Conheça o conceito de Field Marketing

Conheça o conceito de Field Marketing

Para ter bons resultados em sua empresa, seja ela de que ramo for, é necessário investir em algumas estratégias, que vão ajudá-la a se tornar ainda mais reconhecida no mercado em que atua. Algo que auxilia bastante diversos tipos de negócios a divulgarem seus produtos e serviços, é o marketing, que dispõe de mecanismos eficientes, se bem utilizados, é claro, para fazer com que organizações no mundo inteiro se tornem ainda mais próximas de seu público-alvo.
 
Com ações bem elaboradas, baseadas, principalmente, em pesquisas de mercado, bem como no público consumidor que se deseja atingir, é possível obter resultados ainda mais assertivos, para empresas dos mais diversos portes e segmentos. Isso tem se fortalecido cada vez mais, com o surgimento, nos últimos anos, do marketing digital, que utiliza a internet como principal meio de divulgação de produtos e serviços.
 
Hoje, estou aqui para falar um pouco sobre o field marketing, uma vertente capaz de lhe trazer um retorno satisfatório sobre o investimento que você faz em seus negócios. Confira!
 

Como o marketing atua?

 
Investir no próprio negócio e torná-lo bem-sucedido, requer a utilização de algumas ferramentas, que são fundamentais para que isso aconteça. Definir o mercado em que esta empresa vai atuar, qual serviço ou produto vai oferecer, o público-alvo a ser atingido, bem como os locais de distribuição e divulgação, é uma das formas de atuação do marketing.
 
Mas você deve estar se perguntando: afinal, o que é marketing e por que ele é importante para o meu negócio? De acordo com um dos maiores teóricos sobre o assunto, Philip Kotler, considerado o pai do marketing, trata-se de “uma orientação da Administração, que visa a proporcionar a satisfação do cliente e o bem-estar do consumidor a longo prazo, como forma de satisfazer aos objetivos e às responsabilidades da organização”.
 
Veja, que uma das principais preocupações do marketing é o cliente, ou seja, aquele que dá razão ao negócio, sendo que seu objetivo é atender às necessidades do público-alvo, oferecendo-lhe a melhor experiência, por meio dos produtos e serviços oferecidos pela empresa, visando torná-lo fiel à organização a longo prazo.
 

E o que é field marketing?

 
Já que a preocupação principal é o consumidor, o fieldmarketing vem para se aproximar ainda mais deste e elaborar estratégias que gerem um alto impacto no cliente e o convençam a adquirir determinado produto ou serviço de forma ainda mais assertiva.
 
Mas como isso é feito? Por meio de diversas ações de marketing, que começam dentro da empresa e vão até o ponto de venda, este novo conceito possibilita à organização obter um crescimento exponencial em seus resultados.
 
O que o diferencia dos demais conceitos de marketing, é que esta nova vertente atua de forma macro, ou seja, vai elaborando estratégias desde a gestão, à operacionalização, até a mensuração dos resultados atingidos. O field marketing não fica só dentro dos escritórios, atuando nos bastidores. Os profissionais que executam as ações, vão a campo, treinar as equipes de vendas e analisar a melhor forma de se abordar o cliente, de se comunicar com ele e entregar exatamente o que ele deseja.
 
Assim, as possibilidades de crescimento dos resultados são ainda maiores, já que ocorre o acompanhamento de passo a passo do processo, fazendo com que tudo seja executado de maneira ainda mais efetiva e com o retorno sobre o investimento (ROI) garantido.
 
Geralmente, as ações do field marketing são realizadas no varejo, para potencializar as estratégias de vendas. Isso é feito por meio de um melhor posicionamento e presença da marca nos pontos de venda e distribuição dos produtos comercializados pela empresa. Neste sentido, é possível se conectar e estar ainda mais próximo do consumidor, entendendo suas necessidades, para entregar-lhe exatamente o que ele anseia receber.
 
Além de firmar, de maneira ainda mais impactante, a sua presença nos pontos de vendas, as marcas podem criar ações promocionais para chamar a atenção do consumidor e convencê-lo, através de uma comunicação objetiva, a adquirir o produto ou serviço oferecido.
 
Veja, que tudo acontece de forma muito bem orquestrada, para que os erros e as falhas sejam minimizados e as ações de vendas gerem o retorno esperado pela organização como um todo. Para isso, a comunicação será uma grande aliada, bem como a tecnologia, pois é por meio dela, que será possível acompanhar o processo e mensurar a execução e os resultados real time.
 
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