Marketing: quanto minha empresa deve investir?

Marketing: quanto minha empresa deve investir?

Os investimentos financeiros de uma empresa devem ser planejados com assertividade para que tragam os melhores resultados possíveis e, obviamente, isso inclui os investimentos em marketing. Durante muito tempo, existiu o mito de que somente grandes empresas poderiam/deveriam investir em marketing, contudo, nos últimos anos, essa máxima se desfez e as pequenas e médias corporações descobriram os benefícios de dedicar parte do seu orçamento para esse setor.
 

Investimentos Financeiros em Marketing

 
Os melhores investimentos para empresas de todos os portes são aqueles que trazem retorno para as mesmas. Isso quer dizer que investir em marketing pode ser bastante positivo, uma vez que permite à companhia conquistar uma fatia maior do seu mercado e se consolidar com uma imagem forte. A principal questão que surge diz respeito ao tamanho do aporte que deverá ser realizado para ações.
 
A primeira coisa que se deve deixar clara, é que as empresas não precisam ter um departamento de marketing instalado ou contar com muitos funcionários nesse setor. O planejamento e execução das ações pode ficar por conta de uma companhia terceirizada. O que deve ser estabelecido desde o início é o tamanho do investimento que será feito, isto é, criar um planejamento que também é conhecido como plano de marketing.
 

Plano de Marketing – Trabalhando Com os Melhores Investimentos

 
Todo e qualquer investimento deve ser resultado de um amplo estudo que leve em consideração todas as possibilidades do mercado e, assim, faça com que os recursos da companhia tenham os destinos mais assertivos. O desenvolvimento desse plano de marketing deve considerar uma lista de possíveis ações (divididas em duas categorias: off-line e online), cronograma adequado com os diferentes momentos da empresa no mercado e definição de objetivos.
 
O planejamento tem como objetivo determinar o que é relevante para posicionar a empresa em questão no mercado, bem como o tamanho do investimento que deverá ser realizado. Tendo o conhecimento das ações que serão realizadas, é mais fácil saber de quanto deve ser o aporte financeiro, bem como planejar como esses recursos serão reunidos.
 

Distribuição do Investimento Para Diferentes Canais

 
O principal segredo para que as empresas façam investimentos inteligentes em marketing está em saber como distribuir os recursos para diferentes canais. Basicamente, os investimentos de marketing podem ser divididos em duas categorias: off-line e online. Nos últimos anos, os meios digitais têm ganhado mais força no que diz respeito a impacto de consumidores.
 
Isso significa que cada vez mais as empresas têm dedicado uma fatia maior do seu orçamento para esses canais. Contudo, o marketing direcionado para peças convencionais, como cartões de visita, flyers, folders, catálogos, anúncios impressos, entre outros, ainda apresenta bons resultados que não devem ser desconsiderados.
 

Orçamento de Investimentos em Marketing

 
Para que as ações de marketing programadas possam ser cumpridas de acordo com o cronograma estabelecido, é essencial que se mantenha a regularidade da entrada de recursos para o marketing. Uma forma de garantir que o marketing não perca o fôlego, é estabelecer que os investimentos sejam feitos de maneira constante.
 
A frequência da entrada de recursos pode acontecer de duas maneiras, a primeira delas através da determinação de uma média de valor para cada mês ou, então, observando detalhadamente as ações de cada mês, de maneira a chegar a um valor específico para cada momento. Algumas empresas trabalham com foco na sazonalidade, tendo períodos do ano em que precisam se dedicar mais a estar em destaque no seu mercado.
 

Análise da Concorrência

 
Um fator que pode servir de medida em relação a quanto investir no marketing de uma companhia, é verificar e analisar o quanto as concorrentes estão investindo. Estar em condições de igualdade com as concorrentes é fundamental conquistar uma fatia do mercado para chamar de sua. Contudo, não se deve ter apenas a ideia de perseguir a concorrência em vista para a definição dos investimentos de marketing da sua empresa.
 

Quanto a Empresa Deve Investir em Marketing?

 
Essa pergunta deve ser respondida com cautela, pois nem sempre a efetividade do marketing está ligada a grandes quantias investidas. O trabalho criativo e dedicação aos meios digitais pode tornar os investimentos massivamente menores. Cada organização deve fazer a sua própria avaliação financeira e de mercado para chegar ao valor que deve investir para se destacar e quanto tem em caixa para essa tarefa.
 
Em alguns casos, pode acontecer de o valor disponível ser inferior ao que a empresa necessitaria para fazer frente aos seus concorrentes. Contudo, não se pode desanimar e nem esquecer que sempre existem soluções que demandam menos recursos financeiros. Muitos negócios conquistam seu lugar de destaque no mercado a partir de recursos que apostam muito mais na criatividade.
 
O que você achou dessas dicas para definir o valor a ser investido na área de marketing da sua empresa? Deixe seu comentário e me conte como as observações acima contribuíram!