Saiba quais são as principais funções do apontador de produção

Saiba quais são as principais funções do apontador de produção

Sua empresa tem um apontador de produção em seu quadro de colaboradores? Se você não conhece a profissão saiba que se trata de um dos indivíduos mais importantes para o controle financeiro da companhia devido as suas atividades cotidianas e uma figura que pode se tornar uma referência para os colegas das linhas de frente de produção. Encontrar o melhor profissional para essa função é fundamental para o sucesso da sua organização.

Afinal, o que faz o apontador de produção?

O escopo das atividades desse profissional inclui o registro de dados da produção e do estoque da organização. Esse colaborador está subordinado ao supervisor de produção em boa parte das empresas e todos os dias faz os apontamentos de quanto foi produzido e o que foi gasto em termos de matéria-prima e outros itens de consumo. Com esses dados é possível mensurar a produtividade e os custos para que a linha de montagem/produção funcione.

Descrição em Detalhes das Funções do Apontador de Produção

Para que fique mais claro quais são as atividades pertinentes ao cargo listei a seguir as principais com detalhes, assim será mais fácil alocar esse profissional de grande importância na sua companhia.

1 – Controle diário do estoque e matéria-prima

Uma das tarefas mais importantes do apontador de produção é fazer o controle diário da matéria-prima e estoque. O indivíduo pode realizar contagem física ou então utilizar um sistema informatizado de contagem. Geralmente os dados são registrados num software de planilhas que deve ser encaminhado para o superior. As planilhas contêm informações como a quantidade de cada insumo de matéria-prima utilizado e quanto ainda há no estoque. A partir dessas planilhas o supervisor de produção saberá quando realizar novos pedidos.

2 – Inventário do estoque

Para manter o controle das quantidades de itens produzidos e dos insumos o apontador de produção deve participar com periodicidade do inventário do estoque realizando a contagem física de todos os itens. Mesmo que haja um software de controle é importante o cuidado da contagem física de tempos em tempos para ter certeza de que os números estão realmente batendo.

3 – Fechamento da produção

A partir das ordens de serviço que são enviadas pelas linhas de produção esse profissional faz o registro do processo com a descrição da quantidade de itens fabricados, quanto de matéria-prima foi usada e quantos insumos foram utilizados como embalagens, cola, plástico filme entre outros. Cabe também ao apontador de produção fazer o registro de quantos itens foram descartados por não estarem adequados, parada de máquinas entre outros que prejudicam o desempenho da produtividade.

4 – Registro das entregas de matérias-primas

Outra atividade pertinente desse profissional é manter um registro completo sobre os caminhões de entrega de matéria-prima que chegam à organização. Devem constar no sistema o horário de chegada e saída de cada veículo com menção do tempo despendido para o descarregamento dos itens. Esses dados são importantes para que o setor de produção saiba como esses eventos de chegada de entregadores podem tirar o foco dos profissionais do setor.

5 – Impressão e distribuição de formulários e planilhas

O apontador de produção também deve imprimir e distribuir para os funcionários da produção formulários e planilhas que permitam manter o controle das atividades. Esse profissional deve conseguir o engajamento dos colegas para esses registros, algo não tão simples na rotina atribulada das linhas de produção.

Quais São as Competências Que o Apontador de Produção Deve Ter?

Para esse cargo é necessário ter pelo menos curso de nível médio completo e se não tiver experiência passar por um período de treinamento. Mesmo nos casos em que o indivíduo tem experiência nessa função deve ser treinado dentro do escopo de atividades da companhia. Lembre-se que cada organização é única e tem seu próprio método de registrar sua produção e insumos.

Como Escolher o Profissional Para Esse Cargo?

O apontador de produção tem grande relevância para o bom andamento de uma companhia e por isso deve ser escolhido com assertividade pelo setor de recursos humanos. Além de competências práticas como facilidade com números e organização é fundamental ter alguns atributos de personalidade para se dar bem nesse cargo como proatividade (encontrar novos meios de registros é essencial), atenção, bom relacionamento com os colegas, rapidez de raciocínio, boa memória e espírito de equipe.

Período de Experiência

Ao contratar um novo apontador de produção é importante estabelecer um período de experiência em que o indivíduo possa se familiarizar com as atividades da companhia e demonstrar o seu potencial. Ao perceber algumas dificuldades de adaptação é possível estabelecer mais treinamento para o funcionário, contudo, se não houver o devido cumprimento das tarefas de registro pode ser necessário contratar outro colaborador. O apontador de produção tem grande relevância para que a organização mantenha o devido controle dos seus produtos e insumos não havendo espaço para falta de capacitação.

Gostou de conhecer melhor a função do apontador de produção? Compartilhe em suas redes sociais!

As melhores estratégias para seu negócio. Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!