Veja como criar uma boa relação com seu colaborador

Veja como criar uma boa relação com seu colaborador

Por diversas vezes falei, tanto aqui em meu blog, em minhas redes sociais, quanto em meu canal no Youtube, sobre a importância de se manter um bom relacionamento com os colaboradores de sua empresa. Um ambiente empresarial harmônico, onde existem respeito e colaboração mútua, é o ideal para que as atividades dentro da organização sejam realizadas sempre com excelência.
 
Enquanto empresário e empreendedor, esta deve ser uma meta diária para você, pois, fazendo isso, as chances de se alcançar os bons resultados para todos e o sucesso para os negócios, aumentam significativamente. Foi pensando nisso, que decidi escrever e compartilhar com você, algumas dicas, que considero essenciais, para que você tenha uma boa relação com seus colaboradores e, assim, todos saiam ganhando no final das contas.
 

Como manter uma boa relação com os colaboradores?

 
Nos últimos tempos, muita coisa mudou dentro das empresas no que diz respeito à forma como o colaborador se sente mais valorizado. Antes eram os benefícios financeiros que falavam mais alto e faziam com que um funcionário permanecesse por um bom tempo na mesma organização. Hoje, este cenário sofreu algumas mudanças importantes.
 
É claro que o colaborador ainda busca ter um bom salário que corresponda, satisfatoriamente, às suas qualificações. Entretanto, ele deseja ser valorizado também por suas competências; habilidades e pelas conquistas que ajuda a empresa a alcançar diariamente. Acho importante você saber disso, para criar os mecanismos necessários para manter uma boa relação com seus colaboradores. Mas se você ainda não sabe como fazer isso, não se preocupe que eu vou te ajudar nesta direção. Veja minhas dicas:
 

1. Peça feedbacks

 
Uma boa maneira de ter um relacionamento saudável com seus colaboradores é sabendo exatamente o que eles pensam e quais os feedbacks que eles têm a lhe dar sobre a empresa como um todo e, especialmente, em relação à sua gestão como líder.
 
Deixe um canal aberto de comunicação entre você e eles, para que se sintam à vontade para contribuir com opiniões, sugestões, críticas e novas ideias para os negócios. Dessa maneira, além de se sentirem mais próximos de você, eles também se sentirão valorizados e reconhecidos dentro da empresa.
 

2. Considere seus anseios e objetivos

 
Como eu já disse algumas vezes; para se sentirem reconhecidas e valorizadas, as pessoas precisam ser ouvidas. Neste sentido, procure saber quais são os anseios e objetivos pessoais e de carreira de seus colaboradores e, se possível, os ajude a conquistá-los.
 
Digo isso, pois considero que toda relação é uma via de mão dupla, ou seja, precisa ser alimentada por todas as partes envolvidas, para que seja saudável. Sendo assim, evite colocar os seus objetivos e os objetivos da sua empresa sempre acima dos de seus colaboradores, pois, ao perceberem isso, eles vão acabar se desmotivando e não vão entregar o melhor de si para ajudá-lo a conquistar os bons resultados que você tanto deseja.
 

3. Respeito sempre vai bem

 
Eu sempre bato e sempre vou bater na tecla de que respeito é bom e todo mundo gosta. Lembre-se de que não é só porque você é o empreendedor e dono da empresa, que vai sair por aí destratando seus colaboradores, independentemente do comportamento e atitudes de cada um.
 
Se for preciso chamar a atenção de alguém, faça isso, mas sempre de forma reservada, respeitando o bom senso, sem a necessidade de ofender quem quer que seja. Assim, seus colaboradores vão sentir ainda mais confiança em você, na empresa e isso vai se demonstrar no comprometimento, engajamento e produtividade da equipe.
 

4. Não economize nos elogios

 
Todos nós já ouvimos falar que errar é humano, não é mesmo? E que sempre que erramos, as pessoas fazem questão de apontar o dedo e enfatizar os erros. Realmente é comum, nas empresas, presenciarmos comportamentos e atitudes como estas. Entretanto, o que de fato devemos desenvolver, é o hábito de elogiar as pessoas, não só dentro da organização, mas também fora dela.
 
Foque em corrigir e não em remoer os erros, procure entender porque eles acontecem e eliminar estas causas. Busque também focar nos acertos e em sua repetição constante, pois são eles que geram os resultados positivos que todos desejam.
 
Diante disso, sempre que seus colaboradores fizerem um bom trabalho, contribuírem além do que lhes é exigido, derem boas ideias, boas sugestões, entre outras atitudes positivas, faça questão de elogiá-los e de agradecê-los.
 
Se possível, faça isso em público, para que todos reconheçam os bons profissionais que compõem o quadro de funcionários da empresa e para que eles se sintam ainda mais valorizados e reconhecidos.
 

5. Seja transparente

 
Deixe claro o que você espera dos seus colaboradores, para que eles saibam como podem ajudá-lo a fazer com que a empresa cresça constantemente. Além disso, você deve se transformar em um exemplo para eles, para que se espelhem e se inspirem e, com suas ações, e contribuam com o seu melhor.
 
Preze pela transparência, deixando-os, na medida do possível, sempre a par de tudo o que acontece na empresa, pois assim, se estabelece uma relação de parceria e confiança, que só tende a ser positiva para ambos os lados. Com a participação de cada um de seus colaboradores nos processos internos de sua organização, as chances de você se tornar um empreendedor de sucesso aumentam ainda mais.
 
Todas estas ações, se levadas a sério e inseridas aos poucos no dia a dia da empresa, vão melhorar ainda mais o clima organizacional e a relação existente entre empreendedor.
 
Se você tem dúvidas de como colocar estas atitudes em prática, pode solicitar apoio da área de gestão de pessoas. Os profissionais deste departamento vão ajudá-lo com as ferramentas e técnicas mais assertivas, para deixá-lo ainda mais próximo daqueles que serão seus principais parceiros no alcance de resultados positivos para a empresa.
 
O que você achou destas dicas? Gostou? Experimente coloca-las em prática e depois compartilhe comigo as melhorias obtidas. Deixe o seu comentário e lembre-se de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais.