Como conseguir uma equipe mais engajada?

Como conseguir uma equipe mais engajada?

Alguns dos problemas mais comuns em empresas, como baixa produtividade, mau atendimento ao cliente, queda nas vendas, entre outros, podem ser causados pela falta de motivação da equipe. O entrosamento entre os colaboradores é fundamental para que eles trabalhem juntos como um verdadeiro time. No artigo de hoje falarei a respeito do engajamento profissional e sua importância para conseguir melhores resultados.
 

Engajamento Profissional: A Chave da Produtividade

 
As pessoas costumam se sentir realmente envolvidas em uma causa quando possuem motivação para isso e acreditam que seja algo que realmente valha a pena. Pensando no âmbito profissional, dificilmente funcionários que não são valorizados terão ânimo para produzir mais e com maior qualidade. Então, com essa informação em mente, fica claro que manter a equipe motivada é a chave para aumentar a produtividade.
 
Diversas pesquisas apontam que aquelas organizações que motivam os seus funcionários são muito mais produtivas do que aquelas que não se preocupam com isso. Com o intuito de aumentar os lucros e cortar custos, diversos gestores mantêm o foco apenas na pressão por mais produtividade, mas a verdade é que investir em formas de motivá-los sairia mais barato e traria resultados muito melhores.
 
Se você quer saber como fazer uma gestão de equipes com eficácia, confira as dicas que darei a seguir.
 

1 – Tenha uma Liderança Inspiradora

 
Já falei por diversas vezes aqui em meu blog a diferença sobre ser chefe e ser líder e ter uma liderança competente é fundamental para o engajamento dos funcionários. Um líder que demonstra um interesse genuíno pelos seus colaboradores e se dedica a entender suas necessidades e aspirações é tudo o que uma equipe precisa para se manter motivada.
 
Mantenha contato com os funcionários regularmente para saber como está a experiência de cada um no local de trabalho e o que pode ser melhorado. Isso pode ser feito informalmente, através de uma conversa descontraída, ou por meio de atividades, como dinâmicas em grupo, por exemplo. Essa proximidade irá ajudar a conhecer cada um e descobrir o que os motiva a trabalhar de forma cada vez melhor.
 

2 – Proporcione Oportunidades de Crescimento

 
Uma maneira interessante para promover o engajamento da equipe é dar aos colaboradores oportunidades de crescimento. Funcionários engajados são aqueles que têm a oportunidade de usar adequadamente as suas competências e são incentivados a progredir sempre. Saber que seus esforços serão valorizados é o combustível que qualquer profissional precisa para ir sempre além.
 
Converse com seus funcionários sobre plano de carreira. Será que a função atual de cada um está de acordo com suas competências e habilidades? Se não estiver, verifique a possibilidade de promover aqueles que se destacam ou mudá-los para um setor com o qual tenham maior identificação.
 
Outro ponto é pensar na possibilidade de oferecer cursos para que adquiram mais conhecimento e aperfeiçoem suas habilidades. Hoje em dia, os cursos a distância possibilitam que as aulas sejam assistidas dentro da própria empresa, sem a necessidade de deslocamento, o que torna tudo mais simples e reduz os custos.
 

3 – Mostre o Quanto Cada um é Importante Dentro da Empresa

 
Funcionários engajados são aqueles que acreditam que o trabalho que estão fazendo é importante e tem valor. Eles sentem que estão contribuindo para algo significativo e têm orgulho dos resultados de seus esforços. Como gestor, é crucial que reforce frequentemente a importância do papel de seus funcionários para a organização como um todo. Ajude-os a enxergar a ligação entre suas atividades e o sucesso da empresa, mostrando que, até mesmo, as tarefas mais simples podem contribuir.
 
Definir metas e desafiar seus funcionários a alcançá-las irá promover um sentimento de motivação muito grande. Dê a eles autonomia para melhorar a forma como as coisas são feitas, pois isso irá ajudá-los a se sentir confiáveis e respeitados. Além disso, envolva-os nas decisões importantes sobre a empresa, pois, além de motivar, isso irá te fornecer informações daqueles que conhecem o dia-a-dia do negócio como ninguém.
 

4 – Encontre Maneiras de Reconhecer e Recompensar os Funcionários

 
Para que os funcionários se sintam motivados a dar o seu melhor, eles precisam saber seus esforços serão reconhecidos e recompensados. Por isso, procure formas de recompensá-los pelo bom trabalho que realizam. Isso pode ser feito das mais diversas formas, como: oferecer um almoço para a equipe, um presente, um bônus em dinheiro, enfim, algo que demonstre que a empresa valoriza os talentos de seus colaboradores.
 
Oferecer uma remuneração competitiva e bons benefícios são fatores-chave que motivam um profissional a aceitar um emprego. Já a oferta de incentivos pelo bom desempenho dá aos funcionários motivos para que sintam vontade de continuar na empresa e dar sempre o seu melhor.
 

5 – Reconhecer Que o Fator Humano é o Maior Bem de uma Empresa

 
As empresas que compreendem que as pessoas são seu maior patrimônio colhem os benefícios de uma força de trabalho mais engajada e produtiva. Hoje em dia, isso significa considerar que os funcionários têm uma vida além do escritório. Descubra suas responsabilidades e considere criar iniciativas que lhes permitam equilibrar trabalho e vida pessoal mais facilmente. Isso pode significar horários flexíveis ou a possibilidade de trabalhar remotamente em alguns dias da semana.
 
Incentive os colaboradores a equilibrar o trabalho com o lazer, investindo em eventos sociais e atividades unam a equipe. Promova o compartilhamento de ideias, sugestões e melhorias para a empresa. Um ambiente de trabalho em que as pessoas se sentem valorizadas e ouvidas é fundamental para o engajamento dos funcionários.
 
Você já havia parado para pensar na importância de ter funcionários engajados com sua empresa? Compartilhe sua opinião comigo nos comentários.