A importância do Networking para sua empresa

A importância do Networking para sua empresa

Um negócio, para se manter ativo no mercado, precisa criar uma rede de relacionamentos de qualidade, que lhe dê suporte para seguir em frente e prosperar. Com a sua empresa não será diferente. Você precisará investir em conhecer novas pessoas (e as pessoas certas), para que estas encontrem o que precisam no que você oferece. É dessa maneira que se criam diversas oportunidades de negócio e, é por isso que o networking tem sempre tanta importância para os mais diversos tipos de organizações, dos mais variados segmentos existentes.
 
Mas é preciso ter atenção neste processo, pois uma rede de contatos não pode ser construída apenas para aumentar o número de pessoas que você conhece, pois de nada adianta conhecer muitos profissionais, empresários e empreendedores, se estes não trazem consigo a possibilidade de gerar bons negócios para você enquanto líder e para a sua empresa como um todo. Diante deste cenário, é importante lembrar, que tudo deve ser feito com respeito e ética, sem interesses escusos por trás, já que a única intenção do networking é gerar colaboração mútua, onde todos saiam ganhando e possam se ajudar a alcançar os objetivos planejados por cada um.
 
A seguir, vamos entender um pouco mais como funciona o networking e de que maneira ele pode beneficiar a sua empresa.
 

O que é Networking?

 
Trata-se da habilidade de criar uma rede de relacionamentos eficiente com outras pessoas, que tem o objetivo de gerar desenvolvimento mútuo. O intuito do networking é estabelecer contato com outros profissionais, empresários e empreendedores capazes de compartilhar conhecimentos, aprendizados, experiências, bem como o de proporcionar o crescimento de todas as partes envolvidas neste processo.
 
É algo geralmente associado ao universo empresarial e reconhecido como uma possibilidade de conseguir ganhos e benefícios, através das conexões estabelecidas com pessoas que tenham interesses em comum umas com as outras. Mas é importante enfatizar, que não se trata de se aproveitar de alguém para conseguir, única e exclusivamente, obter vantagens sobre ele. Pelo contrário. O intuito do networking é, como eu disse antes, gerar uma conexão colaborativa, onde você possa ajudar as pessoas ao seu redor e o outro possa lhe apoiar no alcance do que você e sua empresa precisam para se desenvolverem, seja uma nova oportunidade de negócio ou aprender um novo conceito que antes era desconhecido para você aplicar em seu contexto empresarial.
 

Como fazer?

 
Não posso dizer que é algo fácil ou difícil de fazer, pois isso depende de cada indivíduo, já que, para algumas pessoas, se comunicar com outras pode ser um grande sacrifício, e para outras, é um imenso prazer. Mas, independente de qualquer coisa, o networking é primordial, principalmente nesta era tecnológica em que vivemos; para quem deseja ter sucesso, tanto de forma individual, quanto no ambiente empresarial.
 
Veja quais atitudes você deve ter, para estabelecer conexões genuínas com as pessoas e assim fazer com que a sua empresa cresça.
 

Qualidade importa mais

 
Aqui, assim como em muitos outros casos na vida e no universo corporativo, o que vale mais é a qualidade e não a quantidade de pessoas com as quais você gera um relacionamento. Como eu enfatizei no começo do texto, você pode ter vários números e e-mails em sua agenda, mas se não troca experiências com estas pessoas e não gera oportunidades para ambas se desenvolverem mutuamente, não adianta, pois a falta de ação e foco não gera bons resultados.
 

Permita-se conhecer novas pessoas

 
Nada de ir a eventos, cursos, treinamentos e ficar grudado em pessoas que você já conhece. Estas podem e vão sim continuar contribuindo com o seu crescimento enquanto indivíduo e empreendedor. No entanto, permitir-se conhecer outros empreendedores, independentemente da área em que atuem, vai lhe trazer grandes aprendizados, que talvez você nem imaginasse que ainda pudesse ter.
 

Dê espaço para o outro falar

 
Seja lá onde você estiver, quando conhecer alguém, ou mesmo que seja uma pessoa que você já conhece há muito tempo, não monopolize a conversa como se estivesse em um monólogo, pois não existe nada mais chato do que conversar com um indivíduo que acha que é o centro das atenções. Deixe o outro falar, se manifestar, e lhe dê a oportunidade de lhe ensinar algo que você talvez ainda não tenha conhecimento e que possa agregar valor ao seu negócio.
 

Demonstre interesse genuíno

 
Assim como é importante deixar o outro se manifestar, é essencial mostrar que você tem interesse por ele e pelo o que ele está lhe falando, pois assim, você demonstra que realmente deseja, não só crescer através do que esta pessoa tem a lhe ensinar, como também mostra que está ali diante dela, para contribuir com o seu desenvolvimento e de sua empresa.
 

Mantenha o contato

 
Após a troca de cartões, vez ou outra, lembre-se sempre de se manter ativo em sua rede de relacionamentos, ou seja, entre em contato, marque reuniões para troca de experiências, troque mensagens com artigos do interesse de ambas as partes e assim por diante. Dessa maneira, você faz com que as pessoas com as quais você fez networking lembrem-se de você e da sua empresa, caso surja uma nova oportunidade de negócio.
 

Esteja sempre disposto a ajudar

 
Anote aí: você não é o único que deseja se desenvolver e abrir novos caminhos para a sua empresa desbravar. Todas as pessoas que estão em sua rede de contatos, almejam o mesmo e até mais do que isso. Sendo assim, esteja sempre disposto a ajudar e, nunca, jamais, vire as costas para quem quer que seja, pois a qualquer momento, o jogo pode virar e será você quem vai precisar da ajuda dos outros para o seu negócio prosperar.
 

Deixe a timidez de lado

 
Este é um ponto importantíssimo e que merece toda atenção. Quem quer ter crescimento, não só enquanto empreendedor e empresário, mas também na carreira, precisa perder a timidez, “dar a cara a tapa” e arriscar, pois o mundo dos negócios não dá espaço àqueles que ficam se escondendo entre dentro de um escritório, com medo de estar em contato com outras pessoas. Lembre-se – “Quem não é visto não é lembrado”. Por isso, é fundamental que você deixe a vergonha de lado e converse com os outros, exponha suas ideias, opiniões e sugestões, sem medo de críticas, já que estas são formas excelentes de você aplicar melhorias em sua empresa.
 
Os benefícios que a sua empresa pode ter através do estabelecimento de um bom networking, são incontáveis. Basta que você tenha coragem para sair da toca e começar a se relacionar com pessoas chave, que têm potencial para gerar bons resultados para os seus negócios e também para você mesmo. Invista na autoconfiança e comece agora mesmo a fazer um networking eficiente.
 
Agora que você já sabe o que é networking e como fazê-lo, que tal compartilhar em suas redes sociais este novo conhecimento com seus amigos? Tenho certeza que eles vão gostar.