Saiba como aplicar o sistema de informação gerencial a sua empresa

Saiba como aplicar o sistema de informação gerencial a sua empresa

Não se pode negar que cada dia mais o empreendedor tem recursos eletrônicos para ajudar na administração da sua empresa. Sejam aqueles aplicativos que organizam demandas até o uso de inteligência artificial para gerar relatórios extremamente precisos sobre suas vendas. O uso dessas tecnologias ajuda muito o empresário e a organização a fazer planejamentos que vão além do pensamento básico sobre ações de marketing, vendas e cálculos de faturamento.
 

Como os Sistemas de informação podem ajudar?

 
Com toda a certeza, a tecnologia de informação tem muito a ajudar dentro de uma organização ao unir e transformar dados soltos em fontes de informações importantes para a empresa, como organizar projetos, automatizar processos de marketing, e assim por diante. É claro que uma inteligência humana deve estar por trás desse comando, mas a solução de problemas hoje pode ser repassada para um sistema de informação ajudar muito na tomada de decisões mais assertivas. Para isso é importante processar os dados da empresa, decodificá-los e entender se o sistema requerido é aberto ou fechado, ou seja, se sofre influência de ações externas ou não.
 

Alcançando objetivos maiores com a ajuda de um sistema de informação gerencial

 
Dentro de uma organização, é importante que todos os dados de clientes, operações, entregas e gerenciamento estejam todos unidos num mesmo lugar e acessível a todos os responsáveis. Com um sistema de informação completo, é possível visualizar todas as demandas, o andamento das ações e a fazer uma gestão das informações de cada cliente. Portanto, o suporte ao planejamento e o controle da organização da empresa podem sim, ser totalmente virtuais. Com um sistema de informação gerencial, a tomada de decisão se torna mais assertiva, pois todo esse processo passa a fazer parte de sistemas que, ao se unirem, dão um panorama completo para o empreendedor resolver o que fazer.
 
Também chamados de SIG’s, os sistemas de informação gerencial são os responsáveis por reunir todos os dados necessários para auxiliar no momento em que um empreendedor precisa escolher um caminho a ser seguido. E não só isso, mas também é esse tipo de sistema que ajuda a reunir informações sobre gestão de projetos e de equipes, informações essenciais para que pessoas sejam realocadas, demandas ajustadas e prazos renegociados. Quando tudo que o empreendedor precisar saber estiver no sistema e a sua inteligência o ajudar a resolver o problema, relatórios são disponibilizados pelo sistema e novos dados e informações são disponibilizadas.
 

Como implantar o SIG em sua empresa – Passos básicos

 
Mesmo sendo efetivo, saiba que o SIG não se resolve sozinho os problemas, pois sem a força mental humana por trás para interpretar os dados não há como gerenciar efetivamente tudo que acontece em sua empresa. Por isso, é muito importante entender que para seu sistema de informação ajude a sua organização por completo, é importante que:
 
• Haja o uso de um planejamento estratégico para guiar o sistema de informação e ajudar os gestores criar os futuros planos de ação;
• Todos os responsáveis devem ter acesso às informações, para que os setores responsáveis por cada etapa de cada processo consigam ver as demandas pelas quais são responsáveis e ter auxílio para gerenciar seu trabalho de forma correta.
• Ter um sistema de contabilidade já estabelecido e eficiente para que o SIG somente continue o trabalho;
• Nunca esquecer que sua empresa é feita de pessoas e não somente de um sistema de informação.
 

Vantagens do Sistema para sua empresa

 
Para obter sucesso nos processos internos da sua empresa, é muito importante lembrar-se do tripé de consolidação de marca que rege totalmente o que uma organização precisa: participação, produtividade e quantidade. Afinal, é essencial que todos os colaboradores participem dos processos para que cada vez mais os profissionais se sintam valorizados na empresa; a produtividade que deve ser eternamente otimizada e é claro, a quantidade, porque não se sobrevive vendendo pouco.
 
Mas dentro desse quadro geral de sustentação, estão ainda mais vantagens que tornam o uso dos sistemas de informações gerenciais ainda mais completos:
 
• Acesso às informações em qualquer hora e lugar;
Redução de custo na hora das operações de venda;
• Maior organização de projetos e demandas;
• Estrutura organizacional com maior fluxo de informações;
• Otimização da tomada de decisão já que assim o empreendedor consegue ter acesso mais rápido ao que precisa para fechar um negócio.
 

E as desvantagens e riscos?

 
Desvantagens em si, não existem, porém erros de atualização de dados podem acarretar em relatórios equivocados e acabar em planejamentos sem confirmação nos números apresentados. Por isso, um esforço manual é imprescindível para atualização e interpretação correta das informações que o sistema precisa para começar a trabalhar.
 
Por fim, podemos dizer que os sistemas de informação gerenciais são os responsáveis por automatizar vários processos dentro da empresa, mas sempre dependendo de uma mãozinha dos colaboradores e empreendedores que precisam manter as informações sempre atualizadas. O mais importante e inteligente nesse processo é que ele vislumbra tudo que já aconteceu na sua organização, o que tem acontecido e o que vai acontecer num futuro próximo, auxiliando os líderes a tomarem as melhores decisões. Por isso, quando uma empresa consegue manter eficaz todas as formas de comunicação dentro da organização, o seu sistema ajuda a conquistar sempre grandes resultados!