Como aplicar o marketing indireto em minha empresa?

Como aplicar o marketing indireto em minha empresa?

Uma empresa que deseja se destacar no mercado atualmente, precisa investir em marketing, caso contrário, dificilmente será lembrada por seus possíveis clientes no processo de compra, já que, como diz o ditado – “Quem não é visto, não é lembrado”. Isso acontece, pois existe uma grande necessidade de se fazer presente na vida do consumidor, para que, no momento em que ele precisar do produto ou serviço que o seu negócio oferece, ele, automaticamente, lembre-se de você como seu fornecedor.
 
O marketing possui diversas vertentes com as quais você pode se utilizar para tornar o seu produto ou serviço mais relevante aos olhos do seu público-alvo. Entretanto, hoje, eu vou focar na forma mais sutil de divulgar a sua empresa, uma maneira que, para o seu cliente, será casual, mas para você, será totalmente intencional. Trata-se do Marketing Indireto e dos seus mecanismos que fazem com que a sua mensagem chegue ao cliente, sem que ele perceba, mas lembre-se de você na hora que surgir a necessidade da compra.
 
Descubra nas próximas linhas o que é o marketing indireto, como ele funciona e de que maneira ele pode ser útil ao seu negócio.
 

O que é Marketing Indireto

 
Você se recorda de estar assistindo a um filme, novela ou programa de televisão e sutilmente aparecer o produto de determinada marca? Sim? Isso quer dizer então que o Marketing Indireto desta empresa tem funcionado bem. Este tipo de publicidade nada mais é do que inserir mensagens publicitárias, de forma quase que imperceptível, nos meios de comunicação que citei acima, bem como em jogos de videogame, rádio, revistas, eventos e afins.
 
Fazendo isso, a probabilidade do seu público-alvo rejeitar a mensagem, o seu produto ou serviço, diminui consideravelmente e, as chances de ele pesquisar e adquirir o que você oferece, em um futuro próximo; são bem maiores.
 

Como utilizá-lo de maneira eficiente?

 
Agora que você já sabe o que é Marketing Indireto, vou mostrar como começar a elaborar estratégias eficientes e dar uma visibilidade ainda maior ao seu negócio. Saiba como a seguir:
 

Conheça bem seu público-alvo

 
O primeiro passo para utilizar este mecanismo a seu favor é entender, primeiramente, para quem a sua mensagem será direcionada. Conheça o seu cliente, saiba do que ele gosta, investigue sobre o seu perfil, sua idade, gênero, classe social, entre outros elementos, para que, assim, você possa compreender melhor como funciona o seu processo de compra e qual a maneira mais eficiente de chegar até ele.
 
Você pode fazer isso através de pesquisas de mercado, de satisfação, por exemplo, por telefone, e-mail ou presencialmente, caso se trate de uma loja física.
 

Onde o meu cliente está?

 
Após fazer todo esta investigação e traçar detalhadamente o perfil do seu consumidor, você estará pronto para ir ao seu encontro e lhe oferecer a melhor experiência de compra que ele já teve. Depois de conhecer o seu cliente, você terá as informações necessárias para saber se ele gosta mais de ler uma revista, navegar na internet ou assistir programas de televisão, por exemplo.
 
Isso lhe fornecerá o combustível necessário para chegar até ele com muito mais assertividade, seja através de um filme, de sua novela preferida ou de um evento do qual ele participe com frequência, utilizando exatamente a mensagem que ele deseja receber, para, em seguida, adquirir o que você está lhe oferecendo.
 

Não imponha nada

 
O segredo do marketing indireto é fazer com que o consumidor tenha a sensação de liberdade, de que foi ele quem escolheu, deliberadamente, adquirir o seu produto ou serviço, sem se sentir forçado a nada. Quantas e quantas vezes você já ouviu pessoas reclamando sobre o quão se sentem pressionadas e coagidas quando entram em uma loja e o vendedor insistentemente fica no seu pé para comprar algo? Você mesmo já deve ter passado por esta experiência, correto?
 
O ser humano não gosta de ser coagido e se o seu cliente se sente assim com relação à sua marca, a tendência é que ele fuja para os braços do concorrente mais próximo, que lhe dê a “liberdade” que ele precisa para iniciar um processo de compra. Neste sentido, é importante se lembrar de que, é preciso dar espaço ao seu consumidor e deixá-lo à vontade, na medida certa, para que assim as chances de ele fechar negócio com você aumentem na mesma proporção.
 
Nós, empresários e empreendedores, sabemos que fazer com que o nosso negócio se destaque neste mercado altamente competitivo em que vivemos hoje, é uma tarefa árdua e que deve acontecer diariamente, com bastante inteligência, estratégia e persistência. Mas, ao mesmo tempo, temos também a consciência de que existem diversos mecanismos que podem nos ajudar nesta intensa jornada, como é o caso do marketing indireto. Aproveite esta possibilidade, invista nas estratégias corretas e colha bons resultados.
 
O que você achou deste conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe meu artigo com seus amigos empreendedores em suas redes sociais.