Saiba como manter sua equipe de vendas motivada

Saiba como manter sua equipe de vendas motivada

Empreendedores de sucesso entendem a importância de uma equipe de vendas mais motivada, porque eles sabem que esse é um dos pontos vitais para o funcionamento do negócio. Em todas as áreas da empresa, o esforço e dedicação humanos são fundamentais, e isso fica bem mais evidente quando a atividade se aproxima dos resultados diretos, como é o caso do setor comercial.
 
Manter a sua equipe de vendas motivada deve ser prioridade. Mas antes de eu explicar como fazer isso, é importante revermos o que significa “motivação”. Esse termo designa algo que estimula ou incentiva o comportamento humano. Funciona como uma mola propulsora que gera determinada ação, de acordo com as necessidades de cada um. Em resumo, é aquilo que nos move.
 
Por tudo isso que disse, é praticamente impossível fazermos algo na vida sem motivação, tampouco fazermos algo com excelência. Se nós precisamos desse ingrediente para desempenhar atividades cotidianas, o que dirá das obrigações profissionais que demandam ainda mais esforço! Conseguiu compreender a importância de uma equipe de vendas mais motivada?
 
Agora, certamente você deve estar pensando: se cada pessoa tem suas próprias necessidades que estimulam determinado comportamento, é possível motivar uma equipe inteira simultaneamente? Para responder a isso, devemos repensar o significado de “equipe” no contexto corporativo. Vamos lá: para começar, não devemos confundir esse termo com “grupo”. Este último trata apenas de um agrupamento de indivíduos, enquanto o primeiro designa um conjunto de pessoas com os mesmos objetivos.
 
Equipe, portanto, designa pessoas unidas e dando seu melhor para obtenção de resultados comuns a todos. Motivá-la, nesse sentido, requer e exige das empresas a compreensão das necessidades de cada membro que a compõe. Para tornar o trabalho motivo de realização profissional e pessoal é necessário relacionar os fatores internos (aptidões, habilidades e interesses de cada um) a fatores externos (planos de carreira, valores no meio social e recompensas no ambiente de trabalho) para construir condições e recursos que permitam o crescimento, aprendizado, valorização, bem como a disponibilização das ferramentas necessárias para desempenho adequado das atividades.
 

Dicas para manter sua equipe de vendas motivada

 
Como mentor de empreendedores, verifico que manter a equipe de vendas motivada é um dos grandes desafios das empresas. Isso acontece porque a rotina acaba apagando aquele estímulo inicial e os colaboradores ficam “entediados” com as mesmas regras, mesmos procedimentos, principalmente durante projetos longos. E lá se vão o bom desempenho e comprometimento por ótimos resultados.
 
A motivação da equipe de vendas deve ser estratégia diária e para evitar que esse problema não aconteça em sua empresa separei algumas dicas para você manter seus colaboradores motivados sempre.
 

Treine bem a liderança

 
A relação entre líderes e liderados é essencial na motivação da equipe de vendas. Invista na formação de líderes efetivos, que entendam a real diferença entre delegar e mandar. Os colaboradores que saem de casa para trabalhar em prol de seus interesses e desenvolvimento de habilidades produzem mais e melhor para si e para a empresa do que aqueles que simplesmente seguem as vontades e caprichos de seu superior hierárquico.
 
Outro papel fundamental do líder na motivação de sua respectiva equipe é conhecer melhor os objetivos profissionais e pessoais de cada membro. Os colaboradores devem saber relacionar seus sonhos com o seu trabalho para que enxerguem significado e propósito naquilo que fazem diariamente. Somente dessa forma conseguirão encarar as situações de estresse e não deixar que a rotina os desanime.
 
Também é importante investir em ações para motivar os próprios líderes. Afinal, o comportamento deles pode influenciar as atitudes de seus liderados.
 

Ofereça benefícios

 
Remunerar de forma justa e oferecer benefícios tradicionais é o mínimo que os empreendedores devem fazer por aqueles que considero serem os parceiros mais importantes do negócio. Diferentemente do que muitos empresários pensam, essas são mais obrigações do que práticas motivacionais.
 
Recompensas, incentivos, maior participação dos colaboradores nos processos decisórios, planos de carreira, prêmios, essas sim são ações que fazem a diferença na motivação dos funcionários, para que eles se sintam animados a contribuir de forma afetiva no alcance dos objetivos.
 
Recomendo que você, aproveitando o feedback dos líderes sobre os interesses de seus liderados, entenda melhor as necessidades dos colaboradores para oferecer a eles benefícios mais assertivos. Tudo isso contribui para construir um ambiente de trabalho mais significativo não somente a você, mas a todos que compõem sua empresa.
 

Considere a opinião de todos

 
Invista em uma cultura organizacional em que todos tenham a liberdade de expressar suas ideias, soluções e opiniões. Mas não adianta apenas ouvir: também é importante demonstrar que as sugestões foram, de alguma forma, levadas em conta.
 

Construa um relacionamento

 
Em um mercado competitivo, reter e manter seus talentos motivados são fundamentais para garantir sucesso. Como já disse isso somente é possível quando os colaboradores encontram significado naquilo que desempenham todos os dias.
 
Para isso, crie um relacionamento com seus funcionários, em que comunicação e sinceridade sejam fundamentais para ambos olharem na mesma direção. Procure deixar sua equipe por dentro de tudo o que está acontecendo e sobre seus próximos objetivos. Esclareça aquilo que a organização espera do trabalho de cada um e o quanto importante essa contribuição é para obter os resultados desejados.
 

Promova conhecimento

 
Além de desafios, os profissionais também precisam de conhecimento para crescer. Promover workshops, palestras e construir um ambiente de trabalho em que haja a troca de aprendizado são algumas das ações que contribuem para o desenvolvimento de todos e ainda refletem no desenvolvimento de um ótimo trabalho.
 
Agora que você já sabe a importância de manter a equipe de vendas motivada na conquista de resultados extraordinários, convido-o para aprender outras duas estratégias e vender ainda mais!
 
Assista agora mesmo ao meu vídeo exclusivo e saiba quais são essas técnicas.
 

Duas estratégias infalíveis para você vender mais

 

Espero que este conteúdo agregue ainda mais valor à sua liderança, de modo a manter sua equipe de vendas motivada, como também seus demais colaboradores e, com isso, a fomentar resultados sempre crescentes em sua empresa. Coloque estas dicas em prática e acelere os resultados do seu negócio.
 
Ah, aproveite e deixe seus comentários e opiniões sobre o tema abaixo!