Conheças as características de um bom profissional de RH

Conheças as características de um bom profissional de RH

Toda organização, para ser bem-sucedida, precisa de bons profissionais, que estejam plenamente preparados, com habilidades técnicas, operacionais, emocionais e comportamentais, para enfrentar os desafios que vão surgir diariamente em suas jornadas de trabalho. Para encontrar os talentos que a sua empresa precisa, existe um especialista habilitado para identificá-los e incorporá-los ao seu quadro de funcionários. Trata-se do profissional de Recursos Humanos, ou, profissional de RH.
 
Quando a sua empresa estiver crescendo, ele será o responsável por analisar e contratar os profissionais que você precisa para acompanhá-lo neste processo de crescimento. Além disso, ele tem a função de auxiliar os colaboradores, motivando-os quando necessário e mantendo-os alinhados com objetivos estratégicos e organizacionais da instituição.
 
Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais o que é o RH, o perfil do profissional desta área e quando você deve tê-lo em sua empresa.
 

Quem é o profissional de RH?

 
O profissional de RH é aquele inteiramente preocupado com as relações humanas no ambiente empresarial e que sabe tudo sobre recursos humanos. Não é à toa, que grande parte dos profissionais desta área têm formação em Psicologia, pois precisam entender, da melhor maneira possível, os anseios de cada profissional que selecionam para entrar no quadro de funcionários de uma empresa e alinhar estes anseios às expectativas da organização, que está contratando um talento para que ele possa contribuir no alcance de suas metas e objetivos.
 
Veja que o papel do RH é de fundamental importância para tornar um negócio próspero, pois ele vai tratar diretamente com o capital humano da empresa, que é quem vai ajudar e apoiar o empreendedor a alcançar os resultados que tanto almeja. Para isso, é necessário que este profissional tenha características, competências e habilidades como carisma, empatia, espírito apaziguador, organização, bom relacionamento interpessoal, sensibilidade para lidar com as expectativas dos colaboradores e da empresa como um todo.
 
Além disso, o profissional de Recursos Humanos precisa ter um entendimento sobre leis trabalhistas, bem como auxiliar na elaboração de um plano de cargos e salários eficiente, para, assim, manter os colaboradores satisfeitos dentro da organização. Esta também é uma das preocupações que este profissional precisa ter, ou seja, é necessário que ele encontre mecanismos para entender como anda o clima organizacional, fazendo isso por meio de pesquisas junto aos colaboradores, com o intuito de compreender se os mesmos estão satisfeitos e o que pode ser feito que estes mantenham-se motivados constantemente.
 
Outro ponto de atuação do RH é na hora demissão, um momento crítico, que requer empatia, sensibilidade e firmeza suficientes para lidar com uma situação que pode deixar a pessoa que está sendo demitida altamente desmotivada. Além de conversar com o colaborador, o profissional de RH também organiza os documentos necessários para a efetivação da demissão, analisando quais serão os direitos e deveres de empregado e empregador.
 

Qual o momento ideal para contratá-lo?

 
A partir do momento que a sua empresa começa a crescer, você precisa pensar que necessita de profissionais qualificados para acompanhá-lo ao longo deste crescimento. É neste momento que surge a necessidade de contratar o profissional de RH, para que ele contribua no sentido de ajudá-lo a encontrar estes profissionais, bem como a organizar os processos de contratações, demissões, de folha de pagamento, clima organizacional, entre outros.
 
Outro benefício que a contratação de um profissional de RH pode trazer à sua organização é mostrar, não só à sociedade, mas também aos seus colaboradores o quanto os valoriza e entende que, para a empresa obter bons resultados, é necessário desenvolver os talentos existentes em seu quadro, o que só acontece por meio do setor de recursos humanos.
 
A consequência disso, é a retenção de talentos, aumento da produtividade e a diminuição dos índices de turnover, já que todos os colaboradores vão se sentir valorizados e vão se empenhar para se desenvolverem dentro da empresa.
 

O que as empresas esperam do profissional de RH atualmente?

 
Muito mais do que realizar recrutamento e seleção e lidar com folha de pagamento, o profissional de RH precisa participar e auxiliar empresários e empreendedores a alcançarem os objetivos planejados, exigindo-se assim que ele atue de forma estratégica para isso. Nesse sentido, é necessário ter alguém em sua empresa com uma visão de negócios bem desenvolvida, algo que vai além da habilidade de lidar com os recursos humanos.
 
Diante disso, hoje, muitos profissionais que ocupam o cargo de gestores de RH não têm, necessariamente, a formação em psicologia, pois este profissional precisa atuar de forma mais ampla, podendo ser formado em Administração de Empresas, Gestão de Negócios, Contabilidade, Economia, Direito, entre outras áreas das Ciências Humanas.
 
O que é primordial, é que o profissional de RH participe estrategicamente, propondo soluções inovadoras, que tragam vantagens competitivas às empresas, principalmente por meio do capital humano. Percebe-se que ter um profissional de RH na sua empresa já não se trata mais de algo opcional, deve fazer parte da estratégia de crescimento que você, junto a seus gestores, vai elaborar para a empresa.
 
Agora me conte, você acha que já está na hora de investir no departamento de Recursos Humanos, ou ainda dá para esperar mais um pouco? Deixe o seu comentário e se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.