O Absenteísmo entendido de forma simples - afinal onde está o problema?

O Absenteísmo entendido de forma simples - afinal onde está o problema?

Será que as coisas estão indo bem em sua empresa? Você sabe dizer se o absenteísmo é uma prática comum no seu ambiente de trabalho? Aliás, você sabe o que é o absenteísmo nas organizações? Muitos empresários podem não conhecer essa palavra tão comprida, mas o absenteísmo, com certeza, já aconteceu, ou ainda acontece, dentro do seu negócio.
 

O que é absenteísmo?

 
Absenteísmo vem da palavra – abster, que significa estar afastado ou ausente. Seguindo essa linha, o absenteísmo nas empresas nada mais é que a ausência de um funcionário do seu horário de trabalho e de suas atribuições.
 
Muitos são os motivos que levam a esse absenteísmo. Entre eles destaco – problemas de saúde, emocionais, financeiros, transporte, familiares, etc, ou, até mesmo, falta de motivação para o trabalho, vontade de sair do emprego (tentativa do funcionário de forçar a empresa a demiti-lo), problemas de relacionamento com os outros colaboradores, insatisfação com a empresa, entre outras razões.
 
Independentemente do motivo, o absenteísmo é sempre prejudicial para o seu negócio, pois a ausência constante de um funcionário provoca a não execução de suas tarefas e responsabilidades, o que atrasa as demandas, projetos, gera deficiência em seu departamento, prejudica seus colegas, sobrecarrega o restante da equipe e causa certa desmotivação nos outros colaboradores que todos os dias estão presentes.
 
O lado bom do absenteísmo é que, geralmente, ele vem acompanhado de questionamentos. Por que isso está acontecendo? O que está levando meu colaborador a se ausentar da empresa? Com essas perguntas você consegue, finalmente, perceber quando algo não está indo muito bem. É nesse momento em que é há a possibilidade de reconhecer alguns erros na equipe, má distribuição de tarefas, erro na contratação, sobrecarga, doenças do trabalho, processos erráticos e liderança ineficiente, por exemplo.
 

Quais são as razões que resultam no absenteísmo nas empresas?

 
Como citei acima, há algumas razões que não dependem da empresa para acontecer, como os problemas familiares, de saúde, econômicos, etc. Porém, a razão do absenteísmo muitas vezes está sim relacionada com o posicionamento da empresa. Veja alguns dos motivos que levam ao absenteísmo!
 

Falta de motivação

 
Não tem jeito. As pessoas precisam de motivação para trabalhar. E, você, como empresário precisa saber disso, precisa saber do que está acontecendo em sua empresa. Por isso, tome atitudes para motivar o trabalho dos seus colaboradores, ofereça reconhecimento, faça-se presente. Além disso, sempre peça feedbacks a eles. Fique atento, evite conflitos e ter um ruim no ambiente organizacional, ou o absenteísmo para perceber que algo não está indo bem.
 

Má liderança

 
Um bom líder é capaz de transformar uma equipe de funcionários. Líderes inexperientes podem não atribuir a função da melhor forma e fazer com que o colaborador falte por não receber as tarefas de acordo com seu cargo, por receber ordens de forma arbitrária, por não ser reconhecido e ser desrespeitado constantemente. Fique de olho! Sempre invista no desenvolvimento e habilidades das pessoas a quem você confia os cargos de liderança.
 

Infraestrutura inapropriada

 
A sua empresa oferece tudo o que um funcionário precisa para trabalhar? Quando você investiu na infraestrutura da organização, pensou no bem – estar e segurança de seus colaboradores? O espaço, equipamentos e instalações são essenciais. Quando são inapropriados, o colaborador pode se abster porque não tem tudo o que precisa para trabalhar, por sentir-se incomodado em um ambiente em que não atenda suas necessidades como profissional e, até mesmo, por corre riscos de desenvolver doenças ocupacionais, devido às más condições de trabalho.
 

Assédio moral

 
O assédio moral é um problema muito grave, mas que, infelizmente, ainda é realidade em algumas organizações. Esse é um dos motivos que mais contribuem para o absenteísmo nas empresas. O assédio deve ser tratado com muita seriedade e rigor por você empreendedor. É preciso ter uma cultura organizacional de respeito e integração, ver de perto todo o funcionamento da empresa, o relacionamento entre líderes e liderados, para não deixar que isso aconteça. Mantenha os olhos abertos!
 

Falta de comunicação

 
A comunicação interna é outro ponto fundamental para uma empresa. A falta de comunicação está entre as razões que levam os funcionários ao absenteísmo porque falta transparência, confiança e credibilidade por parte da instituição. Uma boa comunicação interna aliada a um bom endomarketing mostra que você não tem nada a esconder, que nada é feito por baixo dos panos, mas sim que sua empresa tem interesse seus funcionários participem e estejam a par de suas decisões, de tudo que é feito, de como funciona cada setor e dos seus projetos, por exemplo. Sem esta transparência, os profissionais sentem-se colocados de lado, e esta também é uma das razões que leva a desmotivação.
 
Além de identificar o absenteísmo nas empresas, é preciso reconhecer quando algo não está indo bem! Para chegar a estas conclusões é preciso acompanhar de perto, fazer parte do desenvolvimento, conhecer seus funcionários e fazer-se presente no dia a dia da empresa. Afinal, esse é o seu negócio!
 
Mantenha a sua equipe motivada, pois além de reduzir o absenteísmo, você também vai ter profissionais muito mais dedicados, comprometidos, dispostos, satisfeitos, engajados e motivados e, consequentemente, mais produtivos.
 
Agora que você já sabe o que é absenteísmo e como identificá-lo, fica ainda mais fácil corrigir o problema. Coloque estas dicas em prática, elimine este problema e leve seu negócio cada vez mais longe.
 
Gostou do artigo? Comente abaixo e compartilhe esta postagem em suas redes sociais!