Conheça o potencial de sua equipe através da Matriz 9 Box

Conheça o potencial de sua equipe através da Matriz 9 Box

Existem diversas ferramentas de gestão de desempenho bastante úteis para que os gestores possam utilizar para avaliar sua equipe e traçar estratégias para desenvolvê-la. A Matriz 9 Box é uma delas, e tem como objetivo conhecer melhor o potencial de cada profissional dentro da organização. Continue acompanhando e saiba como aplicá-la na sua empresa.
 

Matriz 9 Box: Ferramenta de Gestão de Desempenho

 
Por mais qualificados que sejam os seus colaboradores, é importante investir no desenvolvimento deles para que se tornem cada vez mais capacitados e continuem contribuindo com o sucesso do negócio. Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados para realizar isso de forma estratégica e, assim, fazer investimentos mais eficazes.
 
A Matriz 9 Box auxilia na avaliação do desempenho dos profissionais considerando sua atuação e o seu potencial para se desenvolver. Além disso, ela ajuda a identificar o pipeline de sucessão, ou seja, definir quem são os colaboradores que estão prontos para assumir uma vaga no caso de alguém ser promovido, entrar de licença, ser demitido, etc. Por ser completa e oferecer uma visão ampla, é muito utilizada por profissionais de recursos humanos, geralmente no fim de cada ano.
 

Apresentação da Matriz 9 Box

 
A Matriz 9 Box se apresenta da seguinte forma:
 
Desempenho: O eixo horizontal é o do desempenho, em que é sinalizado se o colaborador teve um desempenho alto, muito alto, médio, baixo ou muito abaixo do esperado. Por desempenho, considere os objetivos que os gestores definiram no início do ano, verificando se foram cumpridos ou não.
 
Potencial: O eixo vertical é o do potencial, para que se classifique o profissional em alto, médio e baixo. Ele avalia o nível de prontidão do funcionário para assumir atividades de maior nível de complexidade. Vale ressaltar que alguém que esteja no nível baixo, não significa que não tenha potencial, mas sim que precisa desenvolvê-lo. A ideia não é rotular ninguém, mas sim verificar o que precisa ser desenvolvido.
 
Após preencher as informações de desempenho e potencial, serão formadas nove caixas (quadros), que é o motivo pelo qual a ferramenta se chama 9 box. Então, é feito o cruzamento do potencial e do desempenho e chega-se ao resultado de cada profissional, que pode ser:
 
• Diamante bruto
 
• Forte desempenho
 
• Alto potencial
 
• Questionável
 
• Mantenedor
 
• Forte empenho
 
• Insuficiente
 
• Eficaz
 
• Comprometido
 
Após a análise é definido um plano de ação indicado para cada uma das caixas, que envolvem remuneração e movimentação, treinamento e desenvolvimento, plano de carreiras, sucessão, etc. São medidas estratégicas que deverão ser realizadas para que cada profissional seja aproveitado e desenvolvido de acordo com o seu potencial.
 

As Caixas Que Exigem Maior Atenção

 
É necessário ter maior atenção com aqueles colaboradores que foram classificados nas caixas de desempenho acima e abaixo do esperado. No caso daqueles de maior destaque do ano, eles são os talentos da empresa e, talvez, seja o momento de oferecer uma promoção, pois estão mais do que preparados para assumir novas responsabilidades.
 
As pessoas que ficaram com um alto potencial, mas não tiveram um bom desempenho ou as que desempenharam muito bem, mas foram vistas com um potencial baixo, precisam ser monitoradas. Dessa forma, será possível identificar quais são as barreiras que estão impedindo que desenvolvam melhor o seu potencial ou tenham um melhor desempenho.
 
Por fim, aqueles que tiveram desempenho e potencial baixos não precisam, necessariamente, ser demitidos. Entretanto, é necessário ter um plano de curto prazo para verificar se elas conseguem se desenvolver de forma mais satisfatória e continuar trazendo benefícios para a empresa. É importante dar essa oportunidade porque, muitas vezes, são grandes talentos que estão escondidos e abrir mão deles sem ter certeza sobre seu potencial pode ser uma grande perda para a organização.
 

Vantagens da Matriz 9 Box

 
A Matriz 9 Box oferece diversas vantagens para uma empresa conseguir conhecer melhor os seus talentos e, assim, saber como agir em relação a cada um. As principais vantagens são:
 
• Trata-se de uma ferramenta extremamente simples e fácil de ser entendida e aplicada.
 
• É uma ferramenta gratuita.
 
• Se os resultados forem usados da maneira certa, os resultados irão aparecer em pouco tempo.
 
• É ideal para criar um plano de sucessão para os cargos mais importantes da organização.
 
• Facilita que se analise o desempenho dos colaboradores e se defina melhores estratégias de desenvolvimento.
 
• Auxilia no desenvolvimento de metas claras de desenvolvimento, de acordo com o potencial e desempenho de cada profissional.
 
Além dessas, cada organização poderá encontrar outros benefícios que a Matriz 9 Box tem a oferecer. Inclusive é possível utilizar outras versões de matriz, que possuem mais caixas, como a 12 Box e a 16 Box, que são mais complexas e detalhadas. Porém, a 9 Box já é bastante eficaz e pode trazer diversas melhorias para a gestão de pessoas na organização, ajudando na identificação e desenvolvimento de talentos.
 
Você já conhecia a Matriz 9 Box? Acha que ela pode ser útil dentro da sua empresa? Deixe a sua opinião sobre a ferramenta nos comentários abaixo.