O Cross Docking tem a vantagem de não precisar gastar com um espaço físico para o estoque.

O Cross Docking tem a vantagem de não precisar gastar com um espaço físico para o estoque.

O segredo para fidelizar consumidores é ter agilidade e efetividade na entrega, seguindo essa linha de pensamento é fundamental encontrar um sistema de logística funcional. O Cross Docking tem sido a escolha de muitos proprietários de e-commerce que precisam reduzir os erros de entrega e a demora para a localização dos pedidos dos clientes. No momento em que um consumidor faz um pedido é fundamental que ele comece a ser devidamente processado.

O Que é Cross Docking?

Cross Docking é um sistema de logística em que os produtos comprados através de e-commerce são enviados para um centro de distribuição ou galpão para que possam ser devidamente organizados e então distribuídos para os clientes no mínimo de tempo possível e sem chance de erros.

Trata-se de um sistema inteligente em que se tem a vantagem de não precisar gastar com um espaço físico para o estoque. A única questão que deve ser considerada diz respeito ao encadeamento de ações que permitam ter certeza de que os produtos irão chegar sem nenhum defeito aos clientes. O centro de distribuição é o ponto central para o desenvolvimento dessa atividade.

Curiosidade – Por Que o Nome Cross Docking?

Numa tradução literal o termo significa ‘Cruzando as docas’ e surgiu de uma atividade muito comum em portos em que as mercadorias que chegavam nos navios eram armazenadas em galpões para posteriormente serem encaminhadas por esteiras para caminhões que eram responsáveis pela distribuição.

Será Que Devo Adotar o Cross Docking?

Uma dúvida que se mostra pertinente para muitos proprietários de empresas de e-commerce. É válido dizer que o principal desafio que esses empresários têm é o da entrega, pois se algo der errado na experiência do cliente dificilmente ele dará uma nova chance haja vista a grande quantidade de concorrentes.

Nesse contexto é natural que o sistema de Cross Docking pareça bastante atraente, mas antes de dar início à mudança de estratégia de logística vale a dica de entender se a sua companhia está realmente preparada e munida dos recursos necessários para tal. Confira com mais detalhes as vantagens desse método assim como os passos para implementá-lo.

Quais São as Vantagens do Cross Docking?

Abaixo reuni as vantagens que esse sistema logístico oferece para a sua companhia.

Diminuição dos gastos com estocagem

O Cross Docking demanda apenas um espaço para receber os produtos dos fornecedores e realizar o manuseio para que possam ser enviados aos seus destinos. Isso faz com que se obtenha uma queda interessante com os gastos de estocagem. Saiba que na lista de custos de uma organização o estoque aparece em destaque.

Método ágil

As companhias que adotam esse sistema ganham muito mais agilidade no processo de envio dos seus produtos para os clientes. O centro de distribuição é um local focado apenas em receber e encaminhar as mercadorias para os compradores, sem atividades menores que desviam a atenção do mais importante.

Não tem falta de estoque

Nada pior do que fechar uma venda e na hora de procurar o item no estoque descobrir que está em falta. O Cross Docking trabalha com a lógica em que se repassa exatamente o que os clientes estão solicitando.

Como Implantar o Cross Docking

Confira quais são os passos para implantar o Cross Docking em sua organização.

Tenha um bom ERP (Enterprise Resource Planning)

ERP é um sistema que permite a sincronização e organização do fluxo de informações partindo do pedido do cliente através do site, passando pelo contato com o fornecedor e culminando no reenvio para o comprador. Para que o sistema de Cross Docking funcione como deve é crucial que todos os envolvidos na linha do tempo da entrega tenham conhecimento das informações de status do produto.

Tenha uma equipe preparada e uma excelente comunicação

Num sistema que depende de cada um fazer a sua parte, dentro do tempo previsto e com o conhecimento de todos é necessário que haja uma comunicação eficiente e pessoal treinado. Os colaboradores envolvidos no processo logístico precisam ter uma comunicação estreita com o setor de vendas e com os fornecedores.

Negocie e estabeleça acordos com fornecedores

Uma vez que a sua companhia não terá estoque próprio é importante negociar e fechar acordos com os fornecedores. Tenha uma ideia da média de venda de cada item e solicite um estoque mínimo do fornecedor com um prazo predeterminado de reposição para que seja possível deixar o seu cliente ciente de quanto tempo a entrega demorará para ser realizada. Os fornecedores devem ser confiáveis para que se possa adotar o Cross Docking.

Tenha um centro de distribuição

No início o centro de distribuição pode ser o próprio escritório de trabalho, contudo, conforme a demanda for crescendo é válido investir num galpão para que seja mais organizada a tarefa de receber e reenviar os itens solicitados pelos seus clientes.

Agora que você já sabe que Cross Docking significa estabelecer a logística de pedidos e entregas através de um centro de distribuição e tem um passo a passo pode testar o método para saber se ele funciona para a sua organização.

 

Saiba mais sobre estratégias para pequenas e médias empresas! Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!