Conheça as Principais Vantagens do Nomadismo Digital.

Conheça as Principais Vantagens do Nomadismo Digital.

O modelo de trabalho conhecido como nomadismo digital tem se tornado uma alternativa concreta para quem deseja ter uma carreira bem-sucedida sem abrir mão de conhecer o mundo ou simplesmente poder fazer os seus horários. Vivemos uma época em que a qualidade de vida e desenvolvimento de projetos pessoais se tornaram mais valorizados contribuindo para que os indivíduos busquem alternativas profissionais que lhes dê satisfação pessoal também.

O Que é Nomadismo Digital?

A internet possibilitou que muitas atividades sejam realizadas à distância e sem a necessidade da presença fixa num escritório. Foi assim que nasceu a figura do nômade digital, um profissional que pode realizar as suas tarefas de qualquer lugar do mundo. Uma vez que o trabalho não precisa ser feito num lugar fixo é possível desenvolvê-lo a beira de uma piscina em Miami ou observando um vinhedo chileno.

Quem Pode Se Tornar um Nômade Digital?

A escolha por empreender sem um endereço fixo é uma alternativa possível para quem desenvolve atividades com foco digital e que não demandam presença física num determinado local. Uma companhia de desenvolvimento de soluções de marketing digital, por exemplo, pode ser gerenciada de diferentes pontos do mundo.

Vale ressaltar que algumas pessoas aproveitam o fato de não precisar de um endereço físico para a organização somente para poder trabalhar de casa. O nomadismo pode ser uma solução também para quem deseja ter uma rotina de horáveis mais flexível. Decidir em que momento do dia vai realizar as suas tarefas pode fazer toda a diferença para a sua qualidade de vida.

Conheça as Principais Vantagens do Nomadismo Digital

A seguir, elenquei as principais vantagens de ser um empreendedor que segue o modelo de nomadismo digital.

1 – Rotina de horários flexível

Que tal caminhar pela praia às 16h de uma quarta-feira ou começar o expediente apenas às 11 horas da manhã numa segunda? Essas são escolhas que o nômade digital pode fazer a partir do momento que não precisa seguir o rigor de horários de uma empresa convencional. A liberdade de horários é algo extremamente valorizado atualmente.

2 – Uma vida muito mais rica em cultura

O modelo de trabalho convencional, com horário de entrada e saída num escritório, não permite ampliar os horizontes culturais como poder viajar realizando suas atividades ou simplesmente decidir trabalhar no café da esquina de casa. Saber que um dia será diferente do outro e ter contato com pessoas variadas é o que torna a vida do nômade digital muito mais rica culturalmente.

3 – Possibilidade de viajar mais

Durante décadas as viagens foram entendidas como luxos que somente aqueles com mais recursos poderiam ter. Contudo, hoje em dia com programas de milhas e opções mais baratas de hospedagem é possível se manter razoavelmente bem em diferentes destinos, gastando o equivalente ao aluguel de um apartamento na sua cidade. Dependendo da atividade realizada pelo empreendedor tudo o que ele precisa é de um notebook que cabe numa mochila.

4 – Inspiração para melhorar o seu negócio ou criar novos empreendimentos

Poder sair do ambiente tradicional de trabalho é uma forma de estar exposto a uma série de novos caminhos para o seu empreendimento. Para quem busca inspiração nada melhor do que ser um nômade digital. Em suas viagens ou simplesmente em suas incursões a praia ás quartas-feiras é possível ter ideias fantásticas para novos negócios.

5 – Mais qualidade de vida pessoal

A vida pessoal é deixada de lado por muitas pessoas que estão focadas em suas carreiras com a expectativa de ter dinheiro para no futuro realizar viagens. Mas, por que esperar para viver depois se você pode realizar tudo agora? Poder viajar enquanto trabalha ou ter mais tempo para dedicar a família certamente causa um impacto muito positivo também para seu crescimento profissional.

Conheça as Principais Desvantagens do Nomadismo Digital

Como tudo na vida ser nômade digital também pode ter algumas desvantagens, confira abaixo.

1 – Trabalho ainda é trabalho

Trabalhar numa bela praia do nordeste brasileiro com certeza é melhor do que trabalhar num escritório, mas não deixa de ser uma obrigação. Observar pessoas ao seu redor se divertindo sem compromisso, porque estão de férias, enquanto você está desenvolvendo algum projeto pode ser frustrante.

2 – O tempo todo conectado

Muitos empreendedores que seguem o modelo do nomadismo digital precisam se adaptar ao fato de se manter conectados praticamente 24 horas por dia. Responder e-mails em horários nada convencionais pode se tornar uma rotina.

3 – Trabalhar com pessoas que seguem o horário comercial

O fato de você ter um horário diferenciado para trabalhar não significa que seus clientes tenham que entender e dessa forma você sempre terá que se adaptar ao horário comercial dos outros. Para quem viaja o mundo enquanto empreende há a dificuldade de fuso horário também.

4 – Disciplina

Os nômades digitais precisam ter muita disciplina para que sua produtividade não caia durante as suas viagens. Quando você estabelece seus próprios horários é muito fácil se perder no relógio. A dica é ter uma rotina bem estruturada mesmo enquanto se desloca por diferentes destinos.

O que você achou do modelo de nomadismo digital? Deixe seus comentários abaixo!