Quais são as competências essenciais de sua empresa?

Quais são as competências essenciais de sua empresa?

Todas as pessoas são seres únicos, sejam no âmbito profissional ou pessoal, e partindo desse pressuposto, pensa-se que o modo como elas executam suas tarefas também é bastante peculiar. Ou seja, nunca uma empresa será igual à outra, por mais que se copiem os processos e procedimentos, já que o que muda e faz grande diferença, é o componente humano desse time. Entretanto, como sobressair-se em meio a um mar de concorrentes e ainda inovar de forma a garantir uma posição especial na vida do seu consumidor? A resposta é simples – encontrando suas competências essenciais.
 

Como descobrir suas competências essenciais

 
Ter uma competência essencial quer dizer que você faz algo que ninguém faz igual, talvez parecido, um pouco inspirado, mas nunca exatamente a mesma coisa. E dentro do mundo dos negócios esse é um tipo de característica que deve ser usada ao seu favor, empreendedor, afinal, essa será a forma de mostrar o quão especialista em algo você é.
 
Ao encontrar essa característica em você moldá-la ao seu universo e usufruir do máximo que ela pode oferecer, pois isso é o que garante uma trajetória de sucesso recheada de oportunidades positivas de crescimento. Para uma organização, isso é o que faz a diferença na hora do consumidor escolher uma ou outra marca, sem falar que quanto mais produtos e serviços diferenciados forem apresentados ao cliente final, mais confiança você ganha para se tornar referência na vida desse comprador.
 

E como as empresas fazem isso?

 
É muito importante que dentro do seu empreendimento você encontre algo que seja o melhor que a sua organização faz, a sua especialidade. Depois de entender qual o seu principal diferencial entre tantos concorrentes, ou melhor, o que você tem que eles não têm, é possível começar a trabalhar em cima de uma estratégia mais assertiva.
 
A ideia principal disso é conseguir criar soluções para seu negócio que se apliquem a todas as áreas da empresa. Como por exemplo, uma habilidade essencial do seu empreendimento é o atendimento exclusivo e diferenciado que você oferece aos seus clientes, que se sentem perfeitamente atendidos por seus profissionais. Para isso, você empreendedor criou uma cultura de atendimento pautada pela excelência, onde seus colaboradores são treinados e instruídos constantemente a oferecer a melhor experiência aos clientes. Portanto, sua competência essencial te levou um degrau acima, pois seus compradores têm isso como referencial, prezam exatamente isso e, em decorrência do bom atendimento, são fiéis ao seu negócio e indicam a outras pessoas.
 

O ponto central para competir no mercado

 
Não basta a empresa somente disponibilizar um serviço X assim como várias outras fazem, ela tem que ter algo que a diferencie das demais, ou seja, sua própria competência essencial. O próximo passo para competir no mercado é conseguir realizar e oferecer produtos também diferenciados, ser único no que você faz, seja qualidade, rapidez, durabilidade, oferta. Mas para que isso aconteça é muito importante que conheça seus clientes; esteja atento às tendências; desejos do consumidor e preveja o que ele um dia irá querer com o seu produto.
 
Aí está o ponto central: entender o comportamento de compra de quem consome a sua marca, saber decifrar estas informações, inovar ao criar seus novos produtos ou serviços e antecipar as necessidades que seus clientes terão. Vamos pensar juntos no seguinte exemplo: uma empresa que oferece serviço streaming de séries entende que cada vez mais seu consumidor quer assistir ao seu produto quando estiver indo ao trabalho, já que esse é um trajeto monótono e corriqueiro, porém, para isso, o usuário precisa ter uma boa banda larga de internet que carregue os dados necessários para ver os episódios. Antecipando essa necessidade do comprador, o serviço de streaming pode disponibilizar download dos títulos de seu catálogo off-line, permitindo que sejam assistidos mesmo sem conexão. Este é um exemplo de como usar sua competência essencial para mudar a vida do seu cliente.
 

Fatores que transformam a sua competência essencial em diferencial

 
Descobrir qual é a sua competência essencial, moldá-la para o seu universo de negócio, antecipar a demanda do seu cliente e ser diferente no mundo da concorrência parecem ser etapas bem complexas dos processos que garantem o seu sucesso. Porém, com alguns passos a serem seguidos, fica mais fácil ver a sua organização com outros olhos e oportunidades:
 
• Treinamento: você e nem seus colaboradores não podem estar parados no tempo, precisam, portanto, inovar estar em constante treinamento. Oferecer capacitação mostra valorização da empresa que aposta no desenvolvimento das competências de seus funcionários e tem isso como uma importante estratégia de crescimento do seu negócio.
 
• Mudanças: você, empreendedor, e seus colaboradores tem que entender que o mundo dos negócios está em constante mudança, logo, mudar processos obsoletos não é o fim do mundo. Muito pelo contrário, só traz pontos positivos para sua empresa que se renova à medida que entende que precisa acompanhar as mudanças de mercado. Crie novas oportunidade, setores, equipes, use todos que estão em sua empresa para formar algo maior e melhor.
 
• Elimine barreiras: as barreiras devem cair agora! Política de portas-abertas, integração, níveis organizacionais, novas formas de acomodar trabalhos são bastante importantes para realizar atividades mais unidas e metas mais alcançáveis. Abra sua mente!
 
• Integridade: trabalhar honestamente, de forma clara, transparente, justa e correta sempre foi e sempre será, a melhor forma de crescer e de conquistar bons resultados.
 
• Liderança: saiba como liderar, delegar, parabenizar, reconhecer, orientar, instruir seus colaborares, dar feedbacks, afinal, eles te ajudam a executar as tarefas e conquistar os sucessos. É muito importante ter uma visão estratégica no que tange à gestão de pessoas e fazer dela uma aliada de seu crescimento contínuo da sua empresa.
 
• Seja um bom líder: entenda que todos estão juntos nessa, por isso, tenha sempre seus colaboradores ao seu lado e seja um bom exemplo como líder.
 
Ao entender como seu negócio funciona, quais são suas particularidades e como pode melhorar constantemente, você empreendedor pode apostar no desenvolvimento efetivo de suas competências essenciais e aplicá-las de forma assertiva. Foque nisso, pois isso é que vai diferenciá-lo do mercado e ajudar a trazer resultados acima da média e levar seu negócio para o próximo nível.