O que consiste a meritocracia no ambiente empresarial?

O que consiste a meritocracia no ambiente empresarial?

A motivação é algo fundamental em uma empresa, pois é através dela que os funcionários encontrarão um motivo para trabalharem sempre em busca de melhores resultados. A meritocracia é uma ótima maneira de motivar promovendo a cultura de que as recompensas, que podem vir por meio de aumento salarial, promoções, bônus e comissões, serão dadas a quem fizer por merecer.
 

O Que é Meritocracia?

 
A palavra meritocracia é formada pelo prefixo merum (mérito), que vem do latim, e pelo sufixo cracía (poder), do grego antigo. Significa que o poder deve ser dado a quem fizer por onde. No caso de uma empresa, a meritocracia deve ser colocada em prática por meio do reconhecimento dos funcionários que demonstram ser: os melhores e mais talentosos e dedicados no trabalho.
 

Uma Forma Justa de Recompensar Funcionários

 
A meritocracia nas empresas é uma forma de premiar as pessoas que realmente merecem, sem distinções de sexo, raça, orientação sexual, favoritismo ou posição social.
 
Ao decidir aderir à meritocracia como política organizacional, o gestor deve deixar claro o que ele espera de seus funcionários. Apenas dizer que serão recompensados somente aqueles que fizerem por merecer, de forma vaga, não é o suficiente. Todos devem saber exatamente o que precisam fazer e o que irão receber como fruto do seu comprometimento.
 
Os critérios de avaliação também devem ser divulgados para que tudo seja feito da forma mais transparente possível. A empresa deve estar realmente disposta a colocar o sistema em prática e não apenas usar o termo para parecer uma organização justa.
 

Formas de Aplicar a Meritocracia nas Empresas

 
Existem diversas formas de aplicar a meritocracia nas empresas e, aqui, vamos falar a respeito das três maneiras mais eficientes e, que são as mais usadas.
 

Remuneração Variável

 
Esta é uma das formas de meritocracia mais utilizadas, principalmente em setores comerciais e lojas. É baseada na produtividade e funciona da seguinte forma: os funcionários contam com um salário base, mas podem aumentar seus ganhos todos os meses se cumprirem metas, que podem ser de produtividade ou vendas. Também há a opção de participação nos lucros, que costuma ser anual, em que cada um recebe uma porcentagem dos lucros obtidos pela empresa.
 

Promoções de Cargo

 
Ser promovido é sempre recompensador e algo que muitos têm como objetivo dentro das empresas. Para realizar um plano de promoções de cargo, uma organização deve ter um quadro de funcionários estruturado, com todas as hierarquias, e, claro, com vagas disponíveis. É uma forma interessante de preencher um cargo com um profissional que você já conhece e que sabe que fez por merecer para conquistá-la.
 

Aumento Salarial

 
Nem sempre as empresas contam com vagas disponíveis para promover seus funcionários. Além disso, ficar trocando pessoas de cargo a todo o momento não é positivo para o negócio. Também há o caso em que cada um é extremamente importante e, necessário, em sua função atual. Nesse caso, um plano de aumento salarial pode ser uma ótima forma de premiar os que fizerem por merecer, sem alterar a estrutura de funções da empresa.
 

Reconhecimento Também é Importante

 
A meritocracia não deve ser vista apenas como algo relacionado a recompensas financeiras, o reconhecimento por parte dos gestores e gerentes também é extremamente importante. As duas formas devem andar juntas para que o sistema realmente funcione e traga bons resultados para todos.
 
A satisfação dos funcionários é um elemento crucial em qualquer organização. Com o moral baixo, é bem difícil que alguém se sinta motivado a trabalhar melhor. Por outro lado, um profissional que tem seus esforços reconhecidos tende a trabalhar com muito mais produtividade, engajamento, criatividade e empenho.
 
Reconhecer o esforço dos funcionários por meio de elogios e recompensas é uma maneira de deixá-los satisfeitos e motivados. Isso traz benefícios não apenas individualmente, mas também para a equipe como um todo.
 

Benefícios da Meritocracia nas Empresas

 
Depois de entender o que é meritocracia e como ela pode ser adotada pela sua empresa, veja quais são os benefícios que ela pode trazer:
 
Seleção dos Melhores Funcionários: Ao adotar a meritocracia como parte de sua política, um gestor passa a ter uma visão melhor sobre cada funcionário e sua forma de trabalhar. Assim ele conseguirá saber exatamente quais são os talentos e poderá usar essa informação em diversas situações, como para requisitá-los para um projeto especial, por exemplo.
 
Motivação: Ao oferecer recompensas e reconhecimento para quem se esforçar mais no trabalho, uma empresa passa a ter funcionários muito mais motivados e empenhados a fazer cada vez mais pela organização. Muitas vezes uma pessoa não se destaca tanto porque não se sente motivada e basta um empurrão para que comece a utilizar todo o seu potencial.
 
Funcionários Felizes: A felicidade de seus funcionários é um fator fundamental para o sucesso de uma empresa e, infelizmente, é algo pouco explorado em grande parte das organizações. Funcionários motivados irão trabalhar todos os dias muito mais felizes, isso resulta em um ambiente muito mais agradável para todos e, consequentemente, mais produtivo.
 
Por fim, aproveite estas dicas e avalie qual a melhor forma de incorporá-las em seu negócio. Tenho certeza que ao reconhecer e premiar seus profissionais mais talentosos, isso irá aumentar tanto sua motivação deles, como a dos demais para se esforçar para alcançar este mesmo reconhecimento.
 
Mas e ai, qual a sua opinião sobre meritocracia? Já pensou em aplicá-la na sua empresa? Conte-me nos comentários sua experiência e compartilhe seus aprendizados.