Você sabe o que significa Nicho de Mercado?

Você sabe o que significa Nicho de Mercado?

Muito se fala a respeito da importância de as empresas definirem qual é o seu nicho de mercado. Você sabe o que isso significa? Continue acompanhando este artigo e veja dicas valiosas que podem mudar o rumo, para melhor, do seu negócio.
 

O Que é Nicho de Mercado?

 
Um nicho é uma parte focada e segmentada do mercado. Você fornece um produto ou serviço que se concentra nas necessidades de um grupo específico de clientes.
 

Exemplo:

 
Você tem uma autoescola e oferece aulas de direção para pessoas que querem tirar sua CNH – esse é o seu público-alvo.
 
Você tem uma autoescola e oferece aulas para pessoas que têm medo de dirigir com uma abordagem específica para elas – esse é o seu nicho.
 
Um nicho de mercado é a combinação do seu público-alvo com um produto ou serviço específico.
 

Por Que é Importante Encontrar um Nicho de Mercado?

 
Para não ser apenas mais um: Quando você encontra seu nicho e se dedica a oferecer o melhor para ele, deixa de ser apenas mais um e passa a ser a primeira opção do consumidor. Você poderá desenvolver produtos ou serviços especificamente para esse grupo, com base no seu conhecimento cada vez mais profundo sobre o comportamento dele.
 
Maior facilidade para se tornar um especialista: Se você tem uma loja específica para gestantes e passa a oferecer uma linha com roupas de gestantes para executivas grávidas, passará a ser reconhecido por isso. Sempre que uma gestante precisar de uma roupa mais formal, irá se lembrar da sua marca e, claro, é lá que ela irá comprar.
 
Para ter menos concorrência: Quando você foca o seu negócio em um nicho, as chances de ter um concorrente próximo que faça o mesmo se tornam reduzidas. Ainda sobre o exemplo anterior, loja de roupas para gestantes existem muitas, mas com foco em mulheres executivas provavelmente só terá você.
 
Marketing mais assertivo: Por saber exatamente que tipo de consumidor você deseja atrair, traçar estratégias de marketing se torna muito mais simples. Pessoas com interesses semelhantes se comportam e são atraídas por coisas semelhantes. Além disso, é comum que elas divulguem, espontaneamente, esse tipo de empresa para amigos e familiares.
 
Maiores chances de fidelização: Quando um nicho de consumidores encontra uma empresa que oferece exatamente o que eles precisam, as chances de eles voltarem e se tornarem clientes fiéis aumentam significativamente.
 

Dicas Para Encontrar Seu Nicho

 
Procure por segmentos de mercado ignorados: Pense na sua área de atuação e analise se há algum subgrupo de clientes que possa ter dificuldade de encontrar produtos ou serviços que os atenda. Se você já tem uma empresa, dê uma olhada em seu banco de dados de contatos para ver se consegue encontrar pontos comuns. Se você ainda não tem uma base de clientes, faça pesquisas com seu público-alvo para ver se há algum grupo que não esteja sendo atendido.
 
Limite o seu foco: Você não pode fazer negócios com todos. Dê uma olhada no seu produto ou serviço e responda a seguinte pergunta: Quem é o meu público-alvo e que problemas meu produto/serviço resolve? Uma vez que você encontrou a resposta, comece a estreitar o seu foco e a trabalhar em cima dele.
 
Faça testes: Agora que você encontrou o seu nicho, é hora de testar esse segmento de mercado. Dê ao seu público-alvo a oportunidade de experimentar o seu produto, como, por exemplo, oferecendo um teste gratuito. É melhor testar o mercado e obter feedback dos consumidores do que liberar prematuramente sua oferta sem nenhuma garantia de sucesso.
 

Exemplos de Nicho de Mercado

 
Confira abaixo alguns exemplos de nichos que podem ser encontrados dentro de segmentos que são bastante amplos.
 
Ramo Alimentício: Alimentos sem glúten ou sem lactose para celíacos e intolerantes, vegetais e legumes higienizados, em pequenas porções, para pessoas que moram sozinhas, comidas congeladas naturais e saudáveis para crianças.
 
Educação: Aulas particulares personalizadas para crianças com déficit de atenção, cursos voltados para pessoas com deficiências, cursos diversos online para quem tem pouco tempo livre.
 
Moda e Beleza: Serviços de beleza a domicílio, loja de roupas que envia as peças para suas clientes experimentarem em casa, produtos de beleza para um tipo específico de pele ou cabelo.
 

A Principal Dúvida Sobre Nichos de Mercado

 
A principal dúvida que passa na cabeça dos empreendedores quando o assunto é nicho de mercado é: Se eu me concentrar em apenas um pequeno grupo de pessoas, não vou perder o restante? A resposta é que tentar agradar a um grupo muito grande de consumidores requer muito tempo, dinheiro e energia.
 
Além disso, ter produtos ou serviços com características que tentam ser amplas demais pode acabar fazendo com que sua empresa não seja tão atraente quando outra que é mais focada num determinado segmento.
 
Claro que para dedicar todo o seu trabalho para um nicho específico é importante ter muita certeza de que vale ou não a pena.Para isso, realizar pesquisas de mercado é fundamental para verificar o retorno que esta ação pode trazer para o seu negócio.
 
E como é a sua empresa hoje – ela atende a um nicho de mercado específico? O que você pensa respeito do assunto? Conte-me nos comentários e aproveite e compartilhe este interessante artigo em suas redes sociais.