A importância do clima organizacional em uma empresa

A importância do clima organizacional em uma empresa

Um empreendedor antenado e alinhado com os seus colaboradores sabe do que uma equipe precisa para estar engajada e motivada. Bons salários e bonificações monetárias são sempre bem-vindos, mas por si só não são o que garante um bom rendimento profissional. É essencial que, além disso, os funcionários tenham um ambiente de trabalho com as condições necessárias para exercer bem suas funções e onde se sintam pertencentes e valorizados.

Isso se chama fazer gestão de pessoas e, é muito importante para o crescimento do negócio. Por isso mesmo, mesmo que sua empresa seja pequena ou média, qualquer ação que seja pensada no colaborador pode mudar completamente a forma como ele enxerga o seu papel no ambiente de trabalho.

Eu quero te ajudar, empreendedor! Por isso, vou te dar algumas dicas e ideias de como melhorar o clima organizacional em sua empresa. Confira!

Customização

 
Quando um colaborador trabalha num ambiente onde as regras são muito rígidas, ele pode acabar sentindo-se privado de sua liberdade individual. Permita que seus profissionais customizem sua estação de trabalho com objetos que lhes façam sentir-se mais à vontade. Abra espaço para que possam usar seu próprio mousepad ou um bloquinho de papel com o qual ele se identifique.

Música no Trabalho

 
Se a sua empresa dá computadores individuais para os funcionários realizarem as suas próprias atividades, permita-os, também, trazer seus fones de ouvido para que possam escutar o som que desejarem. Muitas pesquisas apontam que quando se escuta sua música favorita, o cérebro trabalha melhor e com mais energia.

Integração

 
Como eu já te falei em outros textos, uma equipe alinhada e que trabalha junto pela mesma causa consegue muito mais resultado. Por isso, proponha momentos de integração dos times como cafés da manhã coletivos, aniversariantes do mês, reunião de fim de ano. Esse tipo de atividade faz com que pessoas de setores que tem pouco contato durante o expediente possam finalmente se conhecer e se sentir mais próximo. Lembrando sempre que um dos fatores que influencia muito no clima organizacional de uma empresa é que todos se deem bem e, isso só pode acontecer se todos se conhecerem, não é mesmo?

Organização

 
O empreendedor é uma espécie de coach, de líder, para seus funcionários. Logo, seus profissionais lhe veem como alguém inspirador. Mas que exemplo esse gestor vai dar aos seus colaboradores se o ambiente de trabalho que ele fornece para quem o ajuda a crescer não tiver as condições mínimas? Um ambiente limpo, com banheiros adequados, uma copa que apresente materiais para um lanche ou almoço, um ar – condicionado que funcione; micro-ondas, computadores que trabalhem bem, internet rápida, cadeiras confortáveis, apoios de pé para quem precisar. Tudo isso são exemplos de itens básicos que uma empresa precisa ter para oferecer boas condições de trabalho.

Lazer

 
Já que seus colaboradores passam cerca de 8 horas dentro das dependências da sua empresa, você quer que eles estejam confortáveis e felizes ali. Por isso, pense em transformar alguma das salas em local de descanso com puffs e redes ou então faça um jardim no pátio com cadeiras e mesas ao ar livre. Proporcione espaços de lazer na empresa que façam com que os funcionários possam se sentir relaxados e confortáveis.

Saúde

 
Tenha em mente, dentro do seu budget de investimento no bem-estar dos seus colaboradores, um momento de ginástica laboral ou quick massages (massagens rápidas) de alongamento, por exemplo. Pense que isso é o tipo de coisa que transforma a qualidade de vida do funcionário e pode promover um nível muito maior de rendimento. Afinal, passar às 8h trabalhando sentado na frente de um computador, às vezes, cansa, não é mesmo?

Um pouco de verde

 
Pesquisas apontam que ambientes que tenham plantas naturais garantem um melhor rendimento profissional por terem mais oxigenação e um toque mais vivo dentro do local. Por isso, invista em algumas folhagens para compor a decoração e ainda permitir que seus funcionários tenham seus vasinhos em suas mesas.

Humanidade

 
Uma empresa trabalha com pessoas, certo? Lembre-se que os colaboradores têm família, filhos, pets, que andam de transporte público, que ficam doentes. Ou seja, busque colocar-se no lugar do outro também e seja mais flexível. Conheça cada um que faz parte da sua equipe para entender como é sua vida fora da empresa. Se algum deles tem filho, lembre-se que talvez seja necessário levá-lo ao médico em horário de trabalho. Se ele vem para o trabalho de ônibus, saiba que por fatores externos (greves, paralisações ou chuva…), às vezes, pode acontecer algum atraso. Seja um empreendedor que tenha um olhar crítico, visão de negócios, porém humano perante percalços na vida de seu colaborador.

Seja parceiro

 
O empreendedor tem que ser parceiro de quem trabalha para ele, e seu funcionário tem que te ver você como alguém com quem pode contar. Por isso, desenvolva um sistema de feedbacks ou de mentoria dentro da empresa. Procure implementar programas de valorização do colaborador, veja seus progressos e o parabenize. Acompanhe seu desempenho, oriente, cobre, corrija esteja ao lado dele para vê-lo superar seus limites e crescer juntos.

Por fim, vale lembrar que para que o clima organizacional seja harmonioso, todos devem trabalhar juntos pelo desenvolvimento do negócio e ter o mesmo objetivo: crescer. Portanto, invista em táticas que tragam o seu funcionário cada vez para mais perto de você e da empresa, faça com que ele vista essa camiseta e tenha orgulho de fazer parte do seu time.