Entenda mais sobre Dumping

Entenda mais sobre Dumping

Você sabe o que é dumping e por que essa é uma prática comercial entendida como desleal? Oferecer mercadorias por preços abaixo de mercado, para outros países, visando eliminar os concorrentes internos é uma atitude bastante prejudicial para o comércio como um todo. Ações antidumping estão sendo tomadas em todo o mundo tentando reduzir o impacto negativo desse mecanismo.

Entenda o que é dumping

O termo dumping faz parte do vocabulário do comércio internacional de mercadorias e é reconhecida como uma prática bastante desleal com os concorrentes. O dumping acontece quando uma ou mais companhias exportam seus produtos para outros países com um valor muito mais baixo do aquele praticado pelos fabricantes internos. A meta dessa prática consiste em conquistar maior participação no mercado e iniciar um processo de eliminação da concorrência interna.

Para nosso país é considerado dumping quando uma organização exporta mercadorias cobrando um preço inferior ao praticado dentro do seu território. Basicamente a empresa A oferece seus produtos por preço menor daquele de venda para o país B. Os fabricantes do país B não conseguem manter uma competição com A e em algum momento simplesmente fecham as portas. É uma ação para quebrar a concorrência.

A palavra dumping

A palavra inglesa dumping vem de dump que pode ser traduzida como esvaziar ou despejar. No contexto do comércio internacional assume o significado de eliminar a concorrência pela prática de preços impossíveis de cobrir por estarem abaixo do custo.

Ações antidumping

Trabalhar com preços diferenciados é considerado como uma atitude mercadológica desleal e visando evitar suas consequências bastante sérias a médio e longo prazo o governo brasileiro possui algumas medidas antidumping. Uma das ações mais pertinentes é o uso de alíquotas específicas para itens sobre os quais recai a prática de dumping.

Essas alíquotas são fixadas em dólares dos Estados Unidos e posteriormente convertidas em reais. Também há carga tributária maior em relação produtos específicos e incentivos fiscais para as indústrias nacionais de alguns segmentos. O objetivo é tornar o mercado mais favorável para os produtores locais e menos aberto para a prática de dumping.

Compensação

As empresas que usam a estratégia de dumping para eliminar a concorrência interna sabem que a longo prazo poderão comercializar os seus produtos por preços bem mais elevados recuperando tudo o que perderam inicialmente. Trata-se de uma prática que demanda investimento para que se possa introduzir as mercadorias da companhia num determinado mercado por um preço abaixo do custo.

Quando não existe mais concorrência fica mais fácil cobrar o preço que quiser dos consumidores. Para quem compra o dumping também não é vantajoso, pois sem uma concorrência interna estruturada não será fácil garantir um preço justo ao longo do tempo.

Importações da China

A globalização possibilitou um contato mais profícuo entre as nações e facilitou o processo de comércio internacional. Um dos pontos de maior preocupação a respeito da prática de dumping diz respeito às importações de produtos chineses, em particular eletrônicos e brinquedos. A China produz em grande quantidade e com preços ridiculamente baixos. Não é de se estranhar que muitos dos seus produtos tenham se tornado parte integrante da vida dos brasileiros.

Essa assimilação dos produtos chineses a preços muito mais baixos causou um impacto bastante negativo na indústria nacional. Devido a isso é fundamental que o governo brasileiro adote medidas mais rigorosas para permitir esse tipo de importação. Além de criar regras mais rígidas para a entrada dessas mercadorias em território nacional é importante que haja um processo de tributação desestimule a exportação nesse mecanismo de dumping.

O que é o dumping social?

Ao falar a respeito da prática de dumping não posso deixar de citar também o dumping social. Entende-se como essa prática a ação de organizações que deslocam a sua estrutura produtiva de um país para outro visando reduzir custos com a contratação de mão-de-obra mais barata e sem os devidos direitos trabalhistas. Pagando menos pela produção fica mais fácil conseguir posicionar os seus produtos com maior competitividade de preço no mercado.

O que é dumping ambiental?

Outra modalidade de dumping que se mostra bastante prejudicial, o dumping ambiental, acontece quando uma companhia transfere a sua sede para outro país para aproveitar uma legislação menos rigorosa em termos de defesa do meio ambiente.

A busca por nações em que não haja grande apelo de proteção ao meio ambiente é uma estratégia que também visa reduzir os custos da produção para que se crie um preço mais competitivo podendo desestabilizar o mercado para as companhias que têm políticas de preservação dos recursos da natureza. Nesse quesito o planeta é quem perde mais, pois não há o cuidado de preservação.

Gostou de saber mais sobre a prática de dumping? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seus comentários abaixo!

Copyright:788905441 – https://www.shutterstock.com/pt/g/halfpoint