Gestão de equipes para o crescimento da empresa

Gestão de equipes para o crescimento da empresa

Você já ouviu falar sobre gestão de equipes? Esse conceito tem ganhado cada vez mais espaço no mundo corporativo como importante diferencial competitivo. Muitos são os caminhos para alcançar a lucratividade e desenvolvimento organizacional, mas há quem defenda que o ponto de partida esteja mesmo dentro de casa, mais precisamente, no desempenho dos colaboradores. E eu sou um deles.
 
Sempre digo que os colaboradores são um dos principais parceiros de negócio mais importantes. Eles que fazem a empresa funcionar! Como mentor de empreendedores, no entanto, noto que os empresários de um modo geral têm dificuldade em administrar seus recursos humanos. Isso acontece principalmente porque grande parte dos líderes não sabe direcionar bem seu negócio, mas não tem esse mesmo sucesso enquanto gestores de pessoas. Alguns, inclusive, nem ao menos entendem a importância dessa ação.
 
Lidar com pessoas realmente é um desafio que exige preparo. A gestão de equipes é fundamental nesse contexto. Ao aplicá-la em sua empresa, você garantirá a construção de uma equipe sintonizada, engajada e mais motivada. E o melhor é que essa iniciativa está nas mãos de qualquer empresário (principalmente os donos de pequenas e médias empresas): na proximidade com sua equipe! Sabe do que estou falando aqui? De liderança!
 
Liderança é gerar resultados. 95% das pessoas precisam de gerenciamento e é justamente por isso que existem diversos seguidores e poucos líderes. Os indivíduos costumam se perder no seu dia a dia, na sua rotina. Quem organiza tudo isso? O líder! Ele tem o papel de intervir, cobrar, estabelecer processos, ou seja, puxar e orientar a equipe rumo ao resultado, fomentar sua produtividade, desenvolvimento e alta performance.
 
Isso sem contar que diversos colaboradores pedem demissão não exatamente de sua empresa, mas de seus gestores. Sem gestão de equipes adequada, a empresa sofre também com turnover, ou seja, a alta rotatividade.
 

Gestão de equipes: por onde começar?

 
Para aplicar a gestão de equipes na sua empresa, comece a investir em aperfeiçoamento da liderança. Liderar pessoas é extrair o máximo o potencial de cada uma para gerar resultados, além de criar um clima de inspiração na equipe para que todos possam participar e se responsabilizar. Dessa forma, sobra tempo para se dedicar à expansão dos negócios e não somente às problemáticas do dia a dia.
 
Permita-se conhecer melhor as técnicas de liderança para gerir adequadamente o ativo humano de sua empresa e invista em treinamentos para seus gestores. Para obter um bom trabalho em equipe se fazem necessárias competências fundamentais que podem ser desenvolvidas por meio de capacitações. Destaco aqui as técnicas para motivar e gerar comprometimento em cada liderado e capacidade de ouvir e dar feedbacks adequadamente.
 
Diante de um mercado globalizado e dinâmico como o atual, os empreendedores não podem se dar ao luxo de esperar que seus colaboradores se desenvolvam por conta própria. A forma de se movimentar para garantir o preparo de cada membro de seu negócio é por meio da gestão de equipes. Você só tem a ganhar com isso, porque começa a contar com profissionais capacitados adaptados à sua cultura organizacional. E existe arma mais poderosa do que essa para garantir a competitividade e colocar novas estratégias em ação?
 

Praticando a gestão de equipes

 
Os líderes, portanto, têm papel fundamental na gestão de equipes. Para colocá-la em prática, considero algumas atitudes muito importantes:
 

Lembrar que seus liderados são seres humanos

 
A rotina de trabalho faz com que muitos se esqueçam de que estão lidando com seres humanos. Os líderes, que precisam cobrar resultados e demandas, ficam ainda mais sujeitos a cometer esse erro e tratar seus subordinados como máquinas. Se souberem aplicar adequadamente a gestão de equipes, no entanto, procurarão compreender os problemas e motivações de cada membro de seu time para que possa ajudá-los sempre que for preciso, sem comprometer os resultados.
 

Deixar de ser o dono da verdade

 
Ainda existem muitos gestores que seguem a linha “mando e você obedece”. Não é como se comporta o líder que pratica corretamente a gestão de equipes. Ele deixa os subordinados à vontade para exporem sua opinião e as coloca em prática sempre que possível.
 

Saber delegar com confiança

 
Sem confiança não há trabalho em equipe. E para exercer a confiança, os líderes precisam saber delegar adequadamente as tarefas. Mais uma vez, conhecer cada membro de sua equipe é fundamental para distribuir as demandas com assertividade, além de explorar e desenvolver o potencial de cada um.
 

Fazer feedbacks constantes

 
Os feedbacks não ficam de fora da gestão de equipes. Como já mencionei, essa ferramenta se faz extremamente necessária por permitir que o líder dê retornos objetivos aos seus liderados. Isso é fundamental para aumentar a produtividade e melhorar seu desempenho individual e o trabalho em equipe.
 

Selecionar novos colaboradores dentro do perfil da equipe

 
A gestão de equipes também é importante no momento da contratação. Por conhecerem melhor o perfil de seu time, os líderes escolhem com mais assertividade os profissionais, que se adaptam mais rápido e com facilidade à equipe.
 

Descentralização: a chave do negócio

 
Outro grande desafio para os empreendedores que acaba prejudicando a gestão de equipes é centralização de tudo em suas mãos. Não à toa, isso acontece em empresas de pequeno e médio porte. Seus donos acreditam que tudo precisa passar por sua aprovação, muitas vezes, somente como forma de demonstrar o quanto são imprescindíveis para o funcionamento de seu negócio.
 
Se você se identificou com esse perfil, melhor começar a rever suas atitudes. A gestão centralizadora é totalmente contrária à gestão de equipes. Se você continuar fazendo as atividades rotineiras de sua empresa, quem será o responsável por avaliar o mercado, elaborar estratégias, trazer inovação? Levar seu negócio a outro nível, este é o seu papel! Divida o restante das tarefas com outros líderes e colaboradores.
 
Invista na formação de gente boa, treine-as para se tornarem verdadeiras lideranças e confie nelas para tocar o seu projeto. Elas, por sua vez, acreditarão em outros colaboradores para que dêem o máximo de contribuição. Somente trabalhando em equipe que a empresa conseguirá alcançar resultados extraordinários.
 
Espero que este conteúdo tenha gerado valor para você e para seu negócio! Quer mais sacadas de liderança e geração de resultados? Fique por aqui e inscreva-se no meu canal do YouTube!