Seus colaboradores apresentam muitos atestados médicos?

Seus colaboradores apresentam muitos atestados médicos?

Uma das questões com as qual diversos tipos de empresas precisam lidar é com a ausência de colaboradores por motivo de doença. A ocorrência de situações como estas é mais comum do que se imagina e ter jogo de cintura para suprir a falta de um ou mais funcionários é um grande desafio para as organizações, independentemente de seu porte ou do segmento em que atue no mercado.
 
Isso porque é o colaborador que, com o seu talento, conhecimento, entre outros fatores, contribui para o crescimento da empresa como um todo. Assim, quando um ou mais colaboradores não comparecem, é preciso encontrar maneiras de fazer com que o trabalho continue e que isso não prejudique as operações da organização, caso o contrário, os resultados serão altamente comprometidos.
 
É por isso que hoje eu vou compartilhar dicas eficientes para que você saiba o que fazer se os colaboradores de sua empresa apresentarem muitos atestados médicos. Confira:
 

Como funciona o uso de atestado médico?

 
A apresentação de atestados médicos por parte dos colaboradores de uma empresa, serve para justificar e abonar a sua ausência, seja por ter comparecido à uma consulta médica ou por motivo de doença. Com isso, tendo a sua falta justificada, o funcionário fica livre de sofrer sanções disciplinares, como advertências ou suspensões, e também fica impedido de ser demitido por justa causa.
 
É importante entender que ao ter a falta apenas justificada, o dia ou os dias de ausência podem ser descontados do salário do colaborador. Já o abono, impede que haja este desconto pelo período em que o funcionário precisou se ausentar.
 
Outro ponto de atenção se refere ao tempo de afastamento, sendo os 15 primeiros dias consecutivos pagos pela empresa. A partir do 16º dia, o empregador pode solicitar o afastamento do colaborador ou dos colaboradores pelo INSS, ficando a cargo da Previdência o pagamento do salário deste.
 

O que fazer com muitos atestados?

 
Como dito no início do artigo, a apresentação de uma grande quantidade de atestados por parte de um ou mais colaboradores, prejudica a empresa como um todo, pois o andamento dos processos fica comprometido, uma vez que o funcionários ou os funcionários responsáveis por eles não se encontram na organização para executá-los.
 
Diante disso, elaborar estratégias para lidar com este desafio, que é constante em diversos tipos de empresas, é necessário para que os resultados continuem sendo alcançados da melhor maneira possível.
 

Procure entender a situação

 
Uma conversa franca com o colaborador pode ser uma das formas mais eficientes para tentar resolver esta situação. O intuito é entender o que está acontecendo e se colocar a disposição para ouvi-lo e ajudá-lo no que ele precisar. Isso vai esclarecer as coisas para você, no sentido de que você vai compreender melhor se o seu funcionário está com algum problema de saúde, se está fazendo algum tipo de tratamento, ou se está apresentando vários atestados médicos somente com a intenção de ser demitido.
 
Se o real objetivo do colaborador for este, verifique de que forma você pode agir a partir disso, judicialmente falando, pois, muitas vezes, é melhor demiti-lo do que ter os seus resultados prejudicados por alguém que já não deseja mais contribuir para o crescimento da sua empresa como um todo.
 

Analise a sua equipe

 
Se após a conversa com o seu colaborador você constatar que ele realmente está passando por problemas de saúde e fazendo tratamento para isso, de fato a apresentação do atestado médico se justifica. Assim, é necessário que você faça uma análise de sua equipe de trabalho, com o objetivo de encontrar mecanismos para suprir as ausências deste funcionário pelo menos por um período.
 
Entenda os processos de perto e veja com o colaborador a possibilidade de adiantar suas demandas, para que nada deixe de ser feito no momento em que ele não estiver na empresa. Se não tiver como ele fazer isso, veja se é possível alocar algum outro funcionário para realizar o trabalho deste, pois assim tudo será executado da melhor maneira, sem que hajam maiores prejuízos para a organização como um todo.
 

Fique atento!

 
Infelizmente ainda existem pessoas que se utilizam de alguns tipos de mecanismos ilícitos para justificar faltas dentro das empresas, ou seja, que compram e apresentam atestados falsos, com a finalidade de abonar a ausência da organização. Neste contexto, é importante saber que este tipo ação configura crime e o funcionário, além de poder ser demitido por justa causa, também pode ser penalizado legalmente por isso.
 
Sendo assim, fique atento com relação a isso e peça para que a sua equipe de recursos humanos faça uma análise de perto dos atestados médicos entregues pelos colaboradores, para evitar que situações constrangedoras como estas aconteçam em sua empresa.
 
Mesmo sendo faltas justificadas, mediante a apresentação de atestados, estas são realmente situações com as quais é preciso ter bastante jogo de cintura para lidar. Entretanto, encontrando as soluções adequadas, é possível manter as operações da empresa, sem prejudicar os resultados no final.
 
Está gostando do conteúdo do meu Blog? Então deixe o seu feedback nos comentários e me acompanhe também em minhas redes sociais e em meu canal no Youtube.