Aprenda que dar e receber feedback é um presente

Aprenda que dar e receber feedback é um presente

O feedback é a principal ferramenta de desenvolvimento para uma pessoa, tanto para o seu lado profissional, quanto como um ser humano que deseja crescer e evoluir em todas as áreas da vida. Porém, é um momento tenso, pois dar e receber feedback, em geral, caiu no conceito mental para as pessoas, de que é uma ferramenta voltada somente para o lado negativo.

Por isso, para esse momento deixar de ser tão tenso, é essencial você perceber que o feedback é um presente, e deixar de lado a ideia de que todo feedback identificará ou ressaltará algo negativo.

Então, qual a melhor maneira de usar o feedback?

 

Quando alguém quer te dar um feedback, ela deseja que você aprimore/otimize algo, em algum aspecto. Então, é essencial aproveitar essa oportunidade de melhoria e crescimento da sua carreira.

Durante o feedback é, de suma importância, que você pare para ouvir com atenção tudo que está sendo dito, não tente arrumar justificativas e desculpas, não tente discutir e escute as informações que estão sendo passadas, reflita e só então faça uma devolutiva.

Ao final, diga obrigado à opinião da pessoa. Seja esta voltada para o lado positivo, quanto para os pontos que precisam ser melhorados. Agradeça sempre, isso é um sinal de que você está sempre aberto a receber feedbacks e aberto a conversar com quem está te dando o mesmo.

Essa pessoa também vai ter sempre interesse em continuar te dando feedbacks quando estes forem necessários, e a partir daí, esse momento passará a ser ainda mais prazeroso e menos tenso para ambos.

Depois de ouvir, execute. Colocar em ação é um ponto muito importante para quem aprendeu a ver o feedback como um presente. Passe a gerar ações com base naquilo que você ouviu e em suas reflexões.

Nem sempre o que ouvimos fará sentido, por isso, busque refletir sobre o que foi passado a você e produza alterações, para que isso seja colocado em prática, em sua vida.

Fazendo tudo isso que falei acima, você demonstrará que está interessado em aprender e evoluir cada vez mais e em crescer tanto profissionalmente, quanto em sua vida pessoal.

O crescimento é acima de tudo, aprendizado. E se você pode utilizar em sua vida, uma ferramenta, como o feedback, que é tão poderosa, use-a para que você possa crescer e atingir patamares ainda mais altos e ser um verdadeiro vencedor.