Vantagens e desvantagens da divulgação com material impresso e digital

Vantagens e desvantagens da divulgação com material impresso e digital

Muito se sabe e ouve-se falar, que para se posicionar no mercado e competir de igual para com a concorrência, é preciso fazer uma divulgação eficiente dos produtos e serviços oferecidos pela empresa. Investir em marketing, publicidade e propaganda, é algo que toda organização, que deseja ter sucesso em sua jornada, deve fazer, para não ficar para trás e perder clientes para os concorrentes.
 
Para isso, existem diversos mecanismos, que podem ser grandes aliados na hora de divulgar a marca, produtos e serviços. Tudo isso com a finalidade de torná-los conhecidos do público-alvo e, assim, atingir os objetivos e resultados no mercado em que a empresa atua. Dessa maneira, é de fundamental importância conhecer estes instrumentos, principalmente aqueles voltados para a divulgação impressa e digital, no sentido de entender qual se adequa melhor às estratégias de marketing elaboradas pela organização.
 
Acompanhe-me nesta leitura e fique por dentro dos pontos positivos negativos de investir na divulgação impressa e digital.
 

Pontos positivos e negativos

 
Independentemente do meio que você vai escolher para divulgar a sua empresa no mercado, se através de material impresso ou digital, é fundamental, entender como cada um funciona, bem como seus pontos positivos e negativos, para escolher a melhor estratégia a ser adotada e qual deles será o ideal para que você atinja de forma eficaz o seu público-alvo. Confira:
 

Material impresso

 
É um cartão de visita, um folder, banners, catálogos, revistas, entre muitos outros materiais, que têm por finalidade divulgar tudo aquilo que sua empresa tem a oferecer a seus clientes e demais stakeholders, por meio de cores, texturas, imagens e afins, que auxiliam as estratégias de marketing, na hora de fixar a sua marca na mente do consumidor.
 
Em eventos e pontos de vendas, principalmente, os materiais impressos produzidos pela sua empresa são de fundamental importância, já que um folder ou um banner, por exemplo, podem fazer toda a diferença no momento em que o seu cliente precisar de algo que o seu negócio oferece. Com aquele material em mãos, ele terá fixado na cabeça o seu logo, seu slogan, os produtos e serviços que você oferece, e assim, as chances de entrar em contato com a sua organização, vão aumentar consideravelmente.
 
Além disso, o impresso traz maior sensação de proximidade de credibilidade perante o seu público-alvo, já que trata-se de algo físico, que o seu cliente pode tocar com as próprias mãos e sentir que de fato a sua empresa é real.
 
Mas, como tudo na vida tem seu lado negativo, com a mídia impressa não poderia ser diferente. Os principais pontos neste sentido, têm a ver com a sua limitação na hora de alcançar as pessoas aonde quer que elas estejam. Se você utilizar apenas o impresso na estratégia de divulgação de sua empresa, pode acabar deixando potenciais clientes de fora, já que trata-se de uma mídia limitada, que atinge somente nos locais em que é aplicada, ou seja, em um evento, em seus pontos de venda, em um outdoor, e assim por diante.
 
Outro ponto negativo envolve a necessidade de elaborar um layout diferente para cada tipo de material que for utilizado. Assim, não há uma flexibilização, pelo contrário, o designer terá de pensar no formato, no tamanho e também no material que cada material vai precisar, para que a impressão saia exatamente como ele pensou e produziu.
 

Material digital

 
A tecnologia veio para mudar, de forma definitiva, a vida das pessoas ao redor do mundo. Assim, o que antes encontrava como barreira os limites geográficos, hoje alcança novas possibilidades por meio das ferramentas tecnológicas que estão à disposição de todos. Isso também acontece nas estratégias de marketing, publicidade e propaganda, que foram intensamente potencializadas através dos meios digitais.
 
Entre as diversas vantagens existentes na divulgação por meio de material digital, está a possibilidade de seguir o seu cliente aonde quer que ele esteja. Se ele estiver na cidade em que mora ou fazendo uma viagem com a família, basta ter um smartphone ou tablet em mãos, sem esquecer do acesso à internet, para ter contato com o que a sua empresa oferece a ele.
 
A capacidade de difusão, de atingir o maior número de pessoas possível por meio da tecnologia, faz com que os materiais digitais ganhem cada vez mais espaço nas estratégias utilizadas pelas empresas para divulgar seus negócios. Ou seja, atualmente, quem não investe no digital, praticamente não é visto, não é lembrado e muito menos tem credibilidade perante o mercado.
 
Apesar de tudo isso, se não for bem utilizado e elaborado, o material digital perde a sua força e não consegue atingir seus objetivos. O que quero dizer, é que para surtir o efeito desejado diante do público, é necessário transmitir uma mensagem rápida e concisa, já que, as pessoas são cada vez mais bombardeadas de informações, pelos meios digitais, e não querem perder tempo consumindo algo que não vai lhes agregar valor. Neste sentido, é preciso pensar em estratégias diferentes a todo momento, pois aquilo que funcionava ontem, hoje já não funciona mais.
 
Agora você deve estar com uma grande dúvida em sua cabeça: como divulgar minha empresa? O que eu tenho a dizer a você é que não existe fórmula mágica, mas assim muita atenção e análise. Com as informações que compartilhei com você aqui, você está apto a analisar qual o cenário que sua empresa se encontra e de que maneira ela pode se posicionar e tornar-se conhecida diante de consumidores e concorrentes.
 
É esta estratégia que vai ditar os rumos do jogo, ou seja, se é melhor investir em impresso ou digital; se é mais viável fazer investimento mais em um ou mais em outro; ou se o ideal é aliar os dois, para encontrar o cliente tanto no mundo off quanto no mundo online.
 
Estas dicas esclareceram suas dúvidas? Já sabe aonde vai investir a sua verba de marketing? Então compartilhe este conteúdo com seus amigos em suas redes sociais e contribua para o crescimento também de suas empresas.