Conheça as vantagens dos Infoprodutos para sua empresa

Conheça as vantagens dos Infoprodutos para sua empresa

A tecnologia mudou a dinâmica de nosso dia a dia, inclusive a forma como nos dedicamos a aprender a respeito de diversos temas. Nesse contexto os infoprodutos (mídias não palpáveis que transmitem conhecimentos) estão ganhando cada vez mais relevância. Muitas empresas têm adotado a estratégia de divulgação de conteúdos sob a forma de e-books, podcasts, vídeos entre outros para conquistar e fidelizar clientes.

Entendendo o Que São Infoprodutos


Os infoprodutos se caracterizam por não serem fisicamente tangíveis e transmitirem informações geralmente com objetivo educacional ou de tutorial. Esse conteúdo pode ser distribuído sob várias formas como e-books,
aplicativos, vídeos, podcasts, screencasts entre outros. Podem ser comercializados ou então disponibilizados para download gratuito.

Como Usar os Infoprodutos Como Estratégia Para a Sua Empresa


A seguir vou explicar de que maneira os infoprodutos podem ser usados de maneira estratégica para o crescimento da sua companhia.

– Formulários


Hoje em dia não há nada mais valioso do que conhecer a sua audiência e a melhor forma de obter dados do seu público-alvo é fazer as perguntas desejadas diretamente para essas pessoas. Muitas organizações têm trabalhado com a oferta de download gratuito de conteúdos como e-books, apresentações de slides, infográficos entre outros em troca do preenchimento de pequenos formulários que solicitam dados como e-mail, cidade entre outros.

Essa é uma excelente estratégia porque não tem caráter invasivo e as pessoas recebem algo em troca. Pode ser uma forma inclusive de fazer com que o público da sua marca responda questões qualitativas que ajudem a melhorar o seu posicionamento no mercado. A dica é evitar a criação de formulário extremamente longos e que façam o indivíduo perder muito tempo, algumas pessoas desistem.

– Consolidação da sua companhia como referência


Outra motivação para a produção e distribuição de infoprodutos por organizações é a de se tornar a referência do seu segmento. Os consumidores têm uma impressão positiva de companhias que oferecem conteúdos de qualidade, passam a ver a marca como a mais propensa a atender às suas demandas no mercado. Trata-se de uma forma inteligente de ganhar espaço frente a concorrência.

Para que isso seja possível invista na criação de infoprodutos interessantes e que falem a respeito de temas relacionados ao segmento de atuação da sua companhia. Por exemplo, uma empresa de cosméticos pode se tornar mais bem avaliada pelas consumidoras ao disponibilizar um e-book que ensine a fazer automaquiagem assim como uma companhia do segmento de produtos fitness pode se tornar referência ao abordar temas como vida saudável. O segredo é fazer com que os consumidores vejam a sua marca como aquela que responde as suas demandas.

– Estratégia de brindes


Algumas organizações têm utilizado os infoprodutos como uma oportunidade de oferecer algo a mais para os seus consumidores. Quantas vezes você já viu marcas anunciando que ao adquirir esse ou aquele item o consumidor receberia por e-mail um e-book ou um vídeo exclusivo? Trata-se de uma forma de agregar mais valor as compras do seu público-alvo e assim atrair mais interessados.

Conheça os Principais Formatos de Infoprodutos


Abaixo listei os principais infoprodutos, os formatos que fazem mais sucesso entre os internautas.

e-books: basicamente são livros digitais, durante o seu desenvolvimento é interessante prestar atenção a sua diagramação oferecendo assim uma leitura agradável mesmo na tela do tablet ou computador.

Vídeos: os vídeos que são classificados como infoprodutos são aqueles que têm como objetivo ensinar alguma coisa para quem está assistindo. Um formato que faz sucesso é o de videoaulas, sequência de vídeos com explicações de conteúdos.

Screencasts: são vídeos que apresentam a gravação da tela do computador para a demonstração de como fazer alguma coisa no ambiente digital como usar um software, por exemplo.

Podcasts: têm formato semelhante a um programa de rádio e geralmente contam com entrevistados que explanam a respeito de algum tema relevante.

Apresentações de Slides: quando se está falando a respeito de um tema relativamente denso é possível usar esse recurso para facilitar o entendimento de quem está em busca desse conhecimento.

Webinar: um dos infoprodutos com maior impacto em termos de fidelização da audiência dada a sua complexidade. Basicamente webinar é um seminário online que pode ser realizado com vídeos gravados ou transmissão ao vivo. Um dos diferenciais é que em muitos casos esse tipo de seminário permite a participação dos internautas via chat para fazer perguntas e dar sugestões.

Invista nos Infoprodutos


Ao longo deste artigo expliquei o que são infoprodutos, como utilizá-los como estratégia para a sua organização e quais os principais formatos. Com essas informações é possível dar início ao planejamento do fortalecimento da sua marca com meios digitais. A dica é ter atenção à qualidade do conteúdo e ao formato mais adequado para a sua audiência. Com um bom planejamento é possível conquistar resultados excelentes.

Gostou de saber mais sobre infoprodutos? Deixe seus comentários a respeito do tema!

 

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