Dinâmica em grupo para vendedores

Dinâmica em grupo para vendedores

A profissão de vendedor, assim como qualquer outra, exige preparo para que se tenha sucesso. Vender não é apenas sair oferecendo um produto para as pessoas, mas sim algo que envolve técnicas que devem ser aprendidas e aperfeiçoadas. As empresas podem recorrer a treinamentos, dinâmicas de grupo, cursos e diversas outras atividades para preparar os seus vendedores, afinal eles são a chave para aumentar a clientela.
 
No artigo de hoje falarei especificamente sobre as dinâmicas e como elas podem ser úteis para treinar a equipe de vendas.
 

Dinâmicas de Grupo e Seus Benefícios

 
Por meio das dinâmicas de grupo é possível abordar situações que fazem parte do dia-a-dia de uma empresa, a fim de analisar como cada indivíduo reage. Dessa forma, o gestor e o responsável pelos recursos humanos poderão conhecer melhor seus colaboradores, tanto de forma individual quanto em equipe. Ao entender o comportamento e as características de cada um, fica muito mais fácil delegar tarefas, se comunicar, enfim, incentivar o profissional para que ele demonstre todo o seu potencial.
 
As dinâmicas de motivação, em especial, são ótimas para estimular os colaboradores e, também, quebrar o gelo entre a equipe. Por conta da correria do dia-a-dia, é bastante comum que colegas que trabalham juntos há meses não tenham proximidade e, por meio dessas atividades, isso pode mudar, proporcionando mais união e entrosamento entre o grupo.
 

Sugestões de Dinâmicas em Grupo Para Vendedores

 
Separei algumas sugestões de dinâmicas que podem ser bastante interessantes para fazer com sua equipe de vendedores. São atividades que promoverão o autoconhecimento, a motivação e, também, a descontração, que é tão importante para quem vai lidar diretamente com o público.
 

Dinâmica Para Autoconhecimento

 
Esta atividade tem como objetivo promover o autoconhecimento, algo que parece tão simples, mas que poucos pensam a respeito.
 
Material:
 
• Folhas de sulfite
 
• Canetinhas coloridas
 
Instruções:
 
Mostre aos colaboradores imagens da bandeira de alguns países e conte a eles o que cada cor e desenho simbolizam. Um bom exemplo é a bandeira brasileira, que tem as cores verde, amarelo, azul e branco que simbolizam, respectivamente, as matas, as riquezas, o céu e os rios e a paz. Além disso, há as estrelas, que representam cada um dos estados.
 
Feita a introdução com a apresentação das bandeiras, é hora de oferecer materiais para cada participante crie a sua própria bandeira, representando suas características. Eles deverão utilizar elementos como as cores, desenhos e frases para representá-los. Ao final, cada um deverá apresentar o seu desenho e explicar a razão de cada detalhe.
 

Dinâmica Para Motivação

 
Muitas pessoas costumam se cobrar demais e se esquecem de coisas importantes que já conquistaram. Esta dinâmica tem o intuito de fazer com que cada um se lembre de algo importante que já conquistou.
 
Instruções:
 
A realização desta dinâmica é bastante simples e se resume em pedir que cada participante conte a todos os presentes qual foi o seu maior feito como vendedor. Pode ser algo relacionado a uma venda de valor alto, o cliente mais difícil que conseguiu persuadir, enfim, a situação que mais marcou cada um.
 
Ao se dedicar alguns minutos para se lembrar de algo bom que já conquistaram, eles irão perceber que têm o seu valor e se sentirão mais motivados. Diga a eles que sempre façam esse exercício de se lembrar das coisas boas que fizeram, pois isso irá ajudá-los a nunca perder o foco de que são profissionais de valor.
 

Dinâmica Para Desenvolvimento da Equipe

 
Os funcionários de qualquer empresa encontram dificuldades no dia-a-dia e o objetivo desta dinâmica para vendedores é falar sobre cada uma delas, a fim de que todos possam oferecer soluções. Esta atividade pode dar início a uma discussão bastante positiva e que, certamente, fará muito bem para toda a equipe.
 
Material:
 
• Folhas de papel
 
• Canetas
 
Instruções:
 
Distribua uma folha de papel e uma caneta para cada participante e peça para que escrevam qual é a maior dificuldade que sentem ao trabalhar nessa equipe e nessa empresa. O ideal é que eles não precisem assinar, pois, dessa forma, se sentirão mais à vontade para escrever de forma sincera. Deixe claro que se trata de uma atividade com o intuito de melhorar o ambiente para todos, então ninguém precisa sentir medo ou vergonha.
 
Depois disso, as folhas deverão ser recolhidas e redistribuídas de forma aleatória. Cada um deverá ler em voz alta o que diz a folha que pegou e, então, todos poderão comentar sobre o que estava escrito, incluindo supervisores e o gestor. É importante que todos estejam dispostos a tirar boas lições do que leram, sem tentar adivinhar quem escreveu e nem se desentender com ninguém.
 
Você já fez algum tipo de dinâmica em grupo com os seus colaboradores? Saiba que atividades que, em um primeiro momento, possam parecer simples são capazes de suscitar sentimentos e atitudes bastante positivas entre uma equipe.
 
Aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais e passar as dicas adiante!