Computação em nuvem - Pontos positivos e negativos de sua utilização

Computação em nuvem - Pontos positivos e negativos de sua utilização

A vida moderna trouxe ao ser humano uma necessidade de urgência nunca antes experimentada. Anteriormente, conseguíamos esperar e trabalhar melhor a nossa paciência para alcançar nossos sonhos e objetivos. Hoje, porém, esta realidade mudou bastante, pois queremos e necessitamos que as coisas aconteçam de forma muito mais acelerada.
 
Para atender à toda esta urgência, diversos mecanismos foram criados, com a ajuda da tecnologia. Muitas facilidades foram inseridas no contexto social, o que modificou, de forma significativa, a interação humana, principalmente no ambiente empresarial.
 
Estes mecanismos trazem facilidades essenciais, para que tudo aconteça com muito mais fluidez, do que era possível observar há alguns anos. É o caso da computação em nuvem, que nos permite salvar arquivos diversos online, sem a necessidade de ocupar espaço nos dispositivos que utilizamos.
 
Assim, hoje vou explicar um pouco mais a você o que é a computação em nuvem e quais são as vantagens e desvantagens que você pode ter ao implementá-la em sua empresa. Confira:
 

O que é Computação em Nuvem?

 
Computação em nuvem ou cloud computing nada mais é do que o armazenamento e compartilhamento de arquivos por meio da internet. São utilizadas plataformas, que permitem que seus usuários acessem os dados armazenados, a qualquer momento e aonde quer que estejam, basta ter acesso à internet, criar um login e uma senha.
 
Estes dados podem ser compartilhados com outras pessoas, tanto por meio de acesso direto à ferramenta de computação em nuvem escolhida, quanto através do envio de um link que também dá acesso aos arquivos desejados.
 
Empresas como a Amazon e a Google, tem suas próprias ferramentas de armazenamento em nuvem, que são bastante utilizadas por diversos tipos de empresas ao redor do mundo. No entanto, se você deseja algo específico, que esteja mais de acordo com a realidade de sua organização, basta contratar um servidor, que realize este tipo de serviço, para que assim, seja feito algo mais direcionado e personalizado para você.
 

Vantagens e desvantagens

 
Depois de saber o que é e como funciona a computação em nuvem, está na hora de entender, de que maneira ela pode beneficiar os seus negócios e quais desvantagens ela pode trazer a ele. Veja:
 

Vantagens

 

Memória livre

 
A partir do momento que você opta em utilizar a computação em nuvem na sua empresa, uma das primeiras vantagens que você e, consequentemente, seus colaboradores terão, está relacionada à memória dispositivos que vocês utilizam.
 
Acontece que todos os arquivos, dados e demais informações que se desejar, são armazenados diretamente em um servidor externo, o que evita que a memória do seu servidor interno, ou de dispositivos como, computador, notebook, celular, entre outros, fique cheia.
 

Do online para o offline

 
Lembra que no início do texto eu falei que era necessário ter acesso à internet para utilizar as ferramentas de computação em nuvem? Esta afirmação está correta, porém, muitas destas mesmas ferramentas possibilitam que o usuário também possa acessar os dados e as informações salvas, de maneira offline. Basta que os arquivos sejam salvos nesta modalidade e pronto, não é necessário ter internet para acessar uma plataforma de cloud computing.
 

Em qualquer lugar, a qualquer momento

 
Esteja aqui, em São Paulo ou em outros países, você e seus colaboradores podem acessar dados e arquivos no momento em que desejarem. Uma das grandes vantagens deste tipo de armazenamento na nuvem é esta, pois é necessário apenas acessar a ferramenta, digitar login e senha, e pronto, os arquivos estarão todos ali, à distância de um clique para serem utilizados.
 

Desvantagens

 

Custo

 
Para cada ação realizada pela empresa, existe um custo a ser adicionado no orçamento. No caso da computação em nuvem não seria diferente, já que você terá de contratar um servidor para atender especificamente às necessidades de seus colaboradores e da organização como um todo. Assim, é importante verificar qual a solução ideal, para não gastar demais.
 

Velocidade da internet

 
Para transferir os dados para a nuvem, é necessário ter acesso à uma internet de qualidade, com uma banda que lhe ofereça uma velocidade razoavelmente boa, caso contrário, dependendo do tamanho dos arquivos ou caso a conexão caia no meio da transferência, você só vai ser prejudicado.
 

Insegurança

 
Apesar dos arquivos serem criptografados, a partir do momento em que são armazenados na nuvem, muitas pessoas ainda sentem-se inseguras ao salvarem seus dados nestas ferramentas. Isso porque, seus usuários podem sofrer ataques de cibercriminosos e ter logins e senhas capturados, o que pode gerar um grande transtorno para a empresa no futuro.
 
Mesmo diante dos fatores negativos, acredito que os positivos os superam e muito, pois todas estas desvantagens têm soluções e podem ser resolvidas facilmente. Basta um pouco de esforço para isso. Assim, verifique a possibilidade de se investir nesta nova tecnologia, que só vai trazer diversos benefícios para o seu dia a dia e também para o de seus colaboradores, fazendo com que o trabalho seja realizado de forma ainda mais fluida e com que a produtividade aumente consideravelmente.
 
Gostou da ideia de utilizar a computação em nuvem a seu favor? Ou ainda tem medo e acha que isso pode ser um risco? Deixe o seu comentário me dizendo o que achou e continue me acompanhando, aqui, em minhas redes sociais e em meu canal no Youtube.