Smarketing: alinhando estratégias para melhores resultados de vendas

Smarketing: alinhando estratégias para melhores resultados de vendas

A palavra Smarketing é uma combinação de Sales (vendas) e Marketing. O conceito é, basicamente, a junção dos dois setores da empresa com o objetivo de alavancar as vendas e construir relacionamentos mais efetivos com os clientes. No smarketing as estratégias do setor de vendas são trabalhadas de maneira mais inteligente e com base em informações relevantes.
 

Entendendo o Conceito de Smarketing

 
O conceito de Smarketing se refere à criação de estratégias de vendas que levem em consideração o alinhamento estratégico do setor comercial e do setor de marketing da companhia. Embora sejam setores com objetivos próximos, criar oportunidades e fechar vendas, nem sempre há um diálogo estabelecido entre eles. Cabe ao Smarketing mudar essa realidade, adicionando mais oportunidades de crescimento e realização para a empresa.
 

Responsabilidade Mútua

 
Uma das características centrais do Smarketing é estabelecer metas passíveis de serem mensuradas para os dois setores envolvidos, de maneira que ambos assumam responsabilidade mútua pelos resultados esperados. Trata-se de um trabalho feito em conjunto, em que as ações de marketing são complementadas pelo volume de trabalho do setor de vendas. Somente com boa sintonia entre os setores é possível chegar a melhores resultados.
 

Como o Smarketing Pode Ser Positivo Para a Companhia?

 
Um conceito difundido entre os principais nomes do setor de administração é que existe certa rivalidade entre o setor de marketing e vendas nas companhias, de uma forma geral. A rotina do trabalho pode fazer com que esses setores se vejam como opostos e entendam que o outro dificulta a sua atuação. Nesse contexto, o Smarketing surge como a possibilidade de chegar à harmonia dentro da organização.
 
As empresas dependem dos lucros para sobreviver e a fonte de lucros é o cliente, logo, os dois principais setores com foco específico nesse público não podem se ver como inimigos numa trincheira. O alinhamento entre o marketing e o setor de vendas resulta no cumprimento de seus objetivos, o alcance de suas metas individuais, assim como aumento da lucratividade. Todos saem ganhando com o Smarketing, uma vez que os dois setores atingem os resultados esperados, a empresa lucra mais e o cliente recebe um atendimento melhor.
 

Dicas Para Colocar o Smarketing em Prática

 
Para que esse alinhamento seja transformado em estratégias de vendas e ações de marketing efetivas, é importante saber como fazer a implantação desse conceito. A seguir listei algumas dicas relevantes:
 

Estabelecimento de objetivos e metas comuns para os dois setores

 
Se a sua empresa vive a divisão entre o setor de marketing e vendas, saiba que, talvez, seja difícil no começo, mas que depois que o alinhamento engrenar os resultados serão observados rapidamente. O primeiro passo para promover esse alinhamento é estabelecer um conjunto de objetivos e metas comuns para os dois setores. Assim, um dependerá do outro para conseguir seu resultado individual.
 
Ambos setores devem opinar a respeito da possibilidade de atingir as metas traçadas. Os gestores do marketing e de vendas devem se reunir periodicamente para estabelecer juntos os objetivos. Cada gestor conhece particularmente o potencial de sua equipe e as dificuldades que têm em seu dia a dia, tendo propriedade para concordar ou não com os números estipulados para serem alcançados. Trabalhar com metas impossíveis para um dos setores não é a forma mais efetiva de se conquistar a harmonia.
 

Verificação periódica dos resultados

 
Os dois setores devem fazer acompanhamento e avaliação periódicos dos resultados obtidos individualmente, assim como em parceria. É interessante estabelecer dias específicos para que cada gestor analise como seu departamento está progredindo na realização das suas tarefas, assim como se o trabalho em parceria está acontecendo como deveria. Nas primeiras semanas, pode ser necessário fazer alguns ajustes, mas nada que não seja motivo para preocupação.
 

Comunicação efetiva

 
Os dois departamentos devem ter seus próprios canais de comunicação para que a equipe do marketing trabalhe nos materiais de divulgação tendo como base o que está sendo dito pela equipe de vendedores. Estabelecer duplas de funcionários dos setores pode ser uma forma assertiva de manter a comunicação ativa chegando a resultados mais harmônicos.
 

Reforçar o conceito de parceria

 
Uma das barreiras para o bom relacionamento de diferentes setores de uma mesma empresa é a ideia de que um deles tem mais privilégios em relação ao outro. A base para a construção de relacionamento entre diferentes departamentos está em deixar bem claro para os gestores e funcionários das equipes que todos os setores têm a mesma relevância.
 
A criação de momentos de confraternização entre as equipes pode contribuir para que essa relação se torne mais leve. O relacionamento pessoal entre os colaboradores tem influência nos bons resultados proporcionados pelo Smarketing. Não se pode esquecer, em nenhum momento, que se trata da administração de relações humanas.
 
O Smarketing tem como princípio básico o alinhamento do trabalho do departamento de marketing com o departamento de vendas para conseguir melhores resultados. Você já conhecia esse conceito? Deixe o seu comentário a respeito do assunto!