Saiba como administrar conflitos em sua empresa

Saiba como administrar conflitos em sua empresa

Em um ambiente empresarial convivem várias pessoas todos os dias, cada um com sua personalidade e opiniões. É natural que, vez ou outra, aconteçam desentendimentos, principalmente no que diz respeito aos níveis hierárquicos. Porém, é fundamental que a empresa esteja pronta para realizar a administração de conflitos da melhor maneira para não prejudicar a harmonia, o convívio e, especialmente, o trabalho em equipe.
 
Por mais que o formato de cargos com níveis hierárquicos tenha sido abandonado por várias empresas, em muitas organizações ele ainda é usado. Independente do modelo adotado por você, sempre é importante ter alguém que lidere a equipe, a fim de passar informações sobre o que deve ser feito, motivar, enfim, gerenciar os funcionários.
 
Não é difícil encontrar situações em que um ou mais funcionários não se deem bem com o seu chefe ou com os colegas, seja por uma má postura ou mesmo por incompatibilidade de gênios. É exatamente sobre este tema que vou falar neste artigo. Acompanhe.
 

Técnicas Para Resolver Conflitos na Empresa

 
Como foi dito anteriormente, os conflitos fazem parte do relacionamento humano. Porém, quando eles não são abordados, podem ter um impacto negativo na produtividade e trabalho em equipe. Usar estratégias de solução de conflitos no local de trabalho ajudará a manter um ambiente saudável.
 
Resolver uma situação de desentendimento requer habilidades de liderança, inteligência emocional, solução de problemas e de tomada de decisão.
 

Ouça e Depois Fale

 
Acredite ou não, apenas ouvir a questão do funcionário é o primeiro e mais importante passo na resolução de conflitos. Você deve ouvir todas as partes envolvidas para entender completamente a natureza do desentendimento e, em seguida, iniciar a solução das situações conflitantes.
 

Reúna o Grupo

 
Como líder, você precisará organizar uma reunião com todas as partes envolvidas para discutir o problema. Dê a todos a chance de falar. Esta é uma boa oportunidade para ouvir todos os lados e entender melhor o que aconteceu. Fazer uma reunião em grupo pode ser uma forma mais rápida e democrática de resolver.
 

Identifique a Causa

 
Quando surge um conflito, é importante identificar a origem do problema. Isso pode ser mais difícil do que parece, pois a razão do ocorrido nem sempre é aparente. Muitas vezes, os envolvidos dizem que simplesmente não se dão bem e não podem trabalhar juntos. Mas a verdade é que sempre há uma razão além dessa.
 
É importante tentar aprofundar mais para chegar à raiz do problema. As causas comuns de conflitos no local de trabalho incluem diferenças na forma de comunicação, de pensar, preconceito, insatisfação com salário, com as metas, sensação de injustiça, etc. Uma vez identificada à causa, será mais fácil resolver diretamente o problema e encontrar uma solução para ele.
 

Seja Imparcial

 
Não fique de nenhum dos lados, por mais que um dos funcionários seja mais próximo de você. Em uma posição de liderança, não se deve exibir qualquer tipo de opinião que favoreça uma pessoa sobre outra, pois é preciso sempre agir de maneira justa e coesa. Procure analisar a situação de todos os lados para chegar a uma conclusão assertiva e razoável.
 

Não Adie a Solução dos Conflitos

 
Resolva a questão imediatamente. Caso contrário, a situação pode se agravar e afetar o desempenho dos funcionários, até mesmo daqueles que não estão envolvidos. Apenas certifique-se de não resolver a situação muito rapidamente ou sem considerar todos os pontos de forma cuidadosa, pois sua decisão afetará diretamente a conduta e o desempenho de sua equipe.
 

Promova o Trabalho em Equipe

 
Incentivo e motivação são poderosos. Lembre seus funcionários de projetos bem-sucedidos realizados por eles que exigiram trabalho em equipe para serem concluídos. Esta é uma das técnicas de gestão de conflitos mais eficazes e que vai realmente fazer os empregados pensarem de forma sistêmica e valorizar mais a importância de trabalharem em conjunto.
 

Veja o Conflito Sob uma Perspectiva Positiva

 
Aceite um conflito como um processo de crescimento natural e que pode influenciar a cultura da empresa de uma forma positiva, basta saber lidar com ele da melhor maneira. Um conflito pode ser um trunfo para a sua empresa se for tratado de forma adequada. Ele pode ajudar sua organização a aprender com seus erros e identificar áreas em que é necessário fazer melhorias. Assim podem surgir soluções criativas para resolver as dificuldades internas ou externas, e novas formas de pensar podem aparecer.
 

Igualdade Independente da Posição Hierárquica

 
Dê a todas as partes uma voz igual, independentemente da sua posição, tempo de serviço ou influência dentro da empresa. Os funcionários envolvidos em um conflito podem se tornar defensivos se sentirem que estão sendo preteridos ou que estão passando por um processo em que já se sabe quem sairá como “vencedor” desde o início.
 
Pode ser tentador ouvir apenas a opinião dos gerentes ou de um funcionário leal e mais antigo, mas lembre-se de que, por mais confiáveis que eles sejam, essas pessoas também podem falhar e passar a você um cenário a respeito do conflito que pode não ser o mais justo ou mais verdadeiro.
 

Elogie e Motive

 
Uma das melhores formas de evitar conflitos no trabalho é usar o poder da motivação e de um elogio, propagando-o para toda a empresa. Por isso é importante reconhecer os esforços daqueles que conseguem trabalhar em equipe positivamente, em harmonia e cooperação. Ao divulgar a todos um elogio a um colaborador, você estará motivando os outros funcionários a seguirem o mesmo caminho dele.
 
Aproveite estas dicas e busque gerenciar efetivamente todos os tipos de conflitos em sua empresa, para que assim não se tornem maiores que o objetivo primeiro, que é fomentar o crescimento do negócio por meio da cocriação e integração de conhecimentos, experiências e habilidades de todos os funcionários.
 
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