A boa convivência no ambiente de trabalho é a base para ter equipes mais produtivas e criativas. Dificilmente os profissionais dedicam o seu melhor ao trabalho quando se sentem insatisfeitos ou irritados com os colegas o tempo todo. O dono da empresa pode e deve adotar algumas estratégias que melhorem o clima organizacional, com certeza terá reflexos bastante positivos nos lucros da organização.

Dicas Para Manter a Boa Convivência no Ambiente de Trabalho

Quem administra o próprio negócio com certeza já passou por várias situações difíceis envolvendo questões de âmbito pessoal dos seus colaboradores. Não adianta se enganar acreditando que suas tarefas se resumem a pagar o salário dos seus funcionários no final do mês, oferecer a eles um ambiente saudável de convivência além de ser um dever ético é essencial para ter maior produtividade.

Para quem ainda tem dificuldade no quesito administração de pessoal listei algumas dicas de medidas que podem contribuir para que a convivência se mantenha com mais tranquilidade. Continue lendo e faça a sua parte!

– Seja empático

Empatia é uma das palavras-chave para ter um ambiente de trabalho mais tranquilo e harmonioso. A capacidade de se colocar no lugar do outro contribui para entender como ele se sente em relação a uma série de questões sejam de convivência com os colegas ou mesmo de trabalho. O dono da companhia deve se esforçar para ser presente no cotidiano corporativo conhecendo bem as pessoas com quem trabalha.

Quando se percebe que um setor se tornou menos produtivo é essencial conversar com as pessoas que o compõem e tentar identificar onde está o problema para resolvê-lo. Criar um ambiente em que os colaboradores se sintam seguros para falar sobre suas dificuldades é o primeiro passo para conquistar a harmonia.

– Estimule a comunicação oral

Sabemos que no dia a dia de uma companhia não há tempo para usar somente a comunicação oral, contudo, nem tudo precisa mesmo ser enviado por e-mail ou aplicativo. Para reduzir a chance de mal-entendidos e colaboradores que estão sempre chateados com os colegas – pela falta de entonação das mensagens escritas – estimule que os funcionários vão até as mesmas uns dos outros. A comunicação entre as pessoas no ambiente de trabalho contribui para que elas trabalhem com mais assertividade.

– Tenha diplomacia

Como dono da empresa é necessário que você tenha um comportamento diplomático mesmo com os funcionários mais complicados, algumas pessoas têm o dom de tirar os outros do sério, mas você não pode se deixar levar. Se houver situações de problemas entre funcionários é importante chamar os envolvidos individualmente para conversar e posteriormente fazer uma reunião com todos.

O objetivo do primeiro contato é se inteirar de quais são os problemas do ponto de vista de cada indivíduo e depois conseguir ter uma conversa em grupo em que cada um identifique os pontos em que está errado. Somente com uma conversa franca será possível chegar a um denominador comum e resolver de verdade a questão. Um grande erro que alguns gestores cometem em situações como essa é achar que basta repreender os funcionários e esperar que eles se comportem como devem.

– Tenha cuidado com a exaltação do sucesso de alguns funcionários

O dono de uma empresa deve ter muito cuidado com a forma como reconhece e agradece o trabalho de determinados colaboradores. Mesmo que o indivíduo em questão seja sensacional lembre-se que não adianta exaltar uma pessoa deixando as demais para baixo. Além de criar certa animosidade entre os próprios colaboradores esse comportamento pode fazer com que indivíduos que tinham condições de brilhar se mantenham ofuscados.

Preciso deixar claro que não estou dizendo para não reconhecer os bons feitos dos seus melhores funcionários, mas sim ter medida para a forma como vai elogiá-los diante dos demais. Para reduzir a presença de sentimentos ruins como inveja dentro do ambiente de trabalho é interessante instituir na sua organização algumas políticas que deem chances iguais para que os colaboradores demonstrem seu valor e talento.

– Tenha regras a respeito de fofocas

O ambiente de trabalho deve ser usado para produzir e não para falar mal dos colegas, infelizmente, pode ser necessário estabelecer regras que evitem conversas inoportunas dentro dos limites da companhia. Para que o cafezinho ou mesmo as redes internas de comunicação da empresa se tornem centrais de fofoca determine como regra que assuntos pessoais sejam tratados fora do expediente.

Não aconselho criar regras como não permitir o relacionamento amoroso entre colaboradores ou até a amizade entre os colegas, mas sim deixar claro que é contra os valores da instituição tratar questões pessoais no horário de expediente. Fofocas que sejam identificadas como tal devem ter algum tipo de punição, isso evita inclusive a evolução para comportamentos danosos como assédio moral, por exemplo.

Gostou das dicas de como estabelecer boa convivência no ambiente de trabalho? Compartilhe em suas redes sociais!

Créditos da Imagem: Por Monkey Business Images – ID da foto stock livre de direitos: 361843580