O conceito de gente e gestão está cada vez mais presente no cotidiano de grandes empresas

O conceito de gente e gestão está cada vez mais presente no cotidiano de grandes empresas

O conceito de gente e gestão está cada vez mais presente no cotidiano de grandes empresas e pode ser uma solução interessante também para as pequenas e médias companhias que buscam manter seus colaboradores motivados. A base do bom funcionamento de uma corporação está em reconhecer o valor dos seus funcionários e conseguir estabelecer uma gestão participativa e que oferece recompensas para os mais produtivos.

Entenda o Conceito de Gente e Gestão

Nos últimos anos, muito se tem falado sobre a necessidade de motivar os colaboradores, em especial aqueles com maior potencial de resultados positivos para a empresa. Trata-se de uma gestão que observa os méritos dos funcionários e atribui bonificações e outras contrapartidas, tornando maior a sua contribuição.

Seguindo esse raciocínio, se chegou a um novo conceito de administração do capital humano, fazendo com que muitas organizações mudassem o nome do setor de Recursos Humanos para Gente e Gestão, pois se compreendeu que o trabalho desse departamento é gerir as pessoas conseguindo o melhor delas como retorno e não somente ficar preso a questões burocráticas.

Saiba mais sobre gestão para pequenas e médias empresas! Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!

O Que Faz o Setor de Gente e Gestão?

Para quem ficou com dúvida sobre qual é o papel desse setor dentro das companhias, vou explicar mais detalhadamente. Corporações de grande porte, como a Ambev, estão traçando estratégias de gestão que permitem recompensar os funcionários mais empenhados e que oferecem melhor retorno. A forma mais assertiva de fazer isso é através do estabelecimento de metas e objetivos para os diferentes departamentos.

Atingir essas metas permite observar que o setor trabalhou bem, mas ainda é possível ir mais a fundo, observando o cumprimento das metas individuais. Assim, os gestores de RH têm seu foco no cotidiano dos colaboradores de maneira prática e não, necessariamente, como números. Gerir gente é trabalhar com estratégias e métodos voltados para as pessoas e não para simples números.

Alinhamento Com a Gestão Empresarial

Um dos fatores que torna o conceito de gente e gestão interessante para as empresas é o seu alinhamento com a gestão empresarial. Vou exemplificar para que fique mais claro: imagine que a companhia X desenvolveu um planejamento no início do ano fiscal, determinando objetivos e indicadores que precisam ser atingidos de maneira geral.

Esses objetivos e indicadores na sequência são subdivididos entre os departamentos da organização, para que cada um realize a sua parte, permitindo chegar ao todo. O gestor do capital humano, de posse da avaliação dos resultados obtidos, pode observar quem fez mais do que estava estipulado, quem manteve a média e quem acabou fazendo menos.

Os funcionários que apresentaram resultados superiores recebem recompensas, como presentes ou bonificações, para que se sintam incentivados a manter o bom desempenho, bem como para motivar os outros colegas. Os colaboradores que se mantiveram na média das metas, também merecem uma recompensa como reconhecimento do seu esforço.

Em relação aos que ficaram abaixo das metas, o setor de Gente e Gestão deve buscar entender o que houve, se as metas estipuladas estavam fora do alcance, se ocorreram dificuldades, enfim, identificar qual foi o problema. Jamais se deve pensar em punições para quem não alcança metas e sim maneiras de inspirar e contribuir para o crescimento.

Métodos de Avaliação

Os avaliadores de desempenho devem ficar atentos aos critérios utilizados para ter a certeza de que estão sendo justos. Como disse acima, é possível que em algumas situações as metas não sejam alcançadas por não serem palpáveis. Para fazer a avaliação de cada indivíduo, recomenda-se a contextualização do momento do seu trabalho, bem como a observação do seu desempenho em ciclos anteriores. Quanto mais humanizada for a avaliação, mais fácil será chegar a bons resultados.

Capacitação de Colaboradores

Empresas que decidem adotar o conceito de Gente e Gestão devem ficar atentas, também, para a oferta de oportunidades de capacitação. Muitas vezes, os colaboradores desejam fazer mais do que estão realizando no momento, contudo, não possuem as ferramentas técnicas para tal. Também pode ser entendida como uma recompensa oferecer possibilidades de aumento do arcabouço de conhecimento.

Retenção de Talentos

O conceito de Gente e Gestão trabalha com a questão da meritocracia de uma forma diferente, quem se esforça para crescer e se desenvolver na companhia é recompensado. Os colaboradores que têm o desejo de construir uma carreira se identificam com esse sistema de gestão, evitando, assim, a rotatividade elevada. Não é positivo para nenhuma empresa ter a entrada a saída constante de funcionários.

Cada vez mais é necessário pensar em como manter o capital humano nas companhias. Além disso, esse esquema de gestão facilita a identificação de pessoas que têm potencial para promoções e, até mesmo, para transferência para outros departamentos. Uma forma mais humana de pensar o setor de recursos humanos e de recompensar os colaboradores que realizam mais.

Gostou de conhecer mais sobre o conceito de Gente e Gestão? Deixe seus comentários sobre o tema!

 

Conheça o conceito de gente e gestão e os assuntos relacionados. Inscreva-se no meu canal. Inscreva-se agora!