O que é o marketing por influência?

O que é o marketing por influência?

O marketing de influência já é uma realidade num momento em que as pessoas passam a maior parte do seu tempo conectadas às suas redes sociais. A figura dos influenciadores ou influencers vem ganhando destaque nos últimos anos seja para campanhas de comunicação que estão combinadas a ações tradicionais ou mesmo alçando voo solo. Entender como essa ferramenta de marketing funciona é essencial para utilizá-la em seu máximo potencial.

Afinal, o que é marketing de influência?

Basicamente marketing de influência é um tipo de comunicação em que as marcas se aproximam do seu público-alvo por meio da figura dos influenciadores. Também chamados de influencers esses indivíduos costumam estabelecer o seu contato com o público através da internet especialmente pelas redes sociais. São pessoas que por algum motivo se tornam uma referência para milhares e em alguns casos milhões de seguidores.

Quando alguém em que você confia te indica um produto ou serviço certamente te passa mais segurança para realizar a compra, a lógica do marketing de influência é a mesma. As duas bases desse tipo de marketing são a confiança que o influenciador transmite e o engajamento que ele consegue despertar. Para as empresas é uma forma de divulgação bastante vantajosa por falar diretamente ao público e ter mais possibilidades de conversão.

Interferência na decisão de compra

Pesquisas focadas em determinar os resultados obtidos por meio de campanhas de marketing de influência detectaram que os influenciadores têm potencial para mudar a opinião dos consumidores inclusive interferindo na sua decisão de compra. Estamos vivendo em plena Era Digital e isso faz com que as pessoas que sabem como utilizar as ferramentas de conectividade estabeleçam uma ponte direta com o público.

Redução dos resultados do marketing tradicional

Há pouco tempo a principal mídia utilizada pelo homem era a televisão em que há um espaço previamente selecionado para transmitir as propagandas das marcas. Com o crescimento do uso de computadores e dispositivos móveis como smartphones e tablets a forma como as marcas fazem seus anúncios precisou mudar. Hoje em dia é possível pular os anúncios que não são do seu interesse com apenas um clique e escolher assistir a programação da televisão sem intervalos comerciais em serviços de streaming.

Dessa forma as marcas que não evoluem seus métodos de comunicação perdem a chance de falar com seu público. Para se ter uma ideia uma pesquisa de 2017 chegou a constatação que 26% das pessoas que usam desktop nos Estados Unidos e 15% dos usuários de dispositivos móveis usam bloqueadores de propaganda. Os influenciadores aparecem como a possibilidade de inserir as marcas no cotidiano de pessoas que não assistem mais propaganda.

Quem são os influenciadores?

Os influenciadores que citei várias vezes ao longo do artigo são pessoas que têm alcance na internet, nesse grupo estão celebridades que geram engajamento dos seus seguidores nas redes sociais, blogueiras de moda, blogueiros de viagem, críticos de cinema online entre outros. Atualmente, o nome que mais se destaca como influencer no Brasil é Whindersson Nunes, que em seu canal do YouTube possui mais de 25 milhões de seguidores, muito mais do que muitos atores e atrizes de Hollywood.

Contudo, devo ressaltar que não é necessário que a sua organização contrate um influenciador do porte de Whindersson Nunes, basta encontrar um indivíduo que consiga falar diretamente com seu público e tenha abertura para mudar a decisão de compra dos seus potenciais consumidores. A internet tornou as ações de marketing mais assertivas e inteligentes, houve maior segmentação nos canais disponíveis para falar com o público.

Como encontrar os influenciadores certos

Na hora de contratar influenciadores para trabalhar com a sua marca é importante não focar somente nos milhões de seguidores que essa pessoa tem e sim no perfil desses indivíduos. As ações realizadas devem ter coerência com o que essa pessoa fala através de suas redes sociais, os consumidores devem confiar em sua indicação e não ficar com a impressão que é apenas um discurso vazio de uma parceria paga.

Para encontrar os influenciadores mais relevantes em diferentes setores é possível fazer uma pesquisa em plataformas como NinjaOutreach, Klout e Buzzsomo. Buscando com os termos relativos ao setor de atuação da sua companhia é possível saber quais são os blogs, sites e perfis que são mais acessados. Outra forma de escolher os influenciadores mais relevantes é fazer uma pesquisa junto ao seu público-alvo para saber quais são os nomes em que eles mais confiam.

Campanhas

Existe uma grande variedade de opções de campanhas de marketing que podem ser feitas com influenciadores. A sua empresa pode contratar os influencers para falar de suas produtos ou serviços em suas redes sociais, fazer uma viagem em que essas pessoas façam vlogs mostrando o quanto sua marca é interessante, ações promocionais com cupons de descontos entre várias outras. O mais importante é trabalhar sempre com clareza não escondendo que se trata de uma parceria paga, o público não perdoa quem tenta fazê-lo de bobo.

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