Saiba como aproveitar  o know-how dos seus colaboradores

Saiba como aproveitar o know-how dos seus colaboradores

Dentro do mundo dos negócios, muitas palavras que são de origem de outros idiomas fazem parte do dia a dia do empreendedor. Elas ajudam a explicar melhor técnicas e métodos de sucesso que são inspirados no exterior e que acabam sendo implantados por aqui. Um desses termos é o know-how.
 

Significado

 
Traduzindo literalmente do inglês, know é conhecimento e how significa como fazer. Então, a expressão representa conhecimentos práticos que alguém ou uma empresa tem para executar tal função. Sejam procedimentos, informações, contatos, a sabedoria que deixa quem a possui em vantagem perante outros profissionais ou empresas do mesmo ramo.
 
Quem tem know-how em algo acaba por se tornar uma referência em determinado assunto e, é alguém em quem se pode confiar para a realização de alguma tarefa em específico. E isso, dentro de uma empresa, traz maior domínio de mercado e credibilidade em relação aos seus serviços e produtos. Essa é uma das táticas que garante o crescimento de um negócio, estar constantemente atualizado, buscando inovação, conhecimento e querendo se tornar a melhor das melhores no que faz.
 

E o know-why?

 
Essa outra expressão de origem inglesa remete a entender o porquê algo funciona daquela forma. Como parte do processo do know-how, o profissional ou empresa necessita ter a habilidade de sair do automático e criar uma forma de realizar o que é necessário, parte por parte. Tendo tudo isso bem claro na execução, a eficiência é garantida e a empresa, se fortalece.
 

Reconhecimento

 
Uma empresa que valoriza o know-how dos seus colaboradores sabe que é necessário investir na capacitação de quem lida com o seu negócio. Então, quando esse reconhecimento chega ao funcionário, ele entende que é para melhorar o seu trabalho e, consequentemente, o sucesso do negócio do qual ele faz parte. Em termos técnicos, isso se chama gestão do conhecimento, quando seus funcionários se tornam cada vez mais qualificados para realizar suas tarefas, propondo mais excelência na execução e constante aperfeiçoamento dos seus conhecimentos.
 

Eventos

 
Cursos, treinamentos, palestras, todos são métodos válidos para manter seus colaboradores afiados dentro da sua empresa. São oportunidades que o empreendimento pode dar ao funcionário que, depois, retorna com o conhecimento de como concluir um desafio. O capital intelectual aqui não é tangível, mas é mostrado na competência que a sua empresa adquire sempre que um funcionário se especializa em algo. Mas se o seu negócio não está em fase de investir dessa forma num colaborador, então, facilite a ele a oportunidade. Indique cursos que ele pode fazer, dispense-o do trabalho para que ele possa participar das aulas, mostre que você quer ser seu funcionário como parceiro dentro da empresa e, por isso, acredita que investir nele vale a pena.
 

Parcerias

 
Outra forma de adquirir cada vez mais know-how é expandindo seu networking. Uma das consequências da sua empresa estar em feiras e eventos é conhecer muitas pessoas do ramo e ter o contato delas para futuros negócios. Quem sabe uma parceria com fornecedores pode trazer a expansão que você busca para tornar seu produto mais competitivo e levar sua empresa para o próximo nível? Do mesmo modo, esteja presente na vida de outros empreendedores para que você também seja lembrado no momento de firmar um novo acordo.
 

Informação

 
Principalmente no ramo da tecnologia, as novidades aparecem quase que diariamente. Ou seja, manter um hábito de leitura constante e atualização de informações é imprescindível para entender como o mundo está mudando. Equipes do marketing, principalmente, precisam entender as transformações das ferramentas usadas, diferentes formatos disponíveis para trabalhar e também estratégias que tem mais dado certo para certo tipo de tarefa e, especialmente, para sua empresa vender mais e gastar menos com mídia.
 

Coletividade

 
Cada profissional que faz parte da sua equipe também tem uma vida fora da empresa, não é mesmo? Gostos, interesses, conhecimentos sobre assuntos em geral fazem parte da sua personalidade e, às vezes, podem ser muito efetivos dentro da profissão. Por exemplo, se um colaborador é apaixonado por motos e a sua empresa está fazendo um trabalho com uma revendedora, ele pode ter dicas e informações valiosas para ajudar nas vendas por conhecer o ramo e ser um cliente em potencial. Nunca ignore os interesses dos seus funcionários. Isso faz com que eles se sintam valorizados e faz com que eles aproveitem muito mais o tempo do trabalho para render já que depois terão tempo livre para explorar o que mais gostam de fazer.
 
O know-how pode envolver qualquer tipo de assunto e pode ser algo referente à empresa ou a expertise do empreendedor ou mesmo do seu colaborador. O mais importante é não ignorar o que o seu funcionário tem a oferecer e trazer ele pra bem perto da empresa, como um aliado do sucesso. Você verá como o clima organizacional se transforma quando todas as áreas sentem que são parte de algo maior e responsáveis pelo futuro da empresa. Por isso mesmo, é muito importante que o empreendedor consiga transformar os colaboradores em parceiros diretos e que possa usar isso em favor da construção de sucesso e grandes resultados.