Melhore alguns pontos na estrutura da sua empresa para evitar doenças ocupacionais

Melhore alguns pontos na estrutura da sua empresa para evitar doenças ocupacionais

Nas últimas décadas cresceu significativamente o número de trabalhadores afetados pelas chamadas doenças ocupacionais, complicações de saúde que têm sua origem na realização de tarefas cotidianas ou em acidentes do trabalho. Esse tipo de situação é bastante prejudicial tanto para os empregados que têm sua saúde debilitada quanto para as companhias, que têm prejuízos.

Doenças ocupacionais: Informação é a chave para evitá-las

A principal mudança no que diz respeito a forma como as organizações tratam do tema das doenças ocupacionais está no entendimento de que é um problema de todos os envolvidos e não somente dos indivíduos afetados. Há um trabalho de informação bastante relevante que visa difundir a ideia de que é essencial evitar essas condições fornecendo aos trabalhadores o conhecimento necessário para identificar situações com potencial de gerar complicações para a sua saúde.

As empresas têm reconhecido a importância de cuidar melhor do ambiente de trabalho entregue para o seu capital humano. Quando os colaboradores apresentam uma taxa muito alta de adoecimento os afastamentos se tornam mais frequentes e dessa forma se tem menos colaboração dos mesmos, além disso, ambientes potencialmente insalubres tendem a reduzir a produtividade.

Do ponto de vista financeiro é mais econômico cuidar para que os colaboradores tenham um ambiente mais salutar para desenvolver suas atividades do que ter que custear horas extras para outros profissionais realizarem as atividades daqueles que se ausentaram ou contratar e treinar substitutos. Observando sob o viés da ética também é crucial ter cuidados com o ambiente laboral.

Dicas para reduzir os casos de doenças ocupacionais na sua empresa

A seguir vou dar dicas práticas para que seja mais fácil reduzir os casos de doenças ocupacionais dentro da sua companhia, a propagação da informação de prevenção é essencial para ter bons resultados.

– Use os canais internos de comunicação para divulgar medidas preventivas

As companhias que não têm um canal de comunicação interna como uma newsletter, uma intranet um jornal mural ou um jornal convencional devem tratar de desenvolver um para que possam passar para os seus funcionários as informações de prevenção mais relevantes. Nesses canais a sua organização deve aproveitar para apresentar os riscos e as formas de prevenção das principais doenças ocupacionais e acidentes de trabalho que podem ocorrer nesse ambiente organizacional.

– Treinamentos com técnicos

Para que os funcionários da sua organização tenham pleno conhecimento sobre como evitar acidentes e desenvolvimento de doenças por comportamento negligente é importante organizar de tempos em tempos palestras e treinamentos com técnicos habilitados. A palavra de um técnico têm sempre mais peso na formação da consciência das pessoas que atuam na sua companhia. Além disso, será mais fácil aprender corretamente como realizar diferentes procedimentos.

– Implemente rotina de ginástica laboral

Uma forma de evitar que seus funcionários desenvolvam doenças derivadas de má postura ou falta de alongamentos é contratar um profissional especializado em ginástica laboral que contribua para que os colaboradores estejam em constante movimento. Muitos indivíduos desenvolvem LER (Lesão por Esforço Repetitivo) por não se alongarem durante a rotina de trabalho. O profissional de ginástica laboral pode inclusive ensinar exercícios que possam ser praticados nos intervalos.

– Mobiliário ergonômico

Na hora de mobiliar o escritório não encare como um gasto e sim como um investimento em mais produtividade e qualidade de vida para os seus colaboradores. Investir em mesas e cadeiras que atendam os requisitos de ergonomia é uma forma de demonstrar que tem respeito e cuidado para com seus funcionários. Com as cadeiras certas é possível reduzir o número de ausências por problemas nas costas, por exemplo.

– Tempo de descanso

O que para alguns parece perda de tempo de produtividade para os gestores mais bem informados é uma maneira de motivar o aumento da criatividade dos seus colaboradores. O descanso concedido no meio do expediente é uma forma de fazer com que seu funcionário mantenha o seu cérebro focado em suas atividades. Quando um indivíduo se mantém durante muito tempo na mesma tarefa tende a perder a sua capacidade de concentração. Poder parar para descansar um pouco é uma maneira de contar com funcionários com mais atenção na realização das suas tarefas evitando em muitos casos acidentes de trabalho.

– Oferta de plano de saúde

Mesmo adotando as medidas que citei acima pode acontecer de alguns dos seus colaboradores desenvolver algum tipo de sintoma ou doença ocupacional, nesse caso oferecer um plano de saúde é importante. Vale dizer que esse é um benefício com capacidade de retenção de talentos nos quadros da companhia. Informe aos seus funcionários que eles podem e devem procurar orientação médica ao menor sinal de que algo não está bem como uma sensação de cansaço ou dores musculares, por exemplo.

Como a sua organização trabalha para evitar as doenças ocupacionais e os acidentes de trabalho? Deixe seus comentários a seguir e compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Créditos da Imagem: Por siam.pukkato – ID da foto stock livre de direitos: 704063500