o que em números corresponde a 198 milhões de celulares inteligentes, conforme denomina o estudo.
 
Para os próximos dois anos, a expectativa é de que este número aumente 236 milhões, um crescimento de 19% em comparação ao período em que a pesquisa foi realizada. Informações como estas nos mostram que o comportamento do consumidor está em constante processo de mudança, ou seja, o que antes era consumido somente na frente do computador, agora está se tornando cada vez mais acessível, já que basta um toque na palma da mão para as pessoas adquirirem, desde um ingresso de cinema, até um automóvel popular.
 
Diante de situações como estas, é imprescindível elaborar estratégias eficientes, utilizando o mobile marketing, para estar em contato com o seu público-alvo, oferecendo-lhe de forma personalizada, próxima e direta, justamente aquilo que ele deseja consumir.
 
Acompanhe-me nesta leitura e entenda como funciona o mobile marketing e de que forma ele pode lhe ajudar.
 

Mobile Marketing – transformando a maneira de se relacionar com o cliente

 
Levando em consideração os dados acima, as pessoas estão se comunicando umas com as outras de forma muito mais rápida do que há alguns anos era possível imaginar. Hoje, os relacionamentos, entre familiares, amigos e os amorosos também, têm grandes aliados tecnológicos, como os diversos aplicativos de mensagens que conhecemos bem, que ajudam a manter o contato entre os indivíduos de maneira instantânea.
 
Em meio a este contexto, as marcas estão se utilizando destes artifícios, como aplicativos, mensagens sms, entre outros mecanismos, para se aproximar e construir um relacionamento saudável e duradouro com seus consumidores e com os potenciais clientes. É disso que se trata o mobile marketing, ou seja, são estratégias de marketing, colocadas em prática por meio dos dispositivos móveis, sejam eles smartphones ou tablets, para interagir, se relacionar ou influenciar o processo de compra de seu público-alvo.
 

Como aplicar na prática?

 
Percebe-se que a tecnologia é também uma grande aliada das marcas, tornando possível que haja uma proximidade maior entre os consumidores e suas marcas preferidas. Mas você deve estar se perguntando: Marcus, como eu posso trazer as estratégias do mobile marketing para a realidade da minha empresa? Confira a resposta, a seguir:
 

SMS Marketing

 
Uma das maneiras mais utilizadas por grande parte das empresas, o sms marketing é aquela mensagem de texto enviada ao cliente, que pode ter diversas finalidades, entre elas a de encaminhar informações sobre a empresa e suas promoções; para enviar lembretes de débitos em aberto; como está o andamento do pedido realizado em determinada loja online, e assim por diante.
 
Trata-se de um artifício bastante utilizado pelas organizações, pois tem uma taxa de conversão elevada, chegando até a 98% de abertura por parte dos clientes. Porém, é importante tomar cuidado para não se tornar invasivo, pois ao invés de agradar e se aproximar do consumidor, você pode acabar incomodando-o o que irá afastá-lo do seu negócio.
 

Sites responsivos

 
Hoje em dia quem não tem um site responsivo, com certeza está perdendo muitas oportunidades de negócio no mercado. Com o número cada vez mais elevado de consumidores com smartphones e tablets nas mãos, oferecer-lhes uma alternativa para acessar o conteúdo online de sua empresa, sem que este perca a qualidade no momento de ser apresentado nos dispositivos móveis, é fundamental para que sua estratégia de mobile marketing seja bem executada.
 
Além do mais, para que se tenha um bom posicionamento nas buscas do Google, é requisito indispensável que o site de sua empresa seja responsivo. Isto vai lhe trazer bons resultados, não só neste sentido, mas em suas estratégias de marketing digital como um todo.
 

WhatsApp Marketing

 
Um dos aplicativos de troca de mensagens instantâneas mais populares em nosso país, o WhatsApp tem ganhado cada vez mais espaço nas estratégias de mobile marketing dos mais diversos tipos de empresas. Existem diversas organizações que enxergam no app uma forma de estarem mais próximas de seus públicos, principalmente na hora de oferecer produtos e serviços, já que trata-se de uma nova alternativa para apresentar características do que se está oferecendo, bem como os detalhes da empresa e da marca, demonstrando assim a credibilidade que o cliente espera na hora de se decidir pela compra.
 
Além disso, o WhatsApp pode se tornar um app marketing, servindo também como SAC, no sentido de tirar dúvidas, receber sugestões, reclamações, fazer pedidos, entre outras atividades.
 
Além destas, existem diversas outras possibilidades para que você coloque em prática a sua estratégia de mobile marketing. Basta prestar atenção na forma como o seu cliente se comporta, se ele aceita este tipo de contato, para que assim, seja possível construir um relacionamento saudável e duradouro com ele.
 
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