O que é o marketing invisível?

O que é o marketing invisível?

O marketing invisível é uma das ferramentas que tem se mostrado mais úteis para o futuro do marketing num contexto em que os consumidores estão cada vez mais digitais. Atualmente, a televisão perdeu o status de principal meio de comunicação para a internet, a conectividade que está na palma das nossas mãos através de nossos smartphones criou a necessidade de um novo tipo de propaganda, aquela que não está evidente.

O Que é Marketing Invisível?

Num momento em que o público pode simplesmente pular os anúncios que antecedem vídeos ou escolher assistir séries, filmes e até novelas em serviços de streaming sem intervalo comercial se mostra premente desenvolver outros métodos de comunicação, nesse caso o marketing invisível que também pode ser chamado de marketing oculto.

De maneira geral se trata de uma forma de comunicar a ideia a respeito de produtos e marcas sem deixar isso evidente. A base dessa nova maneira de fazer marketing está em utilizar ações discretas para a divulgação de produtos ou serviços. Embora haja divulgação não há um anúncio formal.

Um exemplo para tornar o conceito mais palpável é o envio de produtos para influenciadores que testam e contam para seu público o que acharam. Com o advento dos stories do Instagram essa técnica de marketing invisível se tornou mais dinâmica e rápida, não precisa nem esperar o tempo de gravar, editar e postar um vídeo.

Dicas de Como Fazer Marketing Invisível

Para quem se interessou pelo potencial do marketing oculto como ferramenta de comunicação para sua marca, produtos ou serviços listei algumas formas de empregar essa técnica de divulgação.

– Conteúdo de qualidade

Nos últimos anos, empresas de vários segmentos vêm apostando na produção e difusão de conteúdo para resolver as demandas do seu público. Uma das técnicas de marketing invisível que mais oferece retorno, saiba que boa parte dos potenciais consumidores da sua marca nem imaginam que ela pode resolver seus problemas pelo simples fato que não sabem que têm esses problemas.

Dessa forma a dica é ter um espaço em que se possa compartilhar conteúdos que respondam as principais perguntas a respeito do segmento em que sua marca está inserida. Inicialmente, o público vê nessas páginas um espaço de compartilhamento de informações, aos poucos passará pela construção de um relacionamento que poderá culminar na conversão, ou seja, na compra. Repare que não se trata de anunciar e sim de oferecer uma base para que o cliente construa uma imagem.

– Interações em grupos de perguntas e respostas online

Para muitas pessoas, quando se tem uma dúvida a solução é acessar um fórum de perguntas e respostas para se inteirar de um determinado assunto. A sua marca pode aproveitar esses espaços para fazer uma divulgação de marketing invisível, para isso é interessante contar com parceiros ou mesmo criar perfis que sejam confiáveis e tenham respostas pertinentes para os usuários dos fóruns.

O perfil em questão deve oferecer respostas que realmente contribuam para a solução da questão que levou o internauta para a página. Nessa resposta pertinente é interessante acrescentar links que levem para conteúdos dentro do blog ou site da sua empresa. Ao fazer isso os leitores que têm interesse na resposta serão direcionados para a sua página sem entender isso como uma propaganda.

– Parcerias em posts nas redes sociais

Como já mencionei a sua marca pode enviar como presente seus produtos para influenciadores, nesse caso não se trata de uma parceria paga, pois não se está contratando aquele indivíduo para falar dos itens. A ideia é criar postagens espontâneas nas redes sociais de pessoas que têm influência junto ao público consumidor.

Obviamente, também é possível fechar parcerias com os influencers, mas nesse caso, além de ser obrigatório sinalizar que é uma publicidade, tem a questão de agir com ética. O público não é bobo e percebe com facilidade anúncios que estão tentando ser camuflados.

– Campanhas virais

Também pode funcionar bem a criação de campanhas virais em que se estabelece um símbolo, um gesto, uma hashtag enfim algum tipo de marcador que não esteja diretamente se referindo aos produtos, mas que faça esse link. Para ficar mais claro vou exemplificar com um case real, na Copa do Mundo de 2010 o jogador da seleção brasileira, Luis Fabiano, durante a comemoração de um gol bateu com o punho fechado sobre o peito.

O gesto poderia ser justificado como sendo uma demonstração de patriotismo, mas na verdade era uma ação de marketing invisível haja vista que esse gesto nada mais era do que uma repetição do que ele já fazia no comercial da cerveja Brahma. É uma forma de fazer uma campanha de divulgação que fica no subconsciente do público. Muitas vezes não é necessário dizer uma única palavra para conseguir a divulgação da sua marca.

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Créditos da Imagem: Por Gearstd – ID da foto stock livre de direitos: 532312723