Saiba como motivar os colaboradores antigos de sua empresa

Saiba como motivar os colaboradores antigos de sua empresa

Muito se fala a respeito da importância de oferecer treinamentos e benefícios para atrair talentos. Entretanto, mais do que buscar novos profissionais, é importante entender como motivar funcionários antigos, para que continuem trabalhando de forma produtiva e contribuindo para o crescimento da empresa. Acompanhe o artigo e saiba como reter talentos de forma eficaz.
 

Como Motivar Funcionários e Mantê-los Produtivos

 
A palavra motivação é formada por duas outras, que são motivo e ação, ou seja, precisamos de motivos para agir. Quando estamos desmotivados tudo se torna mais difícil e as atividades que precisam realizar se transformam em obrigações. Com isso, perde-se o prazer e a paixão, que são fatores muito importantes para promover a criatividade e a produtividade.
 
Se você está em busca de maneiras de manter os seus funcionários antigos motivados, saiba que é possível fazer isso de maneiras simples. Confira algumas sugestões:
 

Oferecer Oportunidades de Aprendizado

 
Não é porque um funcionário já está há vários anos na empresa que ele já aprendeu tudo, sempre é possível se aprofundar mais em determinado assunto ou explorar novas áreas. Ao oferecer oportunidades de aprendizado aos seus colaboradores, um empresário está unindo o útil ao agradável, pois está motivando o profissional e agregando valor para o negócio.
 
Se o orçamento não permite que sejam oferecidos cursos de valor mais elevado aos funcionários, existem outras formas de promover o conhecimento. Um projeto interessante de ser implementado e que não possui custos é a rotatividade de funções, em que são feitas trocas de atividades por um período pré-definido. Além de promover o conhecimento, isso ajuda a melhorar o entrosamento da equipe, que passará a conhecer melhor o trabalho dos colegas.
 

Reconhecer os Esforços

 
Muitos empresários se esquecem de reconhecer os esforços de seus colaboradores mais antigos por acreditarem que eles já sabem que têm talento para o que fazem. Mas a verdade é que todo ser humano gosta de saber que está agindo de forma positiva. Isso funciona como um estímulo para que busque melhorar e se superar cada vez mais.
 
O reconhecimento pode ser feito das mais diversas formas, desde o oferecimento de bônus, dias de folga, promoções ou mesmo dando feedbacks aos funcionários. Entretanto, é importante manter sempre a sinceridade e não elogiar sem motivo, pois assim perde-se o propósito inicial e não se conseguirá os resultados esperados.
 

Oferecer Desafios

 
Depois de bastante tempo trabalhando em uma mesma empresa e realizando a mesma função, é natural que muitos profissionais se acomodem. Isso não é ruim apenas para a empresa, mas também para a pessoa, que deixa de ter aquele brilho nos olhos ao falar do seu trabalho. Para evitar que isso aconteça com a sua equipe, ofereça desafios para que eles se mantenham motivados a conquistar novos objetivos.
 
Não é apenas através de promoções que um profissional pode progredir, mas também por meio da aquisição de novos conhecimento e habilidades. A mesmice traz o tédio e a acomodação, o que impede que a organização inove e alcance novos patamares no mercado. Então, nunca deixe os seus funcionários trabalharem sem um propósito e ofereça a eles uma causa.
 

Mostre o Valor de Cada Função

 
Para saber como motivar uma equipe é necessário pensar que todos os colaboradores precisam entender o valor que possuem para a organização. Muitos profissionais possuem funções que não consideram importantes, o que faz com que percam a autoestima e se sintam desmotivados. Para evitar que isso aconteça na sua empresa, procure mostrar a importância que cada um tem.
 
Cada profissional deve entender como a sua função contribui para que a estratégia da companhia seja colocada em prática. Afinal, os colaboradores são como engrenagens e todos precisam trabalhar de forma coordenada para que a “máquina” funcione. Quando todos entendem verdadeiramente o seu papel dentro da visão maior da empresa, passam a se sentir mais motivados.
 

Realize Integrações Entre Funcionários Novos e Antigos

 
Uma equipe forte é aquela em que há diversidade em diversos aspectos, pois assim um complementa o outro e se consegue chegar a resultados muitos melhores. Por isso, é muito interessante integrar funcionários novos e antigos, pois a experiência irá se unir ao frescor, resultando em maior inovação e criatividade.
 
É muito importante incentivar os novos funcionários a aprenderem com aqueles que têm mais anos de casa. Os mais antigos, por sua vez, devem entender que os calouros também podem ter muito a ensinar a eles. Essa troca é extremamente positiva e precisa ser estimulada para que não haja um clima de competição entre os colaboradores, mas sim de cooperação.
 

Oferecer Promoções Também é Valido!

 
A promoção é a forma mais tradicional de valorizar colaboradores e continua sendo bastante válida. Quando um profissional passa anos realizando a sua função com excelência é sinal de que está pronto para assumir novas responsabilidades. Sempre que houver essa possibilidade, não deixe de promover aqueles que se mostrarem prontos para novos desafios. Ao promover funcionários antigos, além de estar valorizando-os, a empresa estará mostrando aos mais novos que sabe reconhecer os esforços da sua equipe.
 
Como você faz para motivar os seus funcionários antigos? Conte-me nos comentários.