O que faz uma empresa de consultoria empresarial?

O que faz uma empresa de consultoria empresarial?

As empresas de consultoria atuam auxiliando as organizações a melhorar seu desempenho e a se tornarem mais eficientes. Os consultores analisam as empresas e criam soluções ao mesmo tempo em que as ajudam a atingir seus objetivos. Um empreendedor deve considerar a contratação de consultores de negócios quando sentir que precisa do auxílio de alguém mais experiente e capacitado, que lhe mostre a direção certa para alcançar o que deseja.
 

O Que um Consultor Faz?

 
Há uma série de razões pelas quais os empreendedores devem considerar contratar um serviço de consultoria. Esses profissionais poderão atuar das seguintes formas:
 
• Oferecendo seu conhecimento a respeito de um mercado específico;
 
• Identificando problemas existentes na empresa;
 
• Propondo soluções específicas para as lacunas;
 
• Ensinando e treinando funcionários;
 
• Analisando o quadro de funcionários e identificando se há alguém que não está agregando para o sucesso da empresa e também quem se destaca e faz a diferença;
 
• Usando sua influência a fim de conseguir investidores.
 

1ª Fase: Conhecendo a Empresa

 
A primeira etapa para qualquer consultor de negócios é a fase de descoberta, em que o objetivo é conhecer melhor o negócio do cliente. Um bom consultor de negócios dedica um bom tempo para aprender o máximo possível sobre a organização, conversando com o gestor e os funcionários. Isso pode incluir visitas frequentes à empresa, reunião com a diretoria e funcionários, análise das finanças, etc. Durante este processo, o profissional irá descobrir os detalhes da missão de uma empresa e quais as operações que estão sendo realizadas.
 

2ª Fase: A Fase de Avaliação

 
Uma vez que o profissional conheceu a fundo a organização, começa a fase da consultoria empresarial em que é realizada uma avaliação de tudo o que foi visto. Dessa forma, ele irá entender onde será necessário realizar mudanças. Isso inclui identificar os pontos fortes e fracos da empresa, bem como os problemas atuais e os que são previsíveis de acontecer caso a atitude da gestão, do empreendedor e de seus funcionários não mude.
 
Os pontos fracos podem incluir problemas já identificados pelos líderes, e novos problemas observados graças à experiência do consultor de empresas. O profissional também deve identificar oportunidades para crescimento, aumento dos lucros e da eficiência do negócio.
 

3ª Fase: As Soluções

 
Além de identificar problemas e oportunidades, um consultor de negócios deve desenvolver soluções para problemas e definir planos de ação para aproveitar as oportunidades.
 
Por exemplo: talvez uma empresa tenha um departamento de vendas bastante forte, porém com um departamento de marketing fraco. Esta é uma oportunidade para que se aumentem os recursos de marketing para, enfim, aproveitar toda a capacidade da equipe de vendas. Durante esta fase, é importante que o consultor e os funcionários da empresa mantenham uma comunicação aberta e clara.
 

4ª Fase: É Importante Aceitar as Críticas

 
É fundamental que o proprietário da empresa esteja aberto a ouvir as críticas do consultor e aceitá-las como construtivas, afinal ele foi contratado exatamente para identificar os pontos fracos da organização e torná-los fortes. O consultor de negócios irá levar objetividade e um ponto de vista imparcial, enquanto o dono, por fazer parte da empresa, pode ter dificuldades para aceitar seus erros ou perceber o que não vai tão bem e pode ser melhorado.
 
Obviamente, o empreendedor deve dar a sua opinião sempre que achar necessário, pois elas podem tornar o processo ainda mais enriquecedor. Por mais que um consultor empresarial seja experiente e tenha bastante conhecimento, o gestor conhece como ninguém sua empresa e certamente tem muito a agregar.
 

5ª Fase: Reestruturação da Empresa

 
Uma vez que o empresário e o consultor entrarem em um consenso sobre o plano a ser executado, o consultor deve entrar na última parte do trabalho, que é a de reestruturação. Nesta fase, o profissional deve atuar explicando os passos para todos os interessados, bem como monitorar o progresso na execução do plano de ações e realizar ajustes conforme for necessário.
 

Como Encontrar um Consultor Empresarial

 
Agora que você entendeu melhor o que é consultoria, é hora de saber o que fazer para encontrar um bom profissional para a sua empresa. O consultor deve ter experiência no seu ramo de atuação ou com o tipo de problema que o seu negócio está enfrentando ou meta que deseja alcançar. Ao contratar uma empresa de consultoria, certifique-se de que ela tem boas referências e que o profissional conte com as habilidades que o seu empreendimento precisa.
 
Qualquer um pode se dizer consultor, mas é preciso uma combinação de muitas habilidades para ser um bom profissional e conselheiro de negócios. Também é importante verificar se ele tem a certificação e preparação necessária para atender seu tipo de empresa. Pesquise em sites e revistas especializados em consultorias, busque indicações com outros empresários até encontrar alguém qualificado e que passe confiança e credibilidade.
 
Contratar um serviço de consultoria empresarial não é algo barato, mas o feedback e o planejamento que esse serviço oferece pode ajudar a fazer sua empresa crescer, mudar e aumentar os lucros, ao mesmo tempo em que ajuda a garantir o sucesso no futuro, eliminando problemas e identificando boas oportunidades.
 
Gostou de saber mais sobre o trabalho de uma consultoria de negócios? Deixe seu comentário abaixo e aproveite e compartilhe o artigo em suas redes sociais!