Você sabe o que significa Workforce Management?

Você sabe o que significa Workforce Management?

O conceito de Workforce Management vem ganhando cada vez mais espaço nas organizações que desejam conquistar resultados mais relevantes e eficientes. Conhecer mais profundamente os colaboradores e alocá-los de acordo com as demandas dos clientes é fundamental para que a empresa se torne mais competitiva e produtiva. O foco no bom aproveitamento de todos os recursos da sua empresa, incluindo o capital humano, faz toda a diferença.
 

O Que é Workforce Management?

 
O sistema de administração da força de trabalho foi desenvolvido para acompanhar as principais metas da organização e, com isso, oferecer base para que ela tenha resultados mais impactantes no mercado. Nesse conceito estão englobados: informações sobre indicadores de performance, avaliação do trabalho realizado, entre outros dados que permitem corrigir os rumos de ações da companhia.
 

Como Funciona o Workforce Management?

 
São diversas as atividades que estão englobadas dentro do conceito de Workforce Management como, por exemplo, gestão de Recursos Humanos, planejamento de carreiras, acompanhamento de colaboradores, acompanhamento de projetos, entre outros. O principal objetivo é ter informações de base para que a empresa se torne mais produtiva e tenha um melhor aproveitamento do seu capital humano.
 

Benefícios do Workforce Management

 
A seguir listei os principais benefícios que o Workforce Management oferece para uma organização:
 
Mais qualidade para os colaboradores: As ferramentas de administração da força de trabalho permitem que a companhia organize a escala de trabalho com mais inteligência, fazendo divisão de turnos, atender de maneira mais assertiva as demandas dos clientes, entre outros.
 
Planejamento: Os dados colhidos através do trabalho de Workforce Management permitem fazer projeções mais precisas do volume de demanda, assim como as tendências do mercado futuro. Saber o que esperar para os próximos meses ajuda a fazer uma organização mais segura.
 
Elaboração de perfis dos colaboradores: Organizações que se preocupam com a definição de perfis dos seus colaboradores obtêm resultados melhores, pois conseguem posicioná-los estrategicamente em frentes de trabalho compatíveis com suas motivações e talentos. A satisfação no trabalho é muito importante para que o funcionário ofereça o máximo do seu potencial.
 
Regras de trabalho: Para que as companhias tenham uma rotina de trabalho mais assertiva, elas podem contar com o Workforce Management que, através de sua análise criteriosa dos recursos humanos, ajuda a estabelecer os melhores horários e turnos para cada colaborador.
 
Funcionários mais bem preparados: As informações que são obtidas por meio da administração da força de trabalho permitem que os colaboradores se tornem mais bem resolvidos, de maneira a ter mais jogo de cintura para tomar decisões em seu dia a dia.
 
Simular resultados: Poder fazer simulações que aproximem os dados da realidade e permitam vislumbrar os cenários futuros é fundamental para corrigir eventuais problemas que possam surgir durante a realização de projetos. Com o conceito de Workforce Management há todo um trabalho de análise da eficiência.
 

Principais Tendências de Workforce Management

 
Confira, a seguir, as principais tendências de Workforce Management para o futuro. São elas que ajudarão a tornar o mercado mais produtivo daqui alguns anos.
 

Diferentes Gerações Trabalhando Juntas

 
No futuro, será comum diferentes gerações trabalhando em conjunto, devido ao aumento da expectativa de vida do brasileiro, além das mudanças nas regras previdenciárias, que farão com que os trabalhadores dediquem mais anos ao mercado de trabalho. Um dos focos centrais do Workforce Management será tornar o ambiente de trabalho mais saudável para que essas diferentes gerações possam colaborar entre si, com o mínimo possível de atrito.
 

Recursos Humanos Focado em Estratégia

 
Essa área da empresa terá um papel efetivamente mais relevante, deixando de ser apenas um setor de contratação e demissão de funcionários. O departamento de Recursos Humanos trabalhará em conjunto com a companhia no fortalecimento de sua imagem corporativa. As ferramentas de administração de força de trabalho serão mais focadas nas competências dos colaboradores, visando que eles ofereçam os melhores resultados quanto possível.
 

Programas de Incentivo

 
Manter os funcionários de melhor rendimento no quadro de colaboradores da corporação será essencial para as principais empresas do mercado, de maneira que, além de buscar oferecer uma experiência interessante para os clientes, também será observado o dia a dia dos funcionários. A equipe será mantida engajada e estará pronta para oferecer os melhores resultados com a motivação de fazer parte de programas de incentivo com prêmios, que incluem viagens e bônus em dinheiro.
 

Automação Colaborando na Rotina de Trabalho

 
O processo de automação das atividades rotineiras é uma forma de tornar o tempo dos melhores funcionários mais bem aproveitados pela organização. Podendo se manter focados em questões ligadas à criatividade, os colaboradores se tornarão peças mais decisivas no cotidiano das empresas. Hoje em dia, os funcionários ainda perdem muito tempo realizando tarefas como envio de e-mails.
 
O que você achou do conceito de Workforce Management? Aproveite para deixar a sua opinião a respeito do assunto nos comentários e compartilhe o artigo com os seus amigos empresários!