Livros indispensáveis para gestores de empresa

Livros indispensáveis para gestores de empresa

Existem inúmeros livros sobre liderança e focados em diferentes métodos de administração de empresas, isso pode fazer com que muitas pessoas se sintam confusas na hora de escolher boas leituras para aprimorar os seus conhecimentos. Para fazer boas escolhas para montar o seu acervo de leituras, é interessante conhecer alguns dos títulos que contribuem para o fortalecimento do seu espírito de administrador.
 

Dicas de Livros Sobre Liderança e Administração Para Gestores

 
A seguir, listei alguns livros de administração, gestão de capital humano, liderança, entre outros conceitos que não podem faltar dentre as leituras de gestores de empresas.
 

Livro: “Dilema da Inovação: Quando as Novas Tecnologias Levam as Empresas ao Fracasso”

 
Autor: Clayton Christensen
 
O autor desse livro, Clayton Christensen, é um renomado professor da Universidade de Harvard, que buscou trazer a pauta uma discussão bastante atual, situações em que a adoção de novas tecnologias pode sentenciar o fracasso de companhias. Atualmente, há a grande dúvida sobre até que ponto é válido deixar de lado as necessidades dos clientes no presente para investir em tecnologias que irão atender as demandas do futuro.
 
O texto apresenta exemplos práticos de empresas que foram malsucedidas, assim como aquelas que conseguiram alcançar o sucesso com a adoção de tecnologias inovadoras em seus mercados. Para ter um planejamento eficaz, é fundamental ser um empreendedor com visão e preparado para inovar.
 

Livro: “O Espaço Dividido”

 
Autor: Milton Santos
 
O autor é geógrafo e escreveu esse livro com o objetivo de demonstrar de que maneira o ambiente físico exerce influências diretas no relacionamento estabelecido entre as pessoas, assim como no tipo de sociedade que surge. O foco do estudo empreendido por Milton está na dinâmica das grandes metrópoles e principais centros urbanos que se formaram no último no século no pós-Segunda Guerra.
 
Uma das passagens mais relevantes dessa obra para os gestores, é aquela em que se discute a chamada urbanização corporativa. Para Santos, somente algumas empresas conseguem obter benefícios a partir de estruturas urbanas e sociais, deixando claro o processo seletivo em que estão inseridas.
 

Livro: “Não Tenha Medo de Ser Chefe”

 
Autor: Bruce Tulgan
 
Bons livros sobre liderança devem apresentar caminhos possíveis para que os gestores assumam o seu papel sem medo e sem que haja uma visão negativa por parte dos colaboradores. Tulgan se tornou um nome conhecido do mercado por oferece consultoria a líderes empresariais.
 
O especialista alerta em seu livro que a cultura de subgerenciamento, que vem sendo criada com a subversão da identidade do chefe, pode ser muito perigosa para as empresas que ainda estão se consolidando no mercado, assim como para aquelas que são líderes em seus segmentos.
 

Livro: “Negocie Qualquer Coisa Com Qualquer Pessoa”

 
Autor: Eduardo Ferraz
 
Uma opção dentre os livros sobre liderança para quem tem dificuldade em estabelecer bom relacionamento interpessoal é esse volume do autor Eduardo Ferraz. Todos os gestores precisam saber como guiar suas equipes, assim como lidar com diferentes perfis de pessoas, desde as mais volúveis até aquelas de personalidade difícil.
 
Dentre as ferramentas que o texto apresenta, estão ideias para realizar uma negociação efetiva, como dizer “não” mesmo quando a insistência da outra parte é grande e como demonstrar o seu valor enquanto administrador sem ser visto pelos demais colaboradores como alguém prepotente.
 

Livro: “Liderança e a Nova Ciência: Descobrindo Ordem Num Mundo Caótico”

 
Autora: Margaret Wheatley
 
A proposta da autora nesse livro é de que somente através do caos é possível chegar a ordem das coisas. De acordo com a visão de Wheatley, o mundo é caótico e está constantemente passando por mudanças, de maneira que a inovação se torna algo presente naturalmente em nosso cotidiano.
 
O texto apresenta ao leitor a ideia de que somente a vivência do caos permite que aconteçam transformações positivas. O contexto focado na construção de ideias a partir do cenário do caos é aplicado a organizações, demonstrando que é possível desenvolver novos mecanismos de comunicação focados nas novas tecnologias naturalmente, sem se dar conta de que se está fazendo isso.
 

Livro: “Criatividade S.A. — Superando as Forças Invisíveis Que Ficam no Caminho da Verdadeira Inspiração”

 
Autor: Ed Catmull
 
Dentre os livros de administração dessa lista, esse volume é, certamente, o mais leve e tem como objetivo propiciar uma fonte de inspiração para inovação aos leitores. Para quem ainda não conhece, Catmull é um dos sócios-fundadores do Estúdio Pixar e um dos nomes por trás da animação de grande sucesso “Frozen”, que já atingiu a marca de mais de US$ 1,2 bilhão de dólares.
 
Em seu texto, o empreendedor oferece bases para a criação de uma cultura de inovação dentro das empresas, permitindo que elas se posicionem com mais competitividade. O gestor, ao ler esse livro, terá ideias mais claras de como tornar o ambiente de sua empresa mais propício para a criatividade.
 
Gostou das dicas de livros para te ajudar a ser um gestor melhor? Deixe seus comentários a respeito dos títulos!