Torne a sua empresa inovadora e saia na frente da concorrência

Torne a sua empresa inovadora e saia na frente da concorrência

Num momento tão competitivo da economia, é essencial focar em negócios inovadores, pois a longo prazo são eles que se manterão entre as escolhas de consumidores cada vez mais exigentes. Além da questão da concorrência acirrada, devemos considerar que somente empresas com visão inovadora estão preparadas para as guinadas repentinas em seus setores. Mas, afinal como ter uma companhia com perfil inovador?

Artigos sobre pequenas e médias empresas você encontra acessando o meu canal. Inscreva-se!

Negócios Inovadores – Mudanças Que Criam Valores

O primeiro ponto que deve ser esclarecido diz respeito a conceituação do que é uma ideia empresarial inovadora. De forma resumida digo que se trata de uma ou mais mudanças que criam valores perceptíveis para organização e seu entorno. Sabe aquele negócio que quando chega ao mercado desperta nas pessoas ‘como não pensei nisso antes?’. Não basta surpreender, é necessário que a mudança possuam valor em si mesma.

A inovação pode surgir já no início da jornada da empresa no mercado ou então representar uma mudança de sua atuação no mercado. A inovação não precisa estar necessariamente ligada a produção de bens e serviços, ela pode se concentrar no setor de recursos humanos, no financeiro entre outros. O único fator relevante é que essa inovação represente algo positivo para os públicos da sua organização.

Como Tornar a Sua Empresa Mais Inovadora?

A seguir listei alguns tópicos que irão te ajudar a ter um negócio mais inovador.

1 – Acredite na sua ideia

Se você tem uma ideia que parece completamente inovadora e tem dados para se apoiar que indicam que ela tem chance de prosperar no mercado acredite. Convencer investidores que não tem a mesma paixão a embarcar nessa viagem pode ser mais difícil, contudo, você deve se manter firme. Imagine que empreendedores que mudaram a lógica do mercado como o fundador da Netflix enfrentaram alguma resistência.

2 – Tenha uma estratégia bem estruturada

Tanto para a gestão da companhia como para conseguir que mais pessoas acreditem na sua ideia é fundamental ter uma estratégia bem estruturada. Os passos devem estar claramente definidos, pois uma vez que a organização está no mercado precisa assumir um posicionamento e ter firmeza em suas ações. Além disso, por mais incrível que seja uma ideia ela não se mantém somente pela sua criatividade precisa de uma base sólida.

3 – Crie uma cultura inovadora

A manutenção da inovação no negócio é tão importante quanto ter a primeira grande ideia, por isso ressalto o quanto é relevante desenvolver uma cultura de inovação dentre os seus funcionários. Isso significa ter uma estrutura em que todos possam dar a sua opinião e acrescentem aos debates de diferentes temas novas ideias. É a contribuição de todo mundo que permite ter uma visão mais criativa do mercado.

4 – Sistema de recompensas

Para que a cultura inovadora se desenvolva dentro do seu negócio é importante estabelecer que as melhores ideias serão recompensadas. Ter um histórico de bonificações para que colaboradores que contribuíram com ideias diferenciadas é uma maneira prática de incentivar que mais pessoas queiram contribuir. Os funcionários precisam se sentir estimulados a dar o seu melhor, afinal por mais que gostem da companhia devemos lembrar que o dono é o empreendedor.

5 – Pergunte aos seus consumidores

Negócios inovadores se diferenciam dos demais por estarem alinhados com os desejos dos consumidores. Para que isso seja possível é essencial ouvir o que os consumidores têm a dizer tanto a respeito da qualidade do atendimento, dos produtos/serviços como quais são as suas aspirações para o futuro. Você poderá perguntar aos seus consumidores através de pesquisas, deixando canais abertos enfim demonstrando que a sua companhia quer conhecer a opinião deles.

6 – Estudo de mercado

Faz parte do estudo de mercado fazer pesquisas de opinião com os consumidores, no entanto, vai muito mais além disso. Para que um negócio que começou inovando se mantenha numa posição confortável no mercado precisa ficar atento as alterações tecnológicas do seu setor assim como as tendências mundiais. Acompanhar noticiários, se manter bem informado e estar a par de mudanças iminentes é essencial.

7 – Atitude inovadora

Os gestores também podem e devem olhar com mais carinho para os seus negócios, isto é, devem desenvolver em si mesmos uma atitude que seja inovadora. Mais do que trabalhar muitas horas por dia é fundamental se entregar de corpo e alma para o empreendimento. Não se sinta batendo o cartão ou simplesmente cumprindo suas funções tenha em mente que está construindo algo especial que fará a diferença no mercado.

A Inovação nos Tempos Modernos

Hoje em dia as inovações podem ter qualquer porte, até pequenas ideias são capazes de alterar o curso do mercado. Sendo assim, esteja pronto para focar em todos os detalhes quando estiver pensando em como ter o sonho do empreendimento inovador em pé. Anote as suas ideias e pense de que maneira elas podem impactar o mercado.

Gostou das dicas do que torna empresas verdadeiros negócios inovadores? Então deixe seus comentários!

Saiba mais sobre como transformas sua empresa em algo inovador. Veja os assuntos relacionados no meu canal. Inscreva-se!