Qual significado da sigla IPO?

Qual significado da sigla IPO?

Para abrir o capital de uma empresa e comercializar suas ações na bolsa de valores é importante se preparar para entender como todo o processo funciona e, assim, conseguir se beneficiar ao máximo desse tipo de transação. No artigo de hoje falarei a respeito da IPO, suas vantagens, desvantagens e em que casos é indicada.
 

O Que é IPO?

 
A sigla IPO significa Initial Public Offering ou, em português, Oferta Pública Inicial, e se refere ao ato de uma empresa abrir o seu capital para venda de ações pela primeira vez. Também chamada de abertura de capital, é o momento em que os donos do negócio abrem mão de uma parte dele para que pessoas interessadas se tornem acionistas. A principal razão que leva os proprietários de uma organização a abrir o seu capital é a captação de recursos, que geralmente são destinados à expansão da mesma.
 
Há alguns anos, a abertura de capital era algo apenas comum às grandes companhias. Hoje, porém, já existem casos de médias empresas que estão seguindo por esse caminho. Existe, inclusive, um programa de incentivo da BM&F Bovespa chamado “Vem Para a Bolsa”, que é destinado a negócios com faturamento de até 500 milhões por ano.
 

Vantagens e Desvantagens de Vender Ações na Bolsa de Valores

 

Vantagens

 
O principal benefício de realizar a oferta pública de ações através de um IPO é a capacidade de levantar capital rapidamente, atingindo um grande número de investidores. Uma empresa pode usar esse dinheiro para promover o negócio, seja na área de pesquisa, infraestrutura ou expansão. Além disso, organizações menos conhecidas podem gerar publicidade, aumentando assim as suas oportunidades de negócios.
 
Abrir o capital do seu negócio pode ajudá-lo a crescer e, com isso, atrair novos talentos para seu quadro de funcionários, oferecendo benefícios relacionados a isso, como o recebimento de ações como um complemento do salário, por exemplo. São muitas as vantagens que uma empresa pode ter ao realizar o IPO, cabe ao seu proprietário se preparar para tal e aproveitar de todas as vantagens.
 

Desvantagens

 
Uma grande desvantagem de realizar uma IPO é o tempo e as despesas que se gasta ao passar pelo processo. É comum que se leve de 6 a 9 meses para que os trâmites aconteçam, podendo até passar disso em alguns casos. Durante esse tempo, pode ser necessário que a equipe de gestão da companhia fique mais focada no IPO, o que pode prejudicar outras áreas. Além disso, existe um custo para realizar a abertura de capital, então é necessário analisar se realmente vale a pena no seu caso.
 
Outro ponto a ser considerado é que quando uma empresa abre seu capital, ela deve responder aos seus acionistas. Quando esses acionistas representam uma participação significativa, eles passam a ter direito de votar para no caso de decisões importantes, ou votar para escolher gerentes e diretores. A pressão que as empresas públicas sofrem, muitas vezes, as obriga a tomar decisões ruins, sacrificando o seu crescimento em um longo prazo em favor de lucros em um curto prazo.
 
O processo de abertura de capital por meio de um IPO pode ser complexo e demorado. Qualquer empresa que está considerando a possibilidade de realiza-lo precisa avaliar todas as vantagens e desvantagens envolvidas. É interessante, também, conversar com pessoas que já tenham passado por isso e possam contar sobre sua experiência.
 

Principais Motivos Para Realizar um IPO

 
Cada empresa tem uma motivação principal que a leva a realizar um IPO. Veja, a seguir, quais são as mais comuns:
 
Captação de Recursos: Como disse anteriormente, a captação de recursos costuma ser o principal motivo que leva o proprietário de uma empresa a realizar um IPO. Muitos preferem recorrer a esse método ao invés de fazer empréstimos e financiamentos, que possuem juros bastante altos. A abertura de capital é mais vantajosa porque os acionistas também têm interesse que a companhia se desenvolva, então podem abrir mão do seu retorno durante um período para colher os frutos disso a longo prazo.
 
Utilização de Ações Para Novos Investimentos: As ações da sua empresa podem servir como moeda de troca para que você se torne um investidor e resolva adquirir parte de outra companhia. Ao invés de desembolsar uma quantia em dinheiro você pode oferecer ações, o que lhe dará maior liberdade para colocar suas estratégias de investimento em prática.
 
Vantagem Competitiva: Uma empresa que abre o seu capital acaba se tornando mais conhecida no mercado, o que inclui o público, mídia especializada, investidores, etc. Isso é ótimo porque traz um grande benefício para a imagem do negócio, que passa a ser visto com maior credibilidade, e essa visibilidade é considerada uma grande vantagem competitiva.
 
Liquidez: Por meio da abertura de capital, a liquidez, que é o ato de transformar patrimônio em dinheiro, pode acontecer a qualquer momento. Sempre que achar necessário pode vender uma parte da sua cota para novos acionistas.
 
Como se pode perceber, realizar um IPO requer bastante dedicação, mas pode trazer diversos benefícios para um negócio. É importante avaliar todos os detalhes com cautela e, assim, tomar a decisão mais acertada. Gostou do artigo? Então aproveite e compartilhe-o em suas redes sociais!