Dicas para abrir um negócio com pouco dinheiro

Dicas para abrir um negócio com pouco dinheiro

Você tem o sonho de abrir empresa, mas não tem um grande capital para investir? Saiba que essa é a realidade de muitos brasileiros, porém, alguns deles conseguem dar início a negócios com bom retorno financeiro, investindo relativamente pouco. O segredo está em usar a criatividade para encontrar atividades empresariais que sejam fáceis de colocar em prática e não exijam uma estrutura amplamente desenvolvida.

Vai abrir um negócio e precisa de ajuda? Acesse meu canal e confira as dicas. Inscreva-se!

O Que Considerar Para Abrir Empresa Com Pouco Dinheiro?

O primeiro passo para se tornar empreendedor é saber como abrir uma empresa considerando toda a burocracia que isso envolve. Para entrar com o pé direito, é importante que a sua companhia já chegue ao mercado regularizada, isto é, fora da informalidade. Para essa regularização é necessário investir tempo e dinheiro.

Todo tipo de negócio envolve investimento inicial de algum tamanho, contudo, alguns menos do que outros. Embora seja possível solicitar empréstimos a bancos ou a familiares para colocar em prática seus planos empresariais, recomendo a aposta em aportes menores e dentro do seu capital pessoal. Assim a sua organização não começa já com dívidas!

Ideias de Negócios Para Abrir Com Pouco Investimento

Abaixo listei algumas dicas de segmentos empresariais que permitem abrir empresa com investimentos menores.

Reparo e costura de roupas

Um dos nichos de negócios que mais precisa de bons profissionais é o de costura, então se você é qualificado e tem uma máquina própria pode aproveitar para se inserir nesse mercado. A nova companhia pode apostar tanto no atendimento de pessoas físicas como de empresas que tenham demanda por uniformes. Dentre os gastos para tirar a ideia do papel estão a compra de materiais de costura e estrutura para receber os clientes, pode ser uma sala na sua casa.

Venda de peças de arte

Pessoas que têm dons artísticos, como pintar ou esculpir, podem investir na venda de suas peças como um negócio futuramente lucrativo. A venda pode se dar através da criação de uma loja virtual ou mesmo de um espaço físico, que pode ser montado no seu próprio ateliê/casa. Seja criativo para ter um ambiente bonito e aconchegante para receber seus clientes, mas sem necessariamente precisar de muito dinheiro.

Produtos alimentícios artesanais

Quem tem dotes culinários pode aproveitá-los para entrar num dos segmentos de mercado que mais crescem, o de produtos artesanais. Geleias, óleos, molhos, biscoitos, trufas, entre outros itens, podem ser feitos em casa – desde que seguindo todas as exigências da vigilância sanitária – e ser vendidos em restaurantes, pequenos mercados, lojas de alimentos entre outros. Também é possível vendê-los para festas e como lembrancinhas.

Consertos de eletrônicos e eletrodomésticos

Hoje em dia, os custos de serviços de reparos de eletrônicos e eletrodomésticos estão bem altos e os consumidores buscam soluções mais em conta. Assim se tem uma grande oportunidade, aqueles que têm habilidades para consertos podem ter em casa um ambiente para fazer os reparos dos itens dos vizinhos e moradores da região. O investimento inicial fica por conta das ferramentas.

Desenvolvimento de sites e design gráfico

Os designers podem oferecer seus serviços online entrando em contato com clientes de todo o Brasil. Para ter mais efetividade nesse contato é importante ter um portfólio online com peças desenvolvidas pelo profissional. Por ser um tipo de negócio que não exige contato pessoal com os clientes, pode ser tocado de um ambiente doméstico. Abrir empresa na área de design pode ser mais barato do que parece.

Revenda de produtos

Uma possibilidade para quem deseja ter uma atividade autônoma é investir na revenda de produtos. Isso pode ser feito tornando-se um revendedor, um representante de vendas ou, até mesmo, iniciando a distribuição de itens de uma determinada marca. Para aqueles que estão pensando em começar com uma carteira de clientes de distribuição maior, fica a dica de que o investimento poderá ser um pouco mais pesado para a formação de um estoque.

Empresa de cuidadores de animais

Dica especial para quem tem afinidades com animais, se você já cuida e gosta do seu bichinho de estimação, por que não oferecer esse serviço? Cada vez mais as pessoas buscam empresas confiáveis para deixar os seus amigos bichos enquanto precisam se ausentar para viagens. Tendo um espaço adequado em casa, ficará muito mais fácil se tornar um cuidador de animais. É possível, até mesmo, expandir o negócio contratando outros cuidadores.

Atendimento de personal trainer

Profissionais das áreas de educação física podem investir em abrir empresa de serviços de personal trainer. Com a falta de tempo para cuidar do corpo, as pessoas estão cada vez mais buscando esse tipo de serviço. O personal é responsável por estabelecer uma rotina de atividades físicas especialmente pensada para os seus clientes, assim como dar dicas de vida saudável. É um negócio que não exige grande investimento, basta fazer anúncios dos serviços.

Gostou das dicas de negócios que podem ser abertos com pouco dinheiro? Deixe seu comentário!

Saiba mais como abrir o próprio negócio e fique por dentro das dicas fresquinhas que separei pra você lá no meu canal. Confere lá!