Quais são as vantagens de investimento Private Equity?

Quais são as vantagens de investimento Private Equity?

A modalidade de investimento chamada de private equity (traduzido como ativo privado) pode ser a oportunidade que a sua empresa estava esperando para conseguir um aporte financeiro com condições de mercado mais interessantes. Trata-se de uma modalidade em que uma companhia injeta capital em outra, normalmente a que recebe esse investimento é de pequeno ou médio porte. Vale a pena entender melhor como funciona.

Entenda o que é Private Equity

Basicamente, se trata de uma modalidade de investimento que nasceu e se consolidou nos Estados Unidos durante a década de 1980. O método é simples, uma organização dedicada a administrar investimentos realiza a compra de parte de outra companhia tornando-se então sua sócia. No período em que a sociedade for mantida a investidora contribuirá para alavancar o negócio. Quando tiver obtido uma valorização significativa faz a venda da sua parte.

É importante mencionar que a contribuição para a valorização da organização que teve parte adquirida se dá por meio de uma participação ativa na administração. Normalmente os empreendimentos que são mais visados para o private equity são aqueles de porte médio que apresentam grande potencial de crescimento e consolidação no mercado em médio e longo prazo. Em muitos casos esse investimento se dá imediatamente antes de uma inserção na bolsa de valores.

Private Equity x Venture Capital

Pode ser feita alguma confusão entre os conceitos de private equity e venture capital, no entanto, eles apresentam entre si diferenças cruciais. O venture capital se destina basicamente a startups, isto é, empresas que estão iniciando a sua trajetória no mercado e que apresentam alto potencial de crescimento.

Por sua vez o private equity é destinado a organizações de porte médio que apresentam potencial de crescimento, mas que já possuem faturamento significativo e um nome bem consolidado em seu segmento. Sendo assim embora os dois investimentos se destinem a companhias com potencial para expandir suas atividades atendem a públicos distintos.

Quais são as vantagens de investimento Private Equity?

Investimentos de linhas private equity ou venture capital (para o caso das startups) podem ser muito mais vantajosos do que somente a injeção de dinheiro. A seguir listei algumas das principais vantagens de contar com esse tipo de fundo de investimento.

1 – Injeção de conhecimentos

Além dos recursos financeiros geralmente esse tipo de investimento vem acompanhado de um arcabouço de conhecimentos de mercado. A ideia é acelerar o empreendimento e aumentar a participação da empresa em seu segmento, isso faz com que haja também uma contribuição de experiências por parte dos investidores.

2 – Melhora da qualidade da gestão do negócio

As companhias que se dedicam a realizar essa modalidade de aporte tendem a apresentar e instituir melhores práticas de governança corporativa. Com o passar do tempo a gestão passa a ser mais efetiva.

3 – Busca pela sustentabilidade

Para que o aporte financeiro seja realizado é importante que a organização passe por algumas mudanças significativas na maneira como se posiciona e gere suas finanças. Em médio e longo prazo isso gera uma maior sustentabilidade, isto é, se trabalha no presente para que no futuro se tenha melhores condições de crescer e se manter numa posição destacada.

4 – Mais credibilidade para a marca

Ser escolhida para o aporte financeiro de um fundo de investimentos faz com que a sua marca se torne naturalmente mais bem vista no mercado. O capital positivo para a imagem da empresa é praticamente imensurável. Credibilidade é um ativo que não tem preço e que pode se tornar especialmente relevante.

5 – Maior competitividade no mercado

Em grande parte dos casos as companhias que recebem o investimento private equity têm oportunidades de crescimento que não conseguem aproveitar pelo simples fato de não ter como competir com concorrentes melhor instaladas no mercado. Esse investimento é uma forma de aumentar o seu arsenal de ferramentas para se posicionar com mais assertividade diante dos desafios cotidianos.

Questões a serem consideradas

Para quem leu até aqui e acredita que sua companhia tem o perfil ideal para um investimento private equity – é de médio porte e tem potencial para expansão – deve estar atento a alguns questionamentos relevantes. O primeiro ponto a ser debatido é se o gestor tem ambição o bastante para se engajar na promoção do crescimento do empreendimento.

A segunda questão que deve ser colocada em pauta diz respeito ao seu desejo/desprendimento de vender parte da sua organização para o fundo investidor e depois permitir que essa parte seja negociada com um terceiro. Lembre-se que o sócio advindo do fundo private equity entra para o negócio com o mesmo poder que você para tomar decisões. Tenha certeza de que muitas coisas irão mudar com a chegada de um fundo private equity e isso deverá ser bem internalizado para que não se transforme num processo de retrocesso.

Gostou de conhecer mais sobre o private equity? Acredita que sua empresa se encaixa no perfil? Deixe seus comentários abaixo!

 Copyright:  559456981 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Alfa+Photo