A importância da saúde organizacional para sua empresa

A importância da saúde organizacional para sua empresa

Você consegue imaginar uma empresa de sucesso com funcionários mal pagos e insatisfeitos? Parece contraditório pensar dessa forma, não é mesmo? E realmente é. Uma organização que não valoriza seus colaboradores e não presa pelo bem-estar deles dificilmente conseguirá alcançar uma posição de destaque no mercado.
 
Um gestor que se preocupa com a saúde organizacional do seu negócio busca oferecer um ambiente agradável e seguro para que seus funcionários possam desempenhar suas funções com muito mais tranquilidade. Por isso, no artigo de hoje vou falar a respeito do conceito de saúde dentro de uma empresa e dar dicas para que implementem estas melhorias em seu negócio.
 

O Que é Saúde Organizacional?

 
Na economia global de hoje, uma organização se torna mais competitiva quando considera seus colaboradores como seu recurso mais valioso, pois eles realmente são. Qualquer outro elemento da empresa pode ser substituído, mas funcionários comprometidos e capacitados não são fáceis de encontrar.
 
Os gestores que se concentram nas pessoas e no seu bem-estar têm como recompensa um grande impacto financeiro. Segundo pesquisa realizada pela empresa americana, especializada em negócios, McKinsey & Company, investir na saúde organizacional pode aumentar seus resultados do negócio em até três vezes mais.
 
É importante deixar claro que esse investimento não se resume a criar uma academia de ginástica particular para os colaboradores. Um ambiente de trabalho saudável incorpora uma cultura que capacita os funcionários, lhes respeita, se interessa por suas necessidades, proporciona um ambiente de bem-estar e os incentiva a alcançar seu melhor desempenho profissional.
 
Para saber se a sua empresa é saudável, basta perguntar aos funcionários como eles se sentem. Se eles disserem que se sentem respeitados, apreciados, reconhecidos e conectados com seus valores, cultura e uns aos outros, a organização provavelmente se beneficiará como resultado. Isso porque, quando as pessoas se sentem valorizadas, a produtividade; a inovação e a lucratividade também aumentam.
 

Saúde Organizacional e Vantagem Competitiva

 
Vantagem competitiva é um conjunto formado por várias características que fazem com que uma empresa se destaque perante os concorrentes. Os gestores estão sempre em busca de ter as melhores ideias, fabricar e vender os melhores produtos e serviços, atingir cada vez mais mercados. Muitas vezes o que falta para que uma organização se destaque é valorizar aqueles que trabalham e se dedicam a ela todos os dias.
 
Ainda sobre a mesma pesquisa realizada pela McKinsey & Company, foi constatado que a saúde organizacional representa nada menos do que 50% do desempenho de uma empresa. Impressionante, não é mesmo? Portanto, se você quer se destacar, não perca mais tempo e confira as dicas a seguir.
 

Dicas Para Elevar o Índice de Saúde Organizacional na Sua Empresa

 

Faça uma Pesquisa Com os funcionários

 
Antes de tomar qualquer atitude é importante saber como seus funcionários se sentem em relação ao local de trabalho. Para que as respostas sejam realmente sinceras, faça uma pesquisa na qual eles possam responder anonimamente.
 
As perguntas devem estar relacionadas à satisfação deles em relação às condições de trabalho, salário, ambiente da empresa, segurança para desempenhar suas funções, relacionamento com os colegas e supervisores, etc. Deixe claro o quanto é importante que sejam sinceros nas respostas, pois elas serão usadas para entender o que precisa ser melhorado na organização e para beneficiá-los.
 

Priorize os Problemas Mais Recorrentes e Críticos

 
Depois de ter realizado a pesquisa, faça uma lista com os problemas mais recorrentes e críticos apontados pelos colaboradores e dê prioridade a eles para começar a resolver. Assim você poderá se dedicar a uma coisa de cada vez. É importante que seja assim porque quando tudo é classificado como prioridade, nada é realmente priorizado.
 

Explique Claramente o Processo Para os Funcionários

 
Faça uma reunião com todos os colaboradores para explicar que a empresa está implantando um método de melhoria contínua e passará por uma reestruturação. Mesmo os funcionários que não serão diretamente atingidos por determinada mudança precisam ser envolvidos no processo. A boa comunicação é outro fator imprescindível em uma empresa saudável.
 

A Importância da Participação da Equipe de Recursos Humanos

 
A equipe de RH da empresa deve estar envolvida em todo o processo de busca pela saúde organizacional. Afinal, eles são os profissionais mais indicados para lidar com tudo o que envolve os colaboradores e certamente terão muito a agregar ao projeto.
 

Monitore os Resultados das Mudanças

 
Não basta iniciar um projeto de melhorias na empresa, se você parar de acompanhá-lo depois de um tempo. A saúde organizacional e o bem-estar de seus funcionários devem ser preocupações constantes para um empresário. Além disso, acompanhar tudo de perto irá possibilitar que sejam encontradas novas soluções ou possíveis falhas e corrigi-las imediatamente.
 

Seja o Melhor Empregador

 
Não existe uma fórmula mágica, ter uma empresa saudável é mais simples do que parece. Se você quer ter os melhores funcionários do mercado, é importante que faça por merecer e seja o melhor empregador. Quando um profissional tem seus esforços reconhecidos em forma de salários justos, benefícios, recompensas e reconhecimento por parte da gestão, ele sentirá vontade de dar o seu melhor pela organização.
 
Você se preocupa com a saúde organizacional da sua empresa? Que medidas tomou ou pretende tomar para oferecer um ambiente saudável para seus colaboradores? Conte-me nos comentários abaixo.