Como ser um líder imparcial?

Como ser um líder imparcial?

Se você tem mais de um filho é bem provavelmente que ame todos. Mas por qual deles tem certa preferência? Se você não sabe a resposta, ou não quer dizer para ser imparcial, pergunte para os seus filhos, pois eles certamente sabem. Agora vamos pensar na sua empresa e nos seus funcionários. Por qual deles você tem predileção? Também não sabe o que responder? Pergunte para a sua equipe e eles saberão quem é o preferido.
 
Este é um dilema que faz parte da vida de gestores, pais, professores e qualquer outra pessoa que exerça uma função de liderança. É difícil não demonstrar favoritismo por alguns funcionários. Há sempre um que tem mais talento e que produz os melhores resultados ou simplesmente alguém com quem você tenha mais empatia, afinidade e goste de conversar.
 
Os seres humanos são naturalmente tendenciosos. Os antecedentes familiares, a cultura e a experiência influenciam fortemente a forma como pensamos e as decisões que tomamos. Entretanto, a imparcialidade é uma característica fundamental em um líder para não criar um clima de injustiça e insatisfação em sua empresa.
 

O Que é Imparcialidade?

 
Imparcialidade significa justiça, ausência de favoritismo e de preconceitos.
 
Um líder imparcial é aquele que:
 
• Concentra-se em tomar boas decisões que beneficiem a todos, não apenas a alguns.
 
• Está preocupado em fazer o que é certo, não o que vai agradar a maioria das pessoas.
 
• Trata cada pessoa de forma diferente, de acordo com suas necessidades, mas sempre com a mesma importância.
 
• Aceita que alguns considerem suas decisões como injustas e tem consciência de que isso é normal.
 
• Não cede a caprichos de alguns e sempre sustenta as decisões que considera serem as corretas.
 
• Escuta cuidadosamente as pessoas para distinguir a verdade da mentira.
 
• Está sempre atento para perceber possíveis casos de discriminação e desonestidade dentro da empresa.
 
• Age com confiança no que acredita ser certo sem se preocupar no que os outros pensam.
 
• Consegue fazer mediação de conflitos levando em consideração apenas o fato em questão, sem se deixar levar por favoritismos.
 

Dicas Para Ser um Líder Imparcial

 
Se você quer ser um líder melhor; fazer o possível para ser justo é uma ótima maneira de começar. Algumas atitudes que irão te ajudar a ser imparcial são:
 
• Seja aberto e honesto em relação às razões por trás de suas decisões.
 
• Crie processos que sejam transparentes, para que as pessoas entendam como as decisões são tomadas.
 
• Ouça os dois lados da história e certifique-se de que a voz de todos seja ouvida.
 
• Comunique-se claramente com todos os funcionários da empresa.
 
• Trate todos com respeito e congruência e evite injustiças.
 

Qualidades de Um Líder Imparcial

 
Um bom líder de equipe precisa ter várias características que fazem com que as pessoas o sigam e confiem no que ele diz. A imparcialidade é uma das características mais importantes e, por meio dela, é possível colocar várias outras qualidades em prática. Veja quais são elas:
 

Comunicação

 
Os líderes imparciais se comunicam claramente com todos da empresa. A boa comunicação permite que todos estejam informados a respeito de tudo o que diz respeito ao trabalho de cada um. Obviamente, alguns cargos, como os de gerência, por exemplo, terão acesso a informações mais detalhadas do que outros funcionários. Porém, é fundamental que as informações que interessam a todos sejam passadas de forma clara.
 

Confiança

 
Para ser imparcial, um líder precisa estar confiante sobre suas habilidades, bem como em relação às habilidades dos membros de sua equipe. Ele deve ter segurança ao tomar decisões importantes que irão afetar seus funcionários. Além disso, a confiança faz com que os membros da equipe respeitem a autoridade do líder e se sintam mais seguros.
 

Respeito

 
Um líder deve ser respeitoso com todos os membros de sua equipe, igualmente. Isso inclui o tratamento oferecido a cada um e também o respeito às ideias e opiniões de todos. Dessa forma, todos os funcionários se sentirão mais à vontade para expor seus feedbacks e ideias.
 

Justiça

 
Imparcialidade e justiça andam juntas. Afinal é por meio da primeira que a segunda é colocada em prática. Um bom líder deve tratar os membros da sua equipe de forma justa, tanto na hora de elogiar quanto na hora de falar a respeito de algo que não saiu como o esperado.
 

Integridade

 
Um líder imparcial é honesto e aberto com os membros de sua equipe. Essa característica é uma das mais importantes para conquistar a confiança das pessoas na empresa.
 

Delegação

 
A imparcialidade deve estar presente também na hora de delegar tarefas. Assim nenhum funcionário ficará sobrecarregado ou deixado de lado em um projeto importante, por exemplo.
 

Negociação

 
O líder imparcial utiliza suas habilidades de negociação para chegar a um acordo no caso de um conflito no local de trabalho. Ele sempre ouve as duas partes a fim de encontrar a solução mais justa.
 
Entender o que é ser líder e como agir com imparcialidade é fundamental para que um gestor consiga ter uma relação saudável com seus colaboradores. Em um ambiente justo e imparcial, sem favoritismos, todos conseguirão trabalhar melhor e com muito mais confiança. Lembre-se disso e faça sua parte!