Sua empresa realiza planejamento de compras?

Sua empresa realiza planejamento de compras?

Planejar, é um dos princípios básicos para se manter tudo em ordem dentro de uma empresa, seja ela pequena, média ou grande. Isso é necessário para que haja progresso e crescimento nos negócios, caso o contrário, se os processos forem conduzidos sem o mínimo de organização, a tendência é que o alcance dos objetivos demore um pouco mais do que o previsto para acontecer.
 
Neste sentido, é essencial enfatizar que em todas as áreas da empresa ele á fundamental, ou seja, todas as ações que forem realizadas, devem ser previamente planejadas, para que todos saibam o caminho a ser trilhado, o objetivo a ser alcançado, bem como minimizar o máximo possível a ocorrência falhas nos processos internos e externos de uma organização.
 
É por isso que hoje vou falar de algo de extrema importância para todos os tipos de negócios, que é o planejamento de compras, que pode impactar positiva ou negativamente no contexto de geral de uma empresa. Veja o porque, a seguir.
 

É importante planejar

 
Se a sua empresa ainda não possui um processo de compras bem definido e organizado, é preciso que você reveja esta situação, para não sofrer com as consequências dela. Um dos principais motivos que me fazem abordar este assunto com você, tem a ver com a necessidade que grande parte das organizações têm de reduzir seus custos para não gastarem mais do que arrecadam e passar por prejuízos financeiros.
 
Assim, independentemente do tamanho da compra que se vai realizar, para que a empresa desempenhe suas atividades e entregue os resultados que seus clientes esperam, é fundamental elaborar um planejamento de compras, que evite gastos desnecessários, desperdícios de suprimentos e insumos, bem como ajude a organização a reduzir seus custos de forma eficiente.
 

Como fazer?

 
Bem, agora vou compartilhar com você algumas dicas básicas, mas eficazes, para que você, enquanto empresário e empreendedor, bem como a sua equipe de colaboradores, façam um planejamento de compras que auxilie diretamente a empresa como um todo em seu processo de redução de custos. Confira:
 

O que você precisa em sua empresa?

 
O primeiro passo aqui é fazer um levantamento dos suprimentos, insumos, enfim, dos itens que são necessários que sejam comprados para a sua empresa. Em seguida, verifique a frequência com que cada uma dessas compras deve ser feita, para que não prejudique o bom andamento dos processos organizacionais.
 
Tendo estas informações em mãos, é possível elaborar um planejamento mais assertivo, que gere os resultados almejados com ele.
 

É hora de levantar os fornecedores

 
Após fazer o levantamento de suprimentos, é chegado o momento de levantar os melhores fornecedores que poderão lhe atender no oferecimento dos produtos e serviços que você precisa em sua empresa. Este ponto é um dos mais essenciais e que mais ajudarão a sua equipe na hora de reduzir os gastos com as compras. Isso porque aqui você terá acesso aos melhores orçamentos e preços de tudo o que você precisa para manter a sua organização em pleno funcionamento.
 

De olho no estoque

 
Neste processo, é importante estar atento ao estoque que a sua empresa já possui. Sendo assim, é necessário que haja um gerenciamento e controle de estoque eficiente, uma vez que ações como estas evitam gastos desnecessários, ou seja, quando se tem noção de tudo que se tem na organização, os custos podem ser direcionados para aquilo que realmente está faltando.
 

Colaboradores como aliados

 
Para um planejamento de compras eficiente, é preciso contar com colaboradores bem treinados e capacitados, tanto para planejar, quanto para executar o que vocês planejaram juntos. Digo isso, pois de nada adianta elaborar um plano de ação, se seus funcionários não estão prontos para manejar os processos.
 
Diante disso, é preciso que eles tenham uma boa noção de gerenciamento de estoque e também sejam bons negociadores, para lhe ajudar na contabilidade de custo e na redução de gastos do seu negócio.
 
Toda empresa, para se tornar cada vez mais eficiente, precisa investir em um processo de planejamento de compras que auxilie na redução de seus custos, pois será por meio desta economia que haverá a possibilidade de realizar outros tipos de investimentos, que façam com que os negócios cresçam de maneira substancial. Analise o cenário da sua organização e veja de que forma você pode aplicar isto à sua realidade.
 
Se tiver alguma dúvida sobre este tema, deixe seu comentário para que eu possa lhe ajudar a potencializar os resultados dos seus negócios.