Devo investir em inovação em minha empresa?

Devo investir em inovação em minha empresa?

Muitas empresas acabam se acomodando no patamar que alcançaram e se esquecem da importância de investir em criatividade e inovação para chegar ainda mais longe ou não acabarem caindo no ostracismo. Quando se cria algo inovador, é importante ter em mente que isso não é algo definitivo, afinal o que é uma novidade hoje, amanhã irá se tornar comum. Por isso é importante manter uma busca constante pelo que é novo.
 
No artigo de hoje vou falar a respeito da importância que a inovação tem nas empresas, principalmente em tempos de crise.
 

Como Investir em Inovação

 
O conceito de inovação é bastante amplo e pode se referir a uma série de processos de uma empresa. Independente da sua área de atuação é possível inovar das seguintes formas:
 

Reformulação de Processos

 
Para começar a inovar, uma empresa deve voltar sua atenção para os processos básicos que a fazem funcionar. Realize um mapeamento dos procedimentos de produção e analise tudo o que pode ser mudado ou aperfeiçoado. Nessa etapa, ouvir o que seus funcionários têm a dizer é muito importante e valioso, afinal são eles que estão, dia após dia, colocando tudo isso em prática.
 
Depois de encontrar os pontos problemáticos e ultrapassados, é hora de encontrar soluções para cada problema. Muitas vezes, eles são facilmente resolvidos fazendo uso de novas tecnologias, a fim de automatizar processos e, assim, evitar o acúmulo de funções sobre um mesmo colaborador.
 

Investir Continuamente em Tecnologia

 
Por falar em tecnologia, ela é a primeira coisa que nos vêm à cabeça quando pensamos em inovação e a realidade é que podemos considerá-las como sinônimos. Nunca haverá uma tecnologia tão avançada a ponto de não ser mais necessário buscar por novas soluções, sempre haverá mais para se conquistar.
 
Um exemplo sobre o investimento constante em inovação tecnológica são os aparelhos de celular. Quando surgiram eram considerados altamente modernos e, se as empresas tivessem parado de investir em novas tecnologias, provavelmente nem teríamos chegado a conhecer os smartphones que hoje, muitas vezes, substituem o uso dos computadores.
 

Criar Novas Formas de Divulgação

 
Se antes às empresas só poderiam divulgar seus produtos e serviços utilizando meios como mídia impressa, televisão e rádio, hoje a internet possibilitou uma série de outras formas de chegar onde seu cliente está. Incluindo as redes sociais, anúncios patrocinados, blogs, vídeos, etc.
 
Reveja as estratégias de marketing utilizadas pela sua empresa e encontre aquela que seja mais eficiente para o nicho de mercado que pretende atingir. Mais do que apenas divulgar e conquistar novos clientes, é importante saber como manter os já conquistados.
 

Investir em Novos Mercados

 
Não se contente com o mercado que sua empresa já conquistou. Se seus produtos são os mais vendidos da sua cidade, que tal tentar atingir toda a sua região, estado e, por que não, o país?
 
Pense na possibilidade de expandir seu negócio para atingir novos mercados. Talvez começar a comercializar seus produtos online, criando filiais ou, até mesmo, franquias. Ao analisar o potencial de outros tipos de mercado, você pode encontrar formas de aumentar a perspectiva da sua empresa.
 

Oriente Seus Funcionários

 
Não basta que apenas o gestor saiba de sua busca por inovação, é importante que os funcionários estejam cientes e sejam incentivados a colaborar dando sugestões e executando os novos processos que forem propostos.
 
Outro ponto importante é a união da equipe. Quanto mais entrosados os colaboradores estiverem, melhores serão as ideias que vão surgir. Assim, a empresa terá um clima construtivo e de colaboração, que é o tipo de cenário perfeito para inovar.
 

Motivos Para Investir em Inovação

 
Os motivos para investir em inovação são muitos e incluem:
 

Manter a Empresa Funcionando

 
O primeiro motivo para investir em inovação é manter a sua empresa funcionando. Parece um pouco estranho pensar assim, mas a verdade é que quem não inova fica estagnado e isso pode levar um negócio ao fim.
 

Fazer a Diferença Para os Clientes

 
Não se contente em apenas entregar o resultado que seus clientes esperam, faça a diferença e dê motivos para que eles voltem. O objetivo de inovar deve ir muito além de apenas aumentar os lucros, é preciso ter o desejo real de satisfazer e surpreender seus compradores.
 

Ser Mais Competitivo

 
A competitividade é algo que faz com que as melhores empresas se destaquem e deve servir como um sinal para que as outras sigam o mesmo caminho. Por isso, é fundamental que os empreendedores estejam sempre em busca de criar negócios inovadores e que não deixem para pensar nisso apenas quando perceberem que estão ultrapassados.
 

Aproveite os Tempos de Crise Para Inovar

 
Você provavelmente já ouviu alguém dizer que tudo tem seu lado bom, até mesmo a realidade mais assustadora. Isso é uma grande verdade. Em se tratando do universo empresarial, os tempos de crise devem ser vistos como uma alavanca para inovar muito mais do que um motivo para desistir.
 
Nesse tipo de situação é possível separar os empreendedores de verdade daqueles que apenas tiveram uma ideia e abriram um negócio. Ao invés de cruzar os braços e se apoiar no lugar-comum de que “é praticamente impossível empreender no Brasil”, arregace as mangas e encontre novas formas de fazer sua empresa funcionar. Inove e leve seu negócio além!
 
E você, o que faz para inovar em sua empresa? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência e opinião!